TOP 10: Filmes de Vampiros - Sessão do Medo

13 de agosto de 2013

TOP 10: Filmes de Vampiros

Bram Stoker vez pelos Vampiros o mesmo que George Romero fez pelos Zumbis, tornando parte da cultura de terror e influenciando vários cineastas a criarem filmes baseados no tema vampirismo.A  obra Dracula foi a responsável por trazer a tona os vampiros para a literatura, o cinema, quadrinhos games.  Mandando a real eu não sou um grande fã de filmes de vampiros, mas admito que são parte importante do genêro, tendo várias produções boas com o tema. Pensando nisso decidi fazer essa postagem como os 10 filmes de vampiros que eu recomendo e acho os melhores. A lista é apenas um ponto de vista pessoal, quem quiser comentar um filme que devia estar ou não na lista é só deixar um comentário na postagem.

10-Anjos da Noite (A Saga)


Com um roteiro criativo e boa direção. Anjos da Noite consegue facilmente ser um dos melhores filmes de terror/ação dos últimos tempos. Tudo se encaixa perfeitamente no filme, o clima sombrio, o visual soturno, os cenários obscuros. A trama do filme é muito bem amarrada, mostrando uma guerra entre os vampiros e os lobisomens escondida do mundo. As duas especies lutam até a extinção de cada uma. Selene descobre o plano dos Lycans de sequestrar um humano que pode se tornar um hibrido, uma mistura das duas raças que pode ser usado como arma na batalha. Como muitas cenas de ação estilizadas e efeitos especiais bem feitos o filme é uma boa pedida para quem curte tanto filme de terror como ação.

9-Entrevista com um Vampiro


Vou ser sincero não vou com a cara desse filme, já vi duas vezes e não consigo gostar, mas tem que admitir que a história é excelente e explora bem o tema de vampirismo, com um puta enredo. Na história, acidentalmente um repórter (Christian Slater) começa uma conversa com um homem (Brad Pitt) que diz ser um vampiro com duzentos anos e conta a trajetória de sua vida, desde a época em que ainda não era vampiro e como foi infectado pelo vampiro Lestat (Tom Cruise), com quem teve grandes aventuras mas também grandes desavenças.

Não sou preconceituoso, mas tem que dizer que esse filme tem muita viadagem, desculpa ai, mas é a pura verdade. A relação do personagem do Brad Pitt com o Tom Cruise é muito bizarra, nem precisa prestar atenção pra notar em várias cenas.

8-Blade 

Pode não ser um filme de vampiros excelente como outros da lista, mas com certeza merece destaque por vários motivos. Foi o primeiro filme da Marvel e deu um pontapé nas produções de super heróis no cinema que até então estavam em baixa depois de fiascos como Batman e Robin e Superman 4. O filme é uma das poucas adaptações de quadrinhos tratado de forma séria e adulta no cinema, além de ser bastante violento. Wesley Snipes está perfeito no papel principal e as cenas de ação são espetaculares. 

7-Vampiros de John Carpenter


Pode não ser um dos melhores do Carpenter, mas certamente um dos melhores filmes de vampiros feito no gênero terror.  O filme tem um estilo de faroeste misturado com road movie. No enredo Jack Crow é um exímio caçador de vampiros que junto com sua equipe de mercenários luta contra essas terríveis criaturas. Ao destruir um covil de vampiros no oeste do Novo México, a equipe de Jack é massacrada, restando apenas Tony e o padre Adam para irem atrás deles. A única pista para encontrar o líder Valek, o poderoso vampiro de 600 anos de idade, é a jovem prostituta Katrina, que foi mordida por ele. Logo descobrem que Valek está a procura da Cruz de Berziers, uma ferramenta que dará o poder suficiente para que ele e seus amigos possam conviver à luz do dia.

6-Um Drink no Inferno


Roteiro de Quentin Tarantino e direção do Robert Rodriguez, com uma veia trash e com humor negro. Não tinha como dar errado, né? Pois não deu! O filme tem muito do estilo dos filmes dos anos 80, como Garotos Perdidos e A Hora do Espanto.

No enredo Dois irmãos procurados pela polícia por 16 mortes seqüestram um ex-pastor e seu casal de filhos, para poderem atravessar a fronteira com o México e lá se dirigem à uma casa noturna freqüentada por caminhoneiros e motoqueiros, que é uma mistura de cabaré e prostíbulo. Porém, ao chegarem lá eles se deparam com algo totalmente inacreditável.


5- Garotos Perdidos


Quem cresceu nos anos 90 teve a sorte de acompanhar esse clássico nas exibições da Sessão da Tarde. Continua sendo um dos melhores na linha dos anos 80.

Na história Lucy (Dianne Wiest) vai morar com Michael (Jason Patric) e Sam (Corey Haim), seus filhos, em Santa Clara, uma cidade que tem muitos jovens desaparecidos.
Logo os dois irmãos descobrem que uma gangue de motoqueiros está mais morta do que viva, pois estão se transformando em vampiros.
Sam tem que trabalhar rápido, pois Michael está se apaixonando por Star (Jami Gertz), uma destas criaturas, e está gradualmente se tornando um deles.

