[Top 10] Melhores de 2012 - Sessão do Medo

1 de janeiro de 2013

[Top 10] Melhores de 2012


Último dia do ano não poderia de deixar de lado essa postagem, a lista com os 10 Piores Filmes de Terror de 2012 foi moleza, teve tanto filme ruim esse ano que foi difícil escolher só 10. Escolher os 10 melhores foi mais difícil, esse ano de 2012 foi fraco demais, com muito filme decepcionante e ruim, quem acompanha o blog já tá por dentro disso. Essa postagem assim como a anterior é um ponto de vista pessoal, como eu já tinha comentado deve ter um ou outro filme que merecia estar na lista e repetindo não assisti filmes aguardados que foram lançados esse fim de ano como Silent Hill Revelation 3D, O Colecionador de Corpos 2 e nem Atividade Paranormal 4, embora ache que esse ultimo deve facilmente entrar para a lista dos piores do ano.

Nem todos os filmes que estão nessa lista são excelentes, alguns são apenas bons e merecem ser conferidos, na lista tem também filmes de suspense como Adorável Molly, Millenium, The Tall Man e Kill List.

Os Melhores do Ano:


EXIT HUMANITY
Filme de zumbi que se passa na século 17 com um leve toque sobrenatural com uma pegada meio faroeste não tinha como ser ruim, não é?! Mesmo com o ritmo lento e em algumas partes vagaroso consegue se destacar no meio de tantas produções lançadas a exaustão, estando na lista dos melhores filmes de zumbis dessa década.


O HOMEM NAS SOMBRAS
Se essa fosse uma postagem dos filmes mais incompreendidos esse aqui ficaria no primeiro lugar. Foi muito criticado por ser diferente do que prometia, para alguns foi decepcionante exatamente porque foi vendido como um filme de terror, sendo que é um suspense com drama. O filme surpreende pelos rumos que a história toma, nada é o que parece nesse filme é esse foi o grande ponto alto do roteiro e do próprio filme.


KILL LIST
Pouco conhecido e divulgado, Kill List é mais um caso de filme bom e incompreendido, não é um filme para qualquer um. O ritmo é lento e a história em vários momentos não faz sentido, muitos vão falar que é um filme cheio de furos de roteiro, mas estão enganados. Kill List é um filme enigmático, cheio de detalhes que são charadas e enigmas, não deve ser assistido pela nova geração que gosta de roteiros mastigados e explicativos. O filme mostra  um ex-soldado que virou um assassino profissional, mas o trabalho começa a afetar a sua sanidade quando um serviço em Kiev não termina da maneira esperado, assim deixando marcas físicas e principalmente psicológicas. Depois de ficar sem dinheiro ele e um amigo são contratados para matar 3 pessoas de uma lista, as coisas vão se complicando quando as pessoas da lista parecem estar gratas por serem assassinadas. A trama segue com surpresas inesperadas e alguns enigmas que serão solucionados apenas pelo expectador e um final surpresa que é um tapa na cara e um chute no saco do expectador.


O SEGREDO DA CABANA
Pode não ter me agradado tanto, mas reconheço que O Segredo da Cabana é um dos melhores filmes lançados esse ano. O filme tem várias referencias e homenagens a clássicos do terror como Evil Dead, Sexta-Feira 13, Hellraiser, O Grito, entre outros... Alguns vão achar o filme meio "viajado" e na maior parte do tempo é mesmo, mas é isso que faz o filme se destacar em vários momentos.


[REC]³: GÊNESIS
A tão aguardada segunda continuação de [Rec], foi muito criticada pelos fãs do primeiro e segundo e por alguns críticos. Diferente do que a maioria esperava [Rec] Gênesis não conta a origem do vírus demoníaco nem a história da tal menina Medeiros, é uma história paralela que se passa alguns minutos antes do primeiro filme. O estilo de filmagem em primeira pessoa foi deixado de lado e o ganhou um pouco de humor negro.


