Vampiros. Anjos das Trevas - Sessão do Medo

27 de março de 2014

Vampiros. Anjos das Trevas


Essas criaturas são muito famosas no mundo da sétima arte, eles estão no topo dos seres mais misteriosos do cinema. Filmes com tal temática, sempre são bem vindos, apesar de que alguns filmes acabem por 'distorcer' o que nós identificamos por 'vampiros'. A proposta desse artigo é fazer um paralelo dos filmes (de terror, é claro) antigos aos atuais envolvendo esses seres.

Eles são misteriosos, elegantes, charmosos e mortais. Os vampiros estão vivos nos dias de hoje entre nós, não literalmente, mas simbologicamente falando. O estilo gótico que alguns jovens adotam como identidade e forma de se expressar veio através da concepção de um vampiro. Além disso o vampiro em si possui várias referências ao sexo. Vou explicar, a mordida no pescoço que os vampiros fazem nas moças representa o ato sexual, com muita sedução e clima, e essa mordida no pescoço também representa o orgasmo após o sexo, por isso não existe dor nesse momento, mas sim o prazer. A pessoa (vitima no caso) está em um estado de hipnose provocada pelo vampiro que seria o ato sexual em si propriamente dizendo. 

Essas criaturas das sombras possuem características bem claras. Eles estão mortos, não gostam do sol pois o mesmo pode matá-los, estacas de madeira ou de prata no coração também os mata, viram morcegos, possuem dentes caninos grandes e adoram sangue, crucifixos os queimam assim como água benta, eles dormem de dia e atacam a noite, alguns chegam a dormir dentro de caixões e eles usam a sua sensualidade para atrair as suas vitimas.

Antes de começar eu preciso comentar dois fatos importantes:

O primeiro é que o pai dos Vampiros, conhecido como "Drácula", realmente
existiu. Não como um vampiro em si. Esse personagem fora inspirado no Conde Vlad Tepes que nasceu em 1431. A data de sua morte é incerta. Ele era conhecido como "Vlad O Empalador". Curiosamente, quando ele assumiu o governo da atual Romênia, ele fez uma festa convidando algumas pessoas para festejar no seu palácio. No fim da festa, ele ordenou que os seus soldados empalassem todos os convidados, simples assim. Ou pelo fato de ele adorar matar animais e de ouvir as suas vitimas agonizando de dor nós podemos ter uma noção de como esse homem era.
Vlad era conhecido pelos seus hábitos sádicos de enfiar estacas em pessoas (Daí veio a ideia de que estacas no coração matam os vampiros) e pelo prazer que ele tinha ao ver suas vitimas sofrendo, contudo ele era um grande governador defendendo seu país de inimigos e se apropriando de terras inimigas. 

Vlad resolvera fazer uma homenagem ao seu pai "Drácul", ele colocou o "a" no final e pronto, surge "Drácula", agora você sabe. 

Quando ele morrera, seu corpo supostamente fora enterrado num local perto de um rio. Os arqueólogos quando foram ver como estava o corpo do Conde, outra surpresa, só haviam pedras. O que aconteceu com o Drácula é incerto, até hoje o seu restos mortais não fora encontrado. Daí surgiram outra lendas como a de que Drácula voltara a vida e protege um tesouro que ele escondeu no fundo desse lago. O homem que foi a base na criação desse mito tão alucinante que são os vampiros, e embora essa história não tenha muita semelhança em relação a essas criaturas, é interessante estudá-la.

O segundo fato é um livro conhecido, se chama "Drácula", publicado em 1897 por Bram Stoker. Esse filme se tornara um Best Seller, e não era para menos, todos queriam saber do que se tratava tal livro. 
Foi desse livro que surgiram as inspirações para criar filmes a respeito dessas criaturas. 
O primeiro filme a ser feito baseado nesse livro foi a película Alemã intitulada de "Nosferatu", atualmente considerado um clássico do cinema, ele sofrera na época em que fora lançado. Por causa dos direitos autorais, o filme teve que ter nomes de personagens e de lugares adulterados. Mesmo assim foi decretado que esse filme fosse destruído, afinal a mulher de Bram Stoker havia feito um processo contra a extinta produtora "Prana-Film", mesmo assim ele conseguiu sobreviver e hoje pode ser encontrado facilmente em lojas ou na internet. 
O filme é muito bom, mostra a genialidade de uma época em fazer seus filmes. Estamos falando de 1922. 

