Crítica: Navio Fantasma (2002) - Sessão do Medo

14 de abril de 2012

Crítica: Navio Fantasma (2002)


Vou falar hoje de um filme que é odiado por 99% das pessoas que assistiu. Trata-se de Navio Fantasma produção da Dark Castle que antes desse filme tinha produzido A Casa da Colina e 13 Fantasmas, que eram dois remakes de filmes do falecido William Castle. Navio Fantasma foi o primeiro filme inédito da produtora que depois produziu Colheita do Mal, A Órfã e o remake A Casa de Cera.

O filme começa com uma ótima cena de abertura ambientada nos anos 60 (eu acho), onde é mostrado a tripulação do Antonia Graza numa festa no convés, minutos depois os tripulantes são cortados ao meio, restando apenas uma menina. A cena termina e o filme mostra os dias atuais apresentado os personagens principais que são um grupo de resgate e salvamento marítimo, a função deles é regatar navios que estão a deriva no mar ou afundando. A equipe é formada por 4 homens e uma mulher. Uma noite num bar eles recebem uma oferta de um estranho chamado Jack Ferryman (o nome do cara já é um spoiler, coisa que eu só notei na segunda vez que eu vi o filme). Jack diz ter achado um grande navio desconhecido a deriva e vendo uma oportunidade de ganhar umas verdinhas contrata a equipe para resgatar o navio. A equipe então parte em busca do misterioso navio e quando acham reconhecem como o famoso Antonio Graza, que desapareceu misteriosamente a anos atrás. Ao entrar no navio a equipe encontram indícios de que não são os primeiros a achar o navio depois de perdido, além desses indícios eles também encontram várias caixas com barras de ouro que podem estar relacionado com o desaparecimento do navio, como o navio está em péssimas condições e quase afundando eles decidem deixar o navio de lado e levar o ouro, mas na partida o barco deles explode e eles ficam sem saída, tendo que ficar dentro do navio até alguém aparecer e resgatar todos ali.

Eu considero Navio Fantasma um bom filme, falando por mim porque sei que a maioria acha ruim. O diretor e o roteirista souberam trabalhar bem o suspense de forma lenta, mas eficiente com sustos e cenas de terror no momento certo. Algo bacana é não ter certeza se o lugar de fato é assombrado ou se tem algum assassino abordo matando pra roubar o ouro e se são alucinações.

Gostei também das várias homenagens a O Iluminado, entre elas a cena que um dos personagens interage com os fantasmas como se fosse uma alucinação e outra que o mesmo é seduzido por uma fantasma gostosa que logo depois é mostrada como um cadáver com aparecia de velha.


Os personagens não são ruins, mas falta um pouco de carisma na maioria. Dá pra adivinhar na certa quem vai sobreviver no final.

Um dos maiores defeitos do filme (na real eu nem considero um defeito, mas sei que a maioria considera) é não ser assustador, os fantasmas não causam medo em ninguém, são mais os menos como aqueles de 13 Fantasmas, só que menos exagerados. O diretor sabe criar um clima de suspense, mas não sabe criar um clima pesado de terror, não sabe assustar, algo que ficou claro no anterior 13 Fantasmas, que não assusta ninguém. Navio Fantasma mostra uma melhora comparado a 13 Fantasmas, mas não é tão grande assim.

Entre os pontos positivos está a ambientação, o bom trabalho de fotografia e algumas cenas estilosas como aquela que a personagem principal vê o passado do navio. O elenco também é bom com pelo menos três atores conhecidos, entre eles Juliana Margulies e Gabriel Byrne.

O filme também é cheio de clichês com uma menininha fantasma de branco, heróina-machão e um final surpresa, final esse que eu considero como uma das melhores partes do filme.

Navio Fantasma merece ser visto por quem curte filmes desse tipo. Pode não ser um dos melhores dos últimos tempos, mas vale uma conferida.

Postado por: Marcelo

13 comentários:

  1. O filme tem um clima de terror meio renscentista bem interessante. Mas é bem superior a ``13 fantasmas´´. Marcelo, seu blog é otimo continue postando criticas. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Igor valeu o elogio. Pode deixar, mesmo com meus erros de português vou continuar postando criticas aqui no blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/15/2013

    jurava esse filme era remakeee!???? alguns falm q é remake de um dos anos 70 ou 80 sei la. qundo o final tenho reassstir para entenere relembrarp ja faz uns6 anos 1 assisti!

    ResponderExcluir
  4. Não, parece que uma continuação nunca foi planejada pela produtora!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/05/2013

    Esse filme assistir ele cinco vezes e tem partes q eu falo junto com o ator...rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs....

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/29/2014

    ah eu gostei '-'

    ResponderExcluir
  7. Gostei, principalmente por causa da trilha sonora e pela atmosfera sombria do lugar.

    ResponderExcluir
  8. Faço parte do 1% que adora esse filme, gosto muito do trabalho de fotografia e gosto do roteiro, acho que eles trabalharam bem a história do navio em si, mesmo os personagens não sendo tão profundos, o legal é o navio. Claro, o final é surpreendente também, por isso não acho que ele mereça as criticas ruins que recebeu.

    ResponderExcluir
  9. Eu particularmente gosto do filme e nao me canso de assistir ..sua crítica foi ótima...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/27/2017

    gostei de mais do filme, pena que não teve continuação, apesar de no final do filme mostrar que o colecionador de almas esta vivo, isso pra mim quis dizer que teria continuação.

    ResponderExcluir
  11. sempre assisto quando passar na tv.

    ResponderExcluir
  12. Eu lembro que fui assistir esse filme no cinema no início de 2003 aos 14 anos, era sessão das dez até eu e minha irmã que dormiu e roncou o filme todo e no final acordou com uma cara olhando pra tela como se estivesse assistido tudo kkkkkkkkkkkkkk também assisti 13 fantasmas no cinema um ano antes e não achei nenhum destes filmes ruins pelo contrário marcou uma época boa da minha vida.

    ResponderExcluir