Es100ciais do Terror (Parte 1) - Sessão do Medo

23 de julho de 2012

Es100ciais do Terror (Parte 1)

A um tempo atrás eu li um livro bem bacana chamado 101 filmes de terror pra assistir antes de morrer. Na lista estão vários clássicos e filmes obrigatórios para os fãs de filmes de terror, mas também faltavam alguns clássicos e cults na lista. Nesse post vou fazer minha lista com os filmes que merecem e devem ser vistos por fãs, apreciadores e quem assiste filmes de terror. Não estão por ordem de preferência. O post vai ser dividido em 4 partes, cada um com 25 filmes, até completar 100.

                  O Exorcista (1973) (2001)



Um dos maiores clássicos do cinema. Baseado no livro de William Peter Blatty o filme conta a história de uma menina de 12 anos que é possuída por um demônio, levando a mãe a fazer de tudo pra ajudar a filha possuída. 

O filme foi lançado no cinema em 1973 e chocou a público, gerando histeria, onde várias pessoas diziam estar possuídas. O filme foi muito copiado, mas nunca igualado e continua assustador até hoje. O filme foi relançado em 2001 com a versão do diretor e uma famosa cena que foi excluída da versão original.


O Chamado (2002)


Recriação do filme japones Ringu, o filme O Chamado trouxe a tona a criatividade do Japão para a terra do Tio Sam com um dos maiores exemplares de terror oriental. No enredo uma repórter investiga uma misteriosa fita amaldiçoada que mata a pessoa 7 dias depois de assistir o video. A jornalista tenta solucionar o mistério pra salvar a própria vida e a vida do filho. 

O filme é dirigido por Gore Webisky, responsável pela franquia Piratas do Caribe.


The Evil Dead - A Morte do Demônio (1981)


Quem já ouviu a expressão: "Não se fazem mais filmes de terror como antigamente" com certeza sabe que Evil Dead é um dos maiores exemplos disso. No enredo um grupo de cinco pessoas vai passar um fim de semana em uma cabana em uma montanha, ao chegarem no local encontram um livro e um gravador, ao passarem a gravação despertam demônios adormecidos na floresta que os possuí um por um. 

Feito com pouco dinheiro, mas muita criatividade, o filme se tornou um dos maiores representantes do genêro. No Brasil só foi lançado depois da continuação Uma Noite Alucinante.


O Massacre da Serra Elétrica (1974)



Uma das maoires obras do terror. Dirigido por Tobe Hooper o filme acompanha um grupo de 5 jovens que viajam pelo Texas, depois de ouvirem no rádio que alguém está violando os túmulos dos cemitérios e roubando os cavares. Sally e o irmão Franklin vão até o local dos crimes para ver se o tumulo dos avós continua intacto e depois decidem passar na casa dos avós, sem saber que os responsáveis pelos crimes estão por perto. Produzido em 74, o filme continua impactante até hoje, sendo insuperável. O estilo de filmagem documental e o clima mórbido, contribuem para deixar o filme assustador. Um dos melhores filmes de terror já feitos.    


Colheita Maldita (1984) 


Baseado no curto conto As Crianças do Milharal do escritor Stephen King, Colheita Maldita deu origem a uma das mais longas franquias do terror e o primeiro filme, mesmo cheio de altos e baixos se tornou um cult. No enredo um grupo de jovens e crianças matam os adultos de uma cidade rural em sacrifício a uma entidade que eles chama de "Aquele que anda por trás da plantação".
 Dentre os destaques do filme está a trilha sonora macabra e o clima de suspense.


Hellraiser: Renascido do Inferno (1987)


Criado pelo escritor Clive Barker, Hellraiser é um dos grandes clássicos do terror. O filme mostra um cara que conseguiu fugir de um grupo de demônios sadomasoquistas chamados de cenobitas que aparecem ao abrir uma caixa de quebra cabeça. O tal renascido do inferno é esse cara chamado Frank, que tem um caso com a mulher do irmão chamada Julia, depois de fugir dos cenobitas e ficar sem a pele, ele convence a amante a matar pessoas para ele poder voltar a forma normal, mas o tais demônios estão a procura dele.

