Crítica: 12/12/12 (2012) - Sessão do Medo

18 de dezembro de 2012

Crítica: 12/12/12 (2012)


A produtora Asylum já virou uma marca de "qualidade" dentro das produções lançadas direto em DVD e Blu Ray. A produtora foi criada para fazer cópias de sucessos do cinema, de uns tempos para cá a produtora lançou filmes como FreakShow (cópia horrenda de Freaks de 1932), Entidade Paranormal (cópia de Atividade Paranormal), 11/11/11 (cópia de 11-11-11). As características de produção são as mesmas em todos os filmes lançados pela produtora, atores canastrões, produção desleixada  enredo mal escrito e tudo que pode se pensar em uma produção pseudo amadora. O mais novo filme da produtora é esse intitulado 12/12/12, mais um filme que usa uma data para promover o próprio filme e que é limitado pela própria data, com um prazo de validade de alguns dias.

O filme segue a linha de ruindade dos filmes da Asylum com tudo aquilo descrito acima, atores canastrões,  produção desleixado beirando ao amadorismo, roteiro e direção toscos ao extremo. O enredo é uma cópia de Nasce um Monstro com pitadas de A Profecia e 11-11-11. A história mostra um casal que a um tempo planejavam ter um bebê e isso acontece no dia 12/12/12, dia em que nasce Sebastian. Logo ao nascer o recém nascido mata os dois médicos responsáveis pelo parto (já viu esse filme? Pois é chupação de Nasce um Monstro e/ou Anjo Maldito). A morte dos dois médicos não levantam suspeitas para o Pai e a Mãe do Bebê, um fato que é ignorado no restante do filme, já dá para ter uma noção do "cuidado" do roteiro. O casal leva Sebastian para casa alguns dias depois e tudo parece normal, a não ser por insetos que aparecem mortos pela casa sem explicação. Tempo depois o Pai do bebê morre de forma misteriosa, levantando suspeitas em Verônica, a Mãe do Bebê Sebastian. Um detive passa a investigar a casa e conta para a Verônica que há um homem foragido e satanista que está em busca do bebê e pode estar relacionado com as mortes misteriosas que aconteceram em volta do bebê. Aos poucos Verônica vai notando que há algo errado com Sebastian e descobre que há algo relacionado aos satanistas e a data 21/12/12.

Qualquer pessoa com bom senso classificaria esse filme como ruim e de fato é um filme ruim, mas não chega a ser ruim ao extremo, pouquíssimas coisas se salvam nesse produção bagaceira. O enredo como já foi dito é uma cópia de Nasce um Monstro com A Profecia, mas o jeito como se desenrola tem alguns poucos destaques positivos  que se melhor trabalhados renderia bons momentos ao filme. O lance do bebê ser maligno e poder influenciar a pessoa a se matar é um dos destaques, mesmo que pouco explorado no filme que prefere mortes toscas em que o bebê mata diretamente. O bebê fica oculto em 90% do filme, sendo mostrado apenas na parte final. o destaque é que não foi criado por CGI como no remake de Nasce um Monstro. Tudo foi criado com base em bonecos e maquiagem, o resultado é tosco, mas ainda melhor que o maldito CGI.


O roteiro sem noção fica bem bagunçado na parte final onde entram os satanistas preparando terreno para o fim do mundo no dia 21/12/2012. Qual a relação disso com o Bebê? Pergunte ao roteirista chapado!

Se você consegue entrar no clima da produção bagaceira e não levar nada a sério, há uma chance minima de você curtir o filme. Pode não ser uma boa produção, mas diverte em alguns momentos pela tosqueira. Dentre as várias cenas tem uma em que o bebê faz um oral na Mamãe que pensa que era o marido, só para descobrir mais tarde que era o moleque. Tem como ser mais tosco? Tem também as cenas onde o Sebastian mata as pessoas diretamente, mordendo e enforcando. A cena em que ele mata os dois médicos enforcando com o cordão umbilical deveria ganhar um Oscar como a cena mais tosca de 2012.

12/12/12 é um filme que dificilmente vai agradar alguém, é mais um desses casos de filmes que foi feito para ficarem no anonimato, ainda mais agora em que a data do título passou e o filme ficou vencido.

Postado por: Marcelo

3 comentários:

  1. nuss i baixar hj kkkkk desisti!

    ResponderExcluir
  2. Nossa 11/11/11 prometia tanto! Quando fui assistir na estréia me decepcionei de mais, esperava tanto do filme e foi tão fraco! Sem susto nenhum, só um enredo chatinho. É mal de filme com datas iguais? kkkk
    Pelo jeito este filme é tosco mesmo kkkk Se eu visse eu iria rir na sala de cinema que nem quando eu fui ver "Abraham Lincoln caçador de vampiros".

    ResponderExcluir