O filme teve duas continuações lançadas direto em DVD, todas as duas são fracas e nem valem a pena ser vistas. Esse primeiro é sempre bom rever.

4- A Hora do Espanto


Do diretor Tom Holland, de Brinquedo Assassino, esse filme impressiona até hoje pelos efeitos especiais muito superiores ao remake de 2010, mas vai muito além disso, também tem aquele climão de filme dos anos 80 e cenas espetaculares que nunca vão sair da memoria dos fãs.

Para o jovem Charley Webster (William Ragsdale) nada poderia ser melhor que um velho filme de terror bem tarde da noite. Assim, quando novos moradores ocupam a casa vizinha a experiência de Charley não deixa nenhuma dúvida de que o comportamento estranho dos novos vizinho se explicado pelo fato de eles serem vampiros. Charley pede ajuda a Peter Vincent (Roddy McDowell), o apresentador do programa de terror preferido de Charley, mas acontece que Peter, além de covarde, não acredita em vampiros e está neste negócio apenas por dinheiro. Além disto, ele está correndo o risco de passar por louco ao dizer que seus vizinhos são vampiros e, para piorar tudo de vez, a mãe de Charley faz algo que deixa o filho apavorado: ela fica encantada com Jerry Dandrige (Chris Sarandon), um dos vampiros, e o convida para entrar na casa dela.

3-Deixe Ela Entrar



Aqui um bom exemplo de história bem elaborada:
 Oskar, um garoto ansioso e frágil de 12 anos, é freqüentemente provocado por seus colegas de classe mais fortes, mas nunca se defende. O desejo do menino solitário por um amigo se concretiza quando ele conhece Eli, uma garota da mesma idade, que se muda para a vizinhança com o pai. Séria e pálida, ela só sai de casa à noite e não parece ser afetada pelas baixas temperaturas. Coincidentemente, a cidade começa a ser assombrada por uma série de assassinatos e desaparecimentos inexplicáveis. Sangue parece ser o denominador comum a estes crimes, e para um garoto introvertido como Oskar, que é fascinado por histórias horripilantes, não leva muito tempo até ele perceber que Eli é uma vampira. Mas um romance não declarado surge entre eles, e ela lhe dá a coragem para lutar contra seus agressores. Para sempre congelada num corpo de doze anos, com todos os sentimentos e emoções confusas de uma adolescente, Eli sabe que só pode continuar a viver se seguir em frente. Mas quando Oskar finalmente vai para o confronto, ela retorna para defendê-lo usando a única arma que conhece.

O lance de vampirismo mantem os elementos clássicos, o próprio título já informa isso, com aquela velha regra de que um vampiro só pode entrar numa casa se for convidado. A forma como a história apresenta Eli é criativa, ela é como uma viciada em droga que precisa de sangue pra viver.


2-Dracula de Bram Stoker


Um superpordução dirigida por Francis Ford Coppola, é a versão mais fiel ao conto do Bram Stoker, que já teve várias adaptações de sucesso no cinema.

No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas "noivas" e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.

Gary Oldman faz o papel do conde apaixonado que pensa ter reencontrado sua amada que fora assassinada séculos antes e não mede esforços para tê-la de volta.

A primeira vista eu não curti o filme, achei dramático demais e meloso, alguns até comparam com Crepusculo, depois de ver de novo eu notei a heresia de comparar esse filme aquela babaquice de adolescente virgem. Elenco de primeira que conta com Anthony Hopkins, Winona Ryder e Gary Oldman. Visual e cenários espetaculares, sem mas...

1-30 Dias de Noite


Adaptação fiel do Graphic Novel de Steven Niles 30 Dias de Noite trouxe a tona os vampiros que até o Diabo teria medo. Nada de vampiro sedutor querendo beber seu sangue com estilo, esses aqui são uns filhos da puta ruins que só estão ali pra se esbaldar em sangue e tripas, comendo até crianças pequenas. No enredo uma cidade no Alaska fica 30 dias sem sol durante o inverno rigoroso, metade dos cuidadões deixam a cidade e alguns outros ficam. Um grupo de vampiros invade a cidade e pretendem fazer um banquete com os moradores do local, cabe ao xerife Eben e a esposa Stella protegerem os sobreviventes. Um autentico filme de terror com vampiros, algo que não se via a um tempo. Muitos vão dizer que o primeiro lugar da lista não foi merecido, mas não ligo. 30 Dias de Noite é um autentico filme de terror com vampiros, diferente da maioria que flerta com o drama, o romance, ação e o humor, esse aqui é focado só no terror.

Faltou algum filme na lista? Com certeza. Não deixem de comentar!

