Crítica: Atividade Paranormal (2009) - Sessão do Medo

13 de julho de 2013

Crítica: Atividade Paranormal (2009)



Falar desse filme aqui é complicado, falar que é bom ou ruim é tão relativo quanto dizer se algo é assustador, ele é diferente para cada pessoa. O filme é assustador? Pra mim, nem um pouco, mas para outros é outra história, eu não posso dizer que um filme não é assustador por não ter medo dele, né? É um filme que funciona de forma diferente para cada pessoa. Se você entrar no clima bem trabalhado de suspense psicológico vai achar o filme tenso e assustador. Se você não entrar no clima, vai achar o filme tedioso e "dormitável". Atividade Paranormal bebeu da fonte de A Bruxa de Blair, é um filme de terror psicológico, que usa o quê você não vê para assustar, estimulando a imaginação do espectador. O filme todo usa desse clima de suspense crescente para assustar, e é certeiro nisso, como eu disse, apenas se você entrar no clima.


O grande problema de Atividade Paranormal é que ele virou hype, ficou famoso demais e gerou uma franquia caça-niqueis bem sucedida, quando isso acontece, o público fica dividido no esquema "ame ou odeie", porém o filme, no meu ponto de vista, não é ruim o bastante para ser odiado, nem bom o bastante para ser amado e apreciado por milhões de pessoas como é o caso. Digo que a franquia não merece o sucesso que tem, e é lamentável ver pessoas comentando em fóruns e sites como o Filmow, coisas do tipo: "Esse filme é clássico", "Melhor que O Exorcista", "O filme mais assustador já feito". Houvam criticas que intitularam Atividade Paranormal como "Um dos melhores filmes de terror do século 21". Ah Qual que é?! Mais lamentável ainda é a reação do público ao ver o filme no cinema, tudo isso me leva a conclusão que Atividade Paranormal é, sem dúvida, o filme mais superestimado da história do terror. Não to falando que o filme é ruim ao ponto de taxa-lo como um dos piores, como eu disse lá em cima ele cumpre o que propõe, se você entrar no clima dele, mas não é tão bom ao ponto de ser taxado como clássico ou um dos filmes mais assustadores já feitos, muito menos como um dos melhores filmes de terror do século 21.


A grande carta na manga de Atividade Paranormal é ser um filme sutil, sempre digo que quanto mais simples um filme de terror é, melhor. O filme não usa efeitos especiais, nem trilha sonora e não apela para o gore, ele usa apenas a atmosfera de suspense para assustar, usando e abusando do terror psicológico. E isso é um grande acerto, temos que admitir!!! 

No enredo um casal compra uma câmera e decidem filmar tudo que acontece na casa a noite, com a finalidade de descobrir o quê causa os barulhos e fenômenos anormais que acontecem enquanto dormem. Katie diz ser assombrada desde criança por um espirito demoníaco e acha que todos os fenômenos paranormais na casa tem relação com a tal assombração. Já Micah é um cético e não acredita em nada disso e decide deixar a câmera filmando o tempo todo para provar que não há nada de errado na casa. De dia a cãmera grava o cotidiano do casal e a noite o bicho pega quando estranhas atividades aparecem nas filmagens como portas se movendo sozinhas, vultos e barulhos, as filmagens duram num período de 21 dias e vão ficando pior a cada dia...


O filme custou apenas 15 mil dólares e foi feito com atores inexperientes e desconhecidos. A produção do filme era tão limitada que o diretor Oren Peli gravou o filme todo usando sua casa como cenário. Boa partes dos diálogos foram improvisados pelos atores Katie Featherston e Micah Sloat. O baixo custo da produção, fotografia tosca e quase amadora é outro acerto da produção, ajudou muito no realismo do filme. Inicialmente o filme não seria lançado nos cinemas, Oren Peli vendeu os direitos do filme a Paramount que planejava fazer uma refilmagem aprimorada, com um orçamento maior, equipe especializada e atores conhecidos, em algumas exibições testes o filme teve boa recepção do público e acabou caindo no gosto do público, exatamente por ser um filme simples e que funcionava para a grande parte do público. O bate boca na internet foi tanta que a Paramount decidiu lançar o filme oficialmente nos cinemas americanos, gerando o fenônemo de bilheteria e rendendo muita grana aos cofres do estúdio, sendo um dos filmes independentes mais lucrativos da história do cinema idenpendente de terror, passando de A Bruxa de Blair, filme que por ironia havia influenciado Atividade Paranormal.

O roteiro de Atividade Paranormal é simples e direto e o filme muito contido, embora isso possa parecer um defeito é nisso que o filme acerta, os acontecimentos do filme se aproximam muito da realidade, mostrando apenas o cotidiano do casal dentro da casa, onde a assombração vai se tornando cada dia mais perigosa. O suspense é crescente e gradual, vai aumentando durante o filme. A forma como o filme se desenvolve é interessante, de forma sutil e sem exageros, é como esperar pelo pior a cada minuto até o desfecho. Mais um vez, se você não entrar no clima vai achar tudo isso muito tedioso como eu comentei, mas se você entrar, há uma grande chance de você achar assustador. O filme é pobre, muito pobre, pobre ao extremo, isso contribui muito. A edição e filmagem é simples demais, realmente parece um filmagem caseira. Os atores principais são carismáticos e seguram bem o filme, destaque para Katie, já o Micah é um mala, mas serve de alivio cômico em vários momentos.


Pra quem não sabe o filme teve o desfecho modificado por sugestão de Steven Spielberg, o final original não deixava ganchos para continuações, como é o caso do desfecho modificado, haviam 3 finais diferentes e todos eles não deixavam pontas para a continuação. O novo final inserido é inferior ao final planejado por Oren Peli, não vou dar detalhes por causa dos spoilers.

Assista Atividade Paranormal e tire suas conclusões, não acho que seja merecedor do sucesso que tem,existem vários filmes melhores que não ganham o mesmo reconhecimento por parte do público. Se você ainda não conferiu, confira nas condições adequadas, ou seja, sozinho, no escuro, com fones de ouvido ou num bom Home Theater. Será uma experiencia assustadora ou tediosa vai depender de você!!!

Postado por: Marcelo

3 comentários:

  1. Anônimo7/14/2013

    Olá a todos do blog! Esse filme na minha opinião poderia se resumir em um curta de 15 minutos, mas na verdade o sucesso desse filme se tem pelo marketing que foi muito forte e como na critica pela proximidade da vida real. Boa critica um filme que deve ser visto por quem gosta do gênero mas depois de ver uma vez nao conseguiria ver de novo de tão chato !!! Abraço do Josias.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/02/2014

    Esse filem se define em uma palavra merda.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/28/2014

    Considero um clássico sim ....talvez não tenha entendido o porque eles tenham chamado de clássico.O fato é, Atividade Paranormal foi o primeiro filme com Ângulos e Enquadramentos diferentes nisso ele inovou muito ...

    ResponderExcluir