 
O Iluminado (1980)

Dirigido por Staley Kubrick e baseado no livro de Stephen King O Iluminado é uma das melhores adaptações do livro do escritor para o cinema. Na trama um escritor arranja um emprego de zelador e um hotel que ficara fechado durante o inverno rigoroso, a função do escritor é cuidar do hotel até o fim da estação. Mesmo conhecendo o passado do hotel, onde aconteceu um assassinato onde o antigo zelador matou as duas filhas e a mulher e se matou, ele aceita o emprego e aos poucos vai ficando louco.


Atividade Paranormal (2009)
 

Um dos filmes idependetes mais lucrativos da história, o filme segue a linha de A Bruxa de Blair e explora a fundo o terror psicológico e o suspense. No enredo um casal é atormentado por barulhos a noite e decidem colocar uma câmera no quarto pra ver o que acontece enquanto eles dormem e descobrem estar sendo assombrados por um demônio. O filme foi considerado um dos filmes mais assustadores da década, mesmo sendo um dos mais simples lançados no gênero.



                                        O Bebê de Rosemary (1968)


Um dos primeiros filmes de terror a misturar drama, suspense e terror na medida certa pra construção de um clima pesado. O Bebê de Rosemary foi dirigido por Roman Polaski em 1968 e mostra um casal que se muda para um prédio com vizinhos estranhamente simpáticos, que na real são um grupo de satanistas que querem que Rosemary dê a luz ao filho de Satanás.



                                                           [Rec] (2007)

Filme espanhol que já é considerado um clássico. No filme uma repórter e seu câmera estão acompanhando uma matéria de um grupo de bombeiros nas madrugadas pela cidade. O grupo recebe um chamado de rotina para resgatar uma senhora que está presa em um apartamento, chegando ao local as coisas saem de controle quando a velha ataca um dos policias e o prédio é posto em quarentena, onde os moradores, os policiais, os bombeiros e a equipe de filmagem ficam presos sem saber o quê acontece lá fora. Aos poucos é prédio é contaminado por um vírus misterioso que transforma os infectados em maquinas de matar. Sem saída os que restam tentam sobreviver.


Triangulo do Medo (2009)


Pouco conhecido pela maioria Triangulo do Medo é o tipo de filme bom que não agrada a maioria, pelo roteiro complicado e com muitas coisas em aberto. O filme mostra um grupo de pessoas que durante uma tempestade ficam a deriva no mar, até achar um misterioso navio também a deriva completamente vazio, eles embarcam e coisais bizarras acontecem. O filme é dirigido por smith, diretor do excelente A Plataforma do Medo.
               
                                         Halloween (1978)



Um dos primeiros filmes de John Carpenter e Debra Hill feito com pouco dinheiro e em poucos dias, mas com uma produção muito bem trabalhada. O filme conta a história de 3 babás que são perseguidas por um assassino que foje de um hospital psiquiatrico e volta a sua cidade natal pra espalhar o terror na noite de Halloween. John Carpenter cria um clima de suspense e tensão que dura o filme todo. A trilha sonora é impactante e o vilão Michael Myers um dos maiores ícones do cinema terror.

A Bolha Assassina (1988)
 

Refilmagem do filme "A Bolha" de 58, A Bolha Assassina, não só é um dos melhores remakes já feitos no gênero, mas também um grandes filmes de terror dos anos 80. Dirigido por Chuck Russell do excelente A Hora do Pesadelo 3: Guerreiros do sonhos, o filme mostra um meteoro cai em uma pequena e pacata cidade. Junto com o meteoro cai uma substancia gelatinosa, que se mostra como uma forma de vida. Um monstro que devora seres vivos e vai aumentando a cada ataque. O filme segue a linha dos filmes de terror dos anos 80, com humor negro e terror.

