Crítica: Colheita Maldita - Genesis (2011) - Sessão do Medo

11 de março de 2012

Crítica: Colheita Maldita - Genesis (2011)


Em 1984 foi lançado o filme Colheita Maldita, adaptação do conto de Stephen King intitulado As Crianças do Milharal. Um bom filme, mas bem inferior ao conto original.  O filme fez um sucesso considerável gerando várias continuações, todas entre regulares e ruins. São 8 filmes no total, 6 continuações e um remake feito direto pra TV.

A franquia parecia ter sido encerrada, depois de tantas continuações desgastadas e ruins como Colheita Maldita 666: Isaac está de Volta e Colheita Maldita: Revelação que estão entre os piores da franquia junto com a parte 2. Só parecia. A Dimension anunciou o 9º filme da Colheita Maldita junto com o 9º filme da franquia Hellraiser e lançou ambos os filmes no mês de Outubro de 2011. É até difícil descobrir qual das duas continuações conseguem ser pior do que a outra. Mas como a critica é sobre Colheita Maldita Genesis só posso falar dessa que se não é a pior continuação da franquia, com certeza é uma das piores. E olha que é difícil ser pior do que o 2º, o 6º e 7º, mas esse fica pau a pau com os outros 3.


Assim como aconteceu em The Amityville Hauting, Colheita Maldita - Gênesis não parece ser parte da franquia, deve ser um desses casos de roteiro “original” adaptado para fazer parte de uma franquia de sucesso e faturar umas verdinhas com isso, como foi o caso de Hellworld.

O filme começa com uma ótima cena de abertura ambientada nos anos 60, onde um soldado volta pra casa e descobre que a família foi morta pelas crianças com coisas de vodu espalhadas pelo lugar. A primeira impressão que dá ao ver a cena é que ela vai ter relevância no enredo e que talvez explique a origem da franquia como o titulo sugere Gênesis  porém tal cena, mesmo sendo boa, não tem motivo nenhum para estar no filme. Não tem relação nenhum com o restante do filme ou com a própria franquia sendo feita apenas para encher linguiça no filme que é o mais curto da série.

Depois da cena de abertura o filme segue com um casal a procura de um telefone, depois de um problema no carro. Até chegarem a uma casa de um velho estranho (Billy Draco de Viagem Maldita esbanjando sexualidade rs) e sua Mulher (Uma das gostosas de O Albergue com o mesmo sotaque russo do filme). Os dois são bem estranhos, mas o casal topa entrar na casa para usar o telefone...Depois disso é só enrolação, o casal de protagonistas suspeita que o outro casal é satanista ou que eles matam e vendem fitas com os assassinatos (Temos Vagas, alguém?) e o filme segue esse ritmo de enrolação fingindo ser um suspense misterioso.

Billy Draco parece estar atuando bêbado e com sono, assim como o público vai ficar lá pela metade do filme. 90% do filme se passa dentro daquela casa, nada de milharal ou cidade deserta como nos outros filmes. O enredo é fraquíssimo com uma ideia muito fraca. A essência da franquia se perdeu assim como na parte 6, nesse aqui não temos crianças matando os adultos e orando pelo Deus pagão deles e sim uma única criança que é apontada como maligna, mas que pouco aparece no filme e que pouco tem importância no enredo.

Não se enganem pelo subtítulo do filme Gênesis  pois filme não explica origem nenhuma de nada é um subtítulo tão irrelevante como Revelação foi para o 7º filme.

O lance de vodu é bem bacana, mesmo que tenha pouco destaque no roteiro e seja pouco aproveitado no filme. As poucas coisas que ligam esse filme aos outros filmes da franquia são as referencias a Gatlin e “Aquele que anda por trás das fileiras”, mas nada que tenha relação direta com o enredo desse filme.

Mesmo com o baixo orçamento o filme tem uma cena muito boa lá pelo final, uma cena de acidente muito bem feita para o orçamento limitado desse filme, assim como outra cena que faz bom uso dos efeitos especiais, coisa rara de se ver nessa franquia.


Vale conferir apenas quem é fã ou curte a franquia Colheita Maldita, pra quem não curte pode ficar longe, pois só o que você vai encontrar é um filme chato que pousa de suspense misterioso. Pra quem curte a franquia pode assistir, pois o que você vai encontrar é só mais um filme ruim pra fazer parte da franquia.                                           

Postado por: Marcelo

5 comentários:

  1. Muito bom o blog e a crítica. Parabéns.
    Também assisti essa bomba recentemente e concordo com tudo que disse.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Excelente crítica, é exatamente isso mesmo, eu sou fan e gostei do filme, mas não é tão bom quando o orginal e a parte 3.

    ResponderExcluir
  3. Pense em um filme ruim pensou?E esse.

    ResponderExcluir
  4. Descobri o site a pouco tempo e to viciado nele..ótimas informações

    ResponderExcluir
  5. Pra mim ele e um atumultuado de clisher, com uma introdução nada haver,e um enredo muito, muito raso... a cena final foi u espetáculo a parte.

    ResponderExcluir