Crítica: O Homem das Sombras (2012) - Sessão do Medo

12 de agosto de 2012

Crítica: O Homem das Sombras (2012)



Um dos filmes mais aguardados para esse ano foi The Tall Man, a primeira produção americana dirigida pelo francês Pascal Laugier, responsável pelo excelente Martyrs (2008), que além de comandar a direção também assina o roteiro. Além do diretor o elenco também conta com duas atrizes conhecidas no gênero Jessica Biel do remake do Massacre da Serra Elétrica (2003) e Jodelle Ferland de Terror em Silent Hill (2006) e Caso 39 (2009).

O enredo conta a história de Julia, uma enfermeira a quem o pessoal de uma pequena cidade recorre quando tem problemas. A cidade de Cold Rock tem uma onda misteriosa de desaparecimentos de crianças atribuídas aquele que a cidade chama de "Homem Alto", algo que alguns vem como apenas uma lenda e outras veem como o motivo dos desaparecimentos. Julia não acredita e acha que tudo não passa de uma lenda, até que uma noite o filho é sequestrado pelo "Homem Alto"...

É até difícil falar desse filme sem lançar spoilers, posso dizer que The Tall Man é uma boa surpresa e um filme que vai surpreender. O roteiro foge dos clichês e suprieende pela criatividade, o filme começa de forma bem simples, mas lá pela metade se torna imprevisível. O enredo toma rumos que ninguém espera e surprieende pela mudança brusca nos rumos na história, que se torna mais complexa e menos simples que a proposta inicial. Não vou entrar em detalhes pra não estragar as surpresas de quem ainda não assistiu.


Esse filme segue aquela linha de filme onde nada é o que parece e o diretor faz bom uso disso pra surpreender o público com reviravoltas muito criativas para filmes do gênero. O ritmo do filme é bacana, não se arrasta como a maioria dos filmes e não se limita a ser apenas um filme de perseguição ou algo assim.

O roteiro tem sacadas criativas, mas não é perfeito, tem muita coisa que não teve um desenvolvimento digno. Ao chegar no final o você nota que a primeira parte deveria ter sido mais bem trabalhada, mostrando melhor os moradores da cidade e a relação das famílias das crianças que foram sequestradas. 

Sei que vai ter gente que vai se decepcionar com o filme pela falta de violência e pela mudança brusca de clima e rumos da história, mas também vai se surpreender pela criatividade. 

Jessica Biel tá excelente no filme, não tem como não lembrar dela em O Massacre da Serra Elétrica, além dela o elenco conta também com Jodelle Ferland, conhecida por interpretar crianças sinistras em filmes de terror e Alona Tal a Ellen da série Supernatural.


Vale destacar que The Tall Man não é apenas um simples filme de terror, ele foi vendido como um filme de terror, mas é muito mais que isso. Não vou falar que o filme é excelente e que deve ser visto, porque eu sei que tem alguns vão ficar decepcionados. Assista por conta própria e tire suas conclusões.

Postado por: Marcelo

13 comentários:

  1. Anônimo8/13/2012

    CHATO DIMAIS COMEÇA BEM DEPOIS FICA CONFUSO
    A MELHOR COISA DO FILME Jessica Biel tá excelente no filme
    Jodelle Ferland PERFEITA E LINDA
    O LUGAR É BONITO MAS O FILME É FEIO CHATO DIMAIS

    ResponderExcluir
  2. li sua critica aquino blog e fui conferir o filme ontem. e realmente vc disse tudo quando muitospoderiamse decepcionar. achei o filme umlixo no começo é ate legal, aifoipassando e eu esperando acontecer algumelemento de terror e nada, ate uma hora defilme eu ainda tinha alguma esperança e nada.o filme nao passa deum suspense/drama.ta metade pro finalpo filme ficaridiculo.mais é isso né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como filme de terror decepciona mesmo, mas não chega a ser um filme ruim não.

      Excluir
  3. haa cara ja ia esquecendo ve se troca o modelo do blog ou layout pq ta travandomuito. conforme a gente vai descendo a pagina os videos e fotos vao se mechendo e travando. abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser o plano de fundo que tava pesado, já troquei, valeu ai a dica. Abraço.

      Excluir
  4. Anônimo8/22/2012

    O filme até a sua primeira metade vai se saindo muito bem, prendendo a nossa tamanha atenção!! Mas quando vemos que tudo mostrado até então foi propaganda enganosa (o marketing enganou nós direitinho nas imagens, posteres, trailers e clipes divulgados - como a inexistência do homem alto) a graça diminui!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10/21/2012

    o filme é até legalzinho, mas traz uma temática muito estranha.... tipo, os seguestradores que são os bonzinhos? quém é pobre não pode ter filhos? e tipo o garoto principal la, teve o 3 mães assim, e aceitou tudo, muito facil, foi lavagem cerebral? e por que a outra se matou? e qual é a dos cachorros!!!? mas no geralzão. foi um filme que me surpreendeu!

    ResponderExcluir
  6. Eu tava cheio de expectativa em relação ao filme, pois o jogo Slender fez muito sucesso com essa historia, o filme pode ser surpreendente, mas muito decepcionante, tudo eh muito confuso, várias pontas ficam soltas, nada se explica, não tem nada de terror, o filme não passa de um drama ruim, uma pena porque tinha tudo pra ser um ótimo filme de terror, pois a história em que ele se baseia eh de terror. Não recomendo! Um dos piores que já vi!

    ResponderExcluir
  7. Filme ruim demais. Tá mais pra um drama ruim do que pra terror. Que eh surpreendente eh, mas ainda eh mais decepcionante. Ficam várias pontas soltas, nada se explica. Filme tinha tudo pra ser bom, mas desperdiçou o potencial do conto do Slender Man, que pelo menos rendeu um bom jogo (Slender). Não recomendo! Um dos piores que já vi!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2/24/2013

    esse filme tem um roteiro complexo e o final não teve muito sentido o homem alto não existe até a primeira parte o filme prende a nossa atençao mas depois tudo vira uma bagunça e eu fiquei confuso com a cena final mas enfim não é um filme ruim.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/05/2013

    É Samantha Ferris,que faz a mãe da personagem da Jodelle Ferland - sendo que as duas fizeram Supernatural-,ela como Ellen Harvelle e a outra como Melanie Merchant,do 'Provenance'.

    ResponderExcluir
  10. O filme começa com um clima invejável, a maneira como é construído o suspense envolve e cria expectativas bem sólidas, porém após o plot twist inserido na trama, notei que não há uma preocupação em facilitar às coisas para quem assiste, deixando algumas soluções um tanto desamarradas, e obrigando que se tenha um certo esforço para a compreensão do que de fato aconteceu. No fim a pessoa pode ou não entender, mesmo sabendo o que aconteceu ali, os motivos ficam frouxos. O que consegui deduzir é que o mito criado, e a morte das crianças sequestradas nada mais é do que uma cortina de fumaça para uma rede de benfeitores (?) que retira as ditas crianças de situações de risco e as envia para lares adotivos. A gente acaba o filme sem saber ao certo de que lado ficar. Acho que se a metade final do filme tivesse sido melhor trabalhada, ele seria muito melhor. Ainda assim, gostei das atuações, e do mistério até o fim. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Quem era o motorista do caminhão que tava o menino David?
    Quem era a moça que não falava?
    Pra onde iam as crianças, estão vivas ou mortas?
    Quem era o homem alto que aparece no final oferecendo dinheiro a uma mulher?
    O que tinham a ver os cachorros com a trama?
    Muitas perguntas, no começo parecia que ia ser ótimo!
    Ficou vários questionamentos??

    ResponderExcluir