O Enigma de Outro Mundo (1982)


A recepção desse filme não foi muito boa quando foi lançado em 1982. A critica não gostou e não fez sucesso no cinema, mas com o passar dos anos se tornou um cult adorado pelos fãs do genêro terror/sci-fi. Dirigido por John Carpenter o filme mostra uma equipe de pesquisadores na Antártida que após salvarem um cachorro de ser morto por uns malucos que atiram de um helicóptero, descobrem que o cachorro na verdade é uma forma de vida que copia as pessoas para se passar como humano. O grupo entra em quarentena para descobrir quem do grupo não é humano, gerando conflitos entre eles. John Carpenter faz bom uso do clima de paranóia e dos efeitos especiais para criar o terror do filme. A trilha sonora, os efeitos tudo é bem trabalhado e O Enigmado Outro Mundo um dos maires e melhores filme feitos pelo cinema, sem exagero!  
Arraste me Para o Inferno (2009)


Um filme que divide opiniões, há quem diga que Sam Raimi perdeu o jeito de fazer filme de terror e há quem diga que Arraste Me Para o Inferno é uma verdadeira volta ao estilo Evil Dead de Raimi. O filme mostra uma gerente de crédito chamada Cristine (Não é o carro) que trabalha em um banco e sonha em ganhar uma promoção que está sendo disputada entre ela e um outro cara que de acordo com o chefe é um cara que toma decisões difíceis para o bem da empresa. Pensando em impressionar o chefe, Christine nega a uma senhora cigana uma extensão do financiamento da casa dela. A velha não gosta nada e joga uma maldição em Christine, onde um demônio virá buscar a alma dela para o inferno. O filme tem vários momentos que lembram os filmes da série Evil Dead e mistura terror com humor na medida certa.

                                                   Extermínio (2003)


Dirigido por Danny Boyle, Extermínio segue um cara que acorda de um coma e descobre que a cidade foi evacuada e que um perigoso vírus se espalhou deixando os infectados altamente perigosos. Ele se junta a alguns sobreviventes em busca de ajuda militar, só pra descobrir mais tarde que os infectados não são o único problema. Extermínio reinventou o subgênero de zumbis e deu um ponta pé na onda de filmes de zumbis que até hoje estão em alta. O filme todo é tratado de forma séria, sem humor e com um clima pesado de drama. É triste e macabro as cenas onde os personagens andam por estradas e lugares sem sinal de vida. O diretor trabalha bem o clima de solidão e decadência nesse filme, além da critica social parecida com a de Dia dos Mortos, mas que funciona ainda mais nesse aqui. 

Carrie - A estranha (1976)
 

Adaptação do livro de Stephen King e dirigido por Brian de Palma, Carrie é uma jovem reprimida em casa e no colégio que é atormentada pelas colegas de classe e pela mãe que é uma fanática religiosa que diz que tudo é pecado. O quê ninguém sabe é que Carrie tem poderes de telocinese, pode mover objetos com a mente quando está com raiva ou medo. Sem saber de nada um grupo de estudantes tramam para humilhar Carrie no baile de formatura. Uma das melhores adaptações de um conto de Stephen King o filme mistura drama com terror de forma certeira. Sissy Spaceck caiu como uma luva na personagem, o rosto ensanguentado dela no filme é uma das imagens mais icônicas da história do cinema.


                                                          
                              Medo (2003)


       Produção sul-coreana de suspense e terror. No enredo duas irmão voltam pra casa depois de estarem internadas em um hospital psiquiátrico, após a morte da Mãe. Ao voltarem pra casa descobrem que o Pai tem uma nova namorada desequilibrada, que mal trata a irmã mais nova. Além de terem que lidar com a madrasta, as duas são assombradas. Filme que mostra a criatividade do cinema sul coreano.


                                                     
                                         Alien: O 8º Passageiro (1979)



É incrivel como alguns clássicos resistem o tempo e não envelhecem, Alien é um desses casos. Dirigido por Ridley Scott o filme mostra uma tripulação de uma aeronave que investigam uma transmissão de um planeta desolado e acabam encontrando uma forma de vida que usa os seres humanos como hospedeiros para os ovos. O filme deu origem a uma das mais populares séries de terror e sci-fi do cinema.


 O Albergue (2005)

Qual a coisa mais assustadora que exite? Monstros? Fantasmas? Buxas? Ou o que o ser humano é capaz de fazer? O Albergue é um dos filmes que explora isso. A história do filme foca em 3 amigos que viajam até a Eslováquia em busca de mulheres, drogas e diversão. Ao chegarem em um albergue eles são vendidos para um clube de tortura, onde pessoas ricas pagam para torturar e matar turistas. Dirigido por Eli Roth, O Albergue é um dos melhores filmes lançados da década passada.