23 comentários:

  1. Anônimo8/13/2013

    Deixe Ela Entrar é incrível, na MINHA OPINIÃO é o melhor dessa lista.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/14/2013

    Realmente ai estão alguns dos melhores filmes de vampiros, como foi dito falta sim alguns filmes que poderiam estar nesta lista e em relação a deixe entrar, apesar de muito bom esse filme não chega nem de longe na versão americana deixe-me entrar. Aos contrários de alguns críticos considero essa versão americana, junto com Drácula de bran stoker os melhores filmes de vampiro.

    ResponderExcluir
  3. Fica difícil definir se Blade é um filme de terror ou um filme de aventura, né?
    Quanto a Drácula, sem dúvida que é o filme mais fiel ao livro do Bram Stoker. Mas, mesmo assim, o final do livro é totalmente diferente da última cena do filme.

    ResponderExcluir
  4. 30 Dias de Noite com certeza está no lugar certo. E a ideia dos vampiros usar uma lingua conhecida apenas entre eles é uma coisa muito massa, uma caracteristica que eu curti muito no filme. Embora a continuação é fraco demais da conta, que nem terminei de assisti.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/14/2013

    Ola a todos do blog !! Gostei desse post adoro filmes de vampiros e concordo com essa lista meus filmes preferidos são Vampiros de John Carpenter e Entrevista com um Vampiro para mim são filmes perfeitos!! Abraço a todos do Josias !!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/15/2013

    30 Dias de Noite vale muito a pena. merece 1°. pena que a continuação foi um lixo, mais o envolvimento do filme, roteiro, cenas, não tem como parar na metade do filme, tem q ver até o fim.;

    ResponderExcluir
  7. Fernando Krueger8/15/2013

    Tirando a entrevista com os vampiros em nono, até concordo com o resto!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/20/2013

    já li o livro "Deixa Ela Entrar" e é ótimo,ainda nao vi essa vrsão sueca,só a americana e gostei muito.Adoro Entrevista com o vampiro e Drácula de Bram Stoker.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11/23/2013

    Todos são bwe fix.
    Etes são os filmes q eu + gosto até pq eu tabem só um vanpiro.

    ResponderExcluir
  10. Mc tenent12/04/2013

    30 dias de noite é um dos meus preferido,sé tivece q sugerir algun filme d vampiro d serteza q sugeria este.
    Eté lá boa chupada d sague,eu vou chupar dos meus niggas.

    ResponderExcluir
  11. faltou o QUANDO CHEGA A ESCURIDÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/15/2014

      Quando chega a escuridão é simplesmente magnifico!

      Excluir
  12. Anônimo1/03/2014

    na minha opiniao 30 dias de noite é o melhor,,,logico que tem tbm a saga crepusculo q é romantico,,,mas tenu vampiro,,ta otimo!!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1/10/2014

    É o filme q eu mais gostei da lista pode estar em ultimo lugar mais pra mim é o melhor
    Anjos da Noite, ja assisti a saga inteira gostaria q continuacem nh, acho ate q é melhor q crepusculo!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo3/02/2014

    lista muito boa mais faltou, a rainha dos condenados!!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo6/01/2014

    adorei a lista..

    ResponderExcluir
  16. Anônimo7/01/2014

    eu amo vampiros
    queria virar uma

    ResponderExcluir
  17. Anônimo10/08/2014

    Entrevista com o Vampiro e o Dracula de Bram Stoker foram os melhores filmes ja produzidos no cinema, aclamados pela crítica mundial. Deixá-los atrás de filmes de adolescentes, bobos, como Blade, Deixe Ela Entrar, 30 Dias de Noite ... é imperdoável, rs

    ResponderExcluir
  18. O tema do vampiro não é nova, mas agora tem sido muito bem sucedida no cinema e na televisão. Sobre este assunto que eu realmente gosto da septima temporada de série True Blood, eu recomendo, porque você vai a cada capítulo valem a pena ver.

    ResponderExcluir
  19. 30 dias de noite quase me mata do coração se, imaginar em um lugar isolado sem comunicação! isso por si só já é sinistro e assombroso, na minha opinião merece mesmo o primeiro lugar tem boas cenas de suspense e os vampiros são mesmo desumanos.
    Todos são muito bons, garotos perdidos por exemplo marcou muito a minha geração. O dracula de bram stoker e entrevista com vampiros se sobressai com roteiro, figurino e maguiagem. Enfim todos esses que eu citei assistir e gostei muito. Mas fico com 30 dias de noite

    ResponderExcluir
  20. Primeiro lugar totalmente merecido , está aí um filme de terror com vampiros que causa muito medo

    ResponderExcluir
  21. A história dos vampiros é antiga. O cinema e a literatura sobre vampiros são muito interessantes! Se você gosta deste tópico, você provavelmente assista Underworld Legendado ❤️ Poucos seres fantásticos são tão interessantes quanto os vampiros, estes são seres sedutores e misteriosos! Eu realmente recomendo!

    ResponderExcluir