ADORÁVEL MOLLY
Dirigido por Eduardo Sanchez, Adorável Molly é mais um caso de filme bom e incompreendido, uma boa surpresa e um suspense eficiente. Os destaques ficam por conta da direção segura e a narrativa lenta focada no suspense e no mistério. A atuação da protagonista interpretada pela atriz Gretchen Lodge é digna de uma indicação ao Oscar. O filme conta ainda com um desfecho bizarro e criativo.


MILLENNIUM: OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES
Outro bom suspense que não poderia ficar de fora é esse Millenium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, remake do filme sueco de 2009, que já conta com 3 filmes. A versão americana conta com a direção de David Fincher de Seven e Clube da Luta. Um dos poucos remakes que conseguiu superar o filme original, melhorando partes confusas da história original, sem modificar a história.
O filme mostra Mikael, um jornalista que perdeu a reputação depois de tentar desmascarar uma corrupção financeira, sendo acusado por difamação. Na noite de natal Mikael recebe uma ligação de um sujeito chamado Henrik, que o contrata para escrever uma biografia sobre sua família, mas na verdade quer que o jornalista investigue um caso em aberto a mais de 40, em que a sobrinha dele sumiu misteriosamente e sem deixar vestígios na ilha onde a família vive desde os anos 60. Junto com a esquisitona Lisbeth, eles tentam solucionar o caso e descobrem que existe um assassino em série vivendo na ilha. Rooney Mara (a Nancy da Hora do Pesadelo 2010) e Daniel Graig (Bond, James Bond) tão ótimos em cena. O filme é lento, mas nunca fica chato, o suspense só aparece da metade pro final. Um dos melhores suspenses de 2012. 


O DESPERTAR
Filmes sobre assombrações e fantasmas vingativos existem aos montes, mas são poucos que conseguem se destacar pelo enredo e sair da mesmice. O Despertar é uma produção inglesa ambientado em 1921 e mostra uma moça cética e especialista em desmascarar casos de assombração, ela é contratada para solucionar um caso em um orfanato, onde várias crianças dizem ser assombradas por um espirito de um menino que morreu por lá, investigando a fundo o caso ela se dá conta aos poucos que algo estranho e sinistro está acontecendo ali, algo que ela não consegue explicar. Um bom suspense com uma ambientação e um clima sombrio.



TUCKER E DALE CONTRA O MAL
Um ótimo filme que demorou quase 2 anos para ser lançado oficialmente, foi exibido em alguns festivais de cinema e já circulavam várias cópias do filme pela Internet, mas só em 2012 foi lançado oficialmente. Tucker e Dale Contra o Mal é uma mistura de comédia com terror. O filme usa vários clichês conhecidos de filmes de terror para satirizar o genêro de forma inteligente e divertida. O enredo mostra um grupo de jovens que está indo acampar numa mata qualquer, depois que uma das moças do grupo cai e bate com a cabeça numa rocha perto do lago, ela é salva pela dupla de caipiras Tucker e Dale, que levam a moça té uma cabana até ela recobrar a consciência. Os outros jovens do grupo acham que Tucker e Dale são psicopatas e fazem de tudo para resgatar a moça, mas um monte de eventos, mal entendidos e acidentes transforma tudo em um banho de sangue. Um dos filmes mais divertidos do ano com um roteiro simples e inteligente e personagens carismáticos.


POSSESSÃO
Filmes de exorcismo saíram aos montes nos últimos 3 anos, mas quase nenhum se destacou pela criatividade. Possessão é um dos poucos filmes de exorcismo que foge dos clichês desse tipo de produção e consegue se destacar no meio de tanta produção lançada com o mesmo tema. A história mostra uma menina que é tomada por um espirito maligno chamado Dibbuk, depois de comprar uma caixa. O Dibbuk age como um parasita vivendo e se alimentando da menina. Sem saber o que fazer o Pai recorre a um exorcismo judaico. Um bom filme que merece ser conferido.

Gostou de todos ou algum filme na postagem? Então manda a real ai!