A Hora do Pesadelo (1984)
 

Do diretor Wes Craven, responsável por Quadrilha dos Sádicos, A Hora do Pesadelo mostra um grupo de jovens de uma cidadezinha que são atormentados nos sonhos por um homem misterioso que aparece com laminas nas mãos. Depois que um dos jovens morre, eles decidem enfrentar o homem misterioso que parece  ter relação com a infância deles. Um clássico do terror que trouxe a tona um dos maiores vilões do cinema Freddy Kruguer que virou um ícone do terror e deu origem a um das mais longas franquias de terror do cinema.

                                             
                                                 30 Dias de Noite (2007)


Baseado em um graphic novel de mesmo nome 30 Dias de Noite fez pelos vampiros o mesmo que Extermínio fez pelos zumbis, apresentado eles como animais selvagens que só estão ali pra matar, sem elemento cômico e sem apelação sexual. O filme mostra uma cidade no Alaska que durante o inverno fica 30 dias sem sol. Um grupo de vampiro vai até a cidade para aproveitar os 30 dias sem sol e fazer um banquete com os moradores do local.

Abismo do Medo (2005) 


Um grupo de esportistas decidem explorar uma caverna desconhecida, sem saber que o local não está vazio. Filme tenso e claustrofóbico e um dos mais assustadores da década passada.



                                                                    
                                Ju-on (2002)


Produção Japonesa que deu origem a série Ju-on. Dirigido por Takashi Shimizu o filme mostra uma maldição que é criada depois que a pessoa morre com ódio ou mágoa. Uma mulher e o filho são mortos em uma casa dando origem a maldição no local, quem tem contado com a maldição morre e a maldição é passada adiante. O filme tem um enredo criativo, divido em arcos de personagens e em tempos diferentes, como um quebra-cabeças. O diretor sabe bem assustar o público de forma simples, mas eficiente. Um dos melhores filmes de terror vindos do Japão.

Dia dos Namorados Macabro (1981)


Da boa safra de slashers da década de 80, Dia dos Namorados Macabro é um dos filmes que devem ser visto pra quem curte o subgênero slasher. No enredo uma cidadezinha chamada Valentine Bluvs é vitima de um massacre no dia dos namorados, depois que uma mina explode, deixando apenas um sobrevivente que decide se vingar, matando todos da cidade. Anos depois no dia dos namorados o delegado decide fazer uma festa de dia dos namorados e os massacres voltam a acontecer na cidade. O filme foi bastante censurado quando foi lançado com cortes em cenas de morte, onde boa parte ficou off-screen. Em 2009 foi lançada pela Paramount a versão sem cortes com as cenas cortas incluídas no filme, se o filme já era bom sem as cenas, ficou ainda melhor com elas. 



7 comentários:

  1. Li essa postagem quando foi publicada e gostei tanto que li de novo agora. Dos 25 assisti apenas alguns. O albergue e Triangulo do medo são dois dos melhores filmes de terror dos anos 2000, eu adoro a temática que o triangulo do medo aborda ( que não vou revelar porque é um spoiler ) e recomendo a todos. O chamado também é muito bom e dia dos namorados macabro eu já vi o remake de 2009 e achei ótimo. A hora do pesadelo também achei bem interessante e diferente dos slashers em geral. Òtima postagem, deve ter dado um trabalho do cão, mas vale a pena divulgar bons filmes de terror né ? Abraço Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Igor, e eu tava achando que ninguém tinha lido, por isso a demora pra postar a segunda parte. Ainda to assistindo alguns filmes pra avaliar melhor quais vão entrar na lista. Colocar 100 filmes na lista não é fácil mesmo e achar tempo sobrando pra escrever um post desses é mais difícil ainda.

      Excluir
  2. Anônimo3/29/2013

    Kd A Bruxa de Blair???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10/05/2014

      Porr* tbm senti falta, citar atividade paranormal, e não citar a bruxa de blair, é tipo um crime contra a natureza!

      Excluir
  3. Pow muito bom vlw pelas dicas vo começar a assistir.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/26/2015

    Eu estava a procura do nome de um filme, tentei de todas as formas possíveis, faz anos que procuro, achei aqui nessa lista, hahaha, O Enigma de Outro Mundo, valeu!

    ResponderExcluir
  5. Essa lista tem que ser atualizada...

    ResponderExcluir