Agora, o primeiro filme americano sobre o tema foi o "Londres Depois da Meia Noite" de 1927 com Conrad Nagel no elenco. Diferente de Nosferatu, esse filme fora destruído e não existe mais, o que posso dizer sobre esse filme é que ele é precedido de dois curtas metragens de 15 minutos cada um. A sua sinopse é... "Passados cinco anos após a morte de Sir James Hamlin, o inspector Burke continua a investigar o seu aparente suicídio, cujos suspeitos são vampiros". Infelizmente isso e as fotos são tudo que você terá sobre esse filme.



Com o passar do tempo, os vampiros foram ganhando destaque no cinema. Foi em 1931 que o Ator Bela Lugosi ganhara fama por interpretar o tão temido Drácula. Sob a direção de Tod Browning o filme teve tanto sucesso que gerara vária sequências como "A Filha do Drácula (1936)", "O Filho do Drácula (1943)", "Casa de Frankenstein (1948)", entre outros. Lugosi tinha um sério problemas com drogas e gastava muito dinheiro. Então em nem todos os filmes de vampiros ele voltara a reprisar o seu papel tão famoso. Para vocês terem uma ideia, um de seus desejos era que quando ele morresse, ele fosse enterrado usando a roupa do Drácula, esse desejo foi atendido. Uma curiosidade sobre esse filme é que enquanto filmavam o filme Drácula dos Estados Unidos de dia, a noite era feito o Drácula do México. Eles usavam o mesmo cenário, roupas, nomes e falas do filmes Americano e ambos tiveram seus respectivos sucesso.
Seguindo o ritmo de Lugosi, o famoso Christopher Lee também ganhara destaque internacional por interpretar Drácula nas telonas é várias ocasiões, mas esse fato eu vou deixar para comentar mais para frente.

Com o passar do tempo, vários filmes do gênero foram lançados... Muitos obtendo sucessos e muitos sendo apenas mais um daqueles filmes pastelões. Os filmes com vampiros não ficaram só no quesito 'terror', mas também foram para a Ação, Comédia, Aventura e até Romance, mas esses filmes não são importantes para nós, contudo vale a pena informar.


Um filme que vale ressaltar é "Blacula" de 1972 e dirigido por William Crain. O primeiro filme a trazer um negro como vampiro da história. Na história o Conde Dracula morde o príncipe Africano Manuwalde e o prende em um caixão, com um novo nome (Blacula), quando liberto, ele espalha um rastro de sangue e pânico na cidade. O vampiro encontra uma mulher chamada Tina, que é a reencarnação de sua falecida esposa, Luva.


Com a modernização das técnicas de filmagens e a implantação de efeitos especias, os vampiros foram se aperfeiçoando no cinema. As suas aparências foram ficando diabólicas e extremamente grotescas. É como podemos ver em dois notáveis filmes dos anos 80 que fizeram um sucesso gigantesco. E cá entre nós, eles merecem.

Um, foi "A Hora do Espanto" de 1985. Esse filme chegou a superar as bilheterias de "A Hora do Pesadelo 2" que estava nos cinemas nas mesma época, mais do que isso. Ele serviu como inspiração para vários filmes que viriam posteriormente. A história do filme tem um conteúdo básico, o adolescente Charley Brewster descobre que o seu vizinho é um vampiro e ele tenta com a ajuda do famoso caçador de vampiros "Peter Vincent" interpretado pelo excelentíssimo Roddy McDowall, tentam destruí-lo. O filme ganhou uma sequência tão boa quanto. Em 2011 ele ganhara um remake, o papel do vampiro ficou por conta de Colin Farrell que embora não tenha feito feio no papel, o filme não consegue superar a excelência do original. Uma sequência do remake também fora lançado em 2013 direto em Home Video, intitulada de "A Hora do Espanto 2 Sangue Novo", o filme não tem nada a ver com as histórias mostradas, parece que ele é mais um reboot do que uma sequência, pois ele muda a história original e trás elementos novos para a franquia e isso garante bons momentos.
Os quatro filmes da franquia
O outro filme de grande sucesso dos anos 80 foi "Os Garotos Perdidos" de 1987 e dirigido por Joel Schumacher, trazendo os atores Kiefer Sutherland, Corey Haim e Corey Feldman no elenco. O sucesso foi tanto que ele chegou a receber o prémio de melhor filme de terror, e foi indicado como o filme com a melhor maquiagem. Ele chegara a ganhar outros dois filmes e uma minissérie nos quadrinhos. O segundo filme lançado em 2008 foi "Os Garotos Perdidos 2 A Tribo" e o de 2010 é o "Os Garotos Perdidos 3 A Sede", ambos inferiores ao original, mas vale a pena só por se tratar dos garotos perdidos. O único ator que reprisa o seu papel em todos os filmes é o Corey Feldman. É um filme que além de trazer os vampiros não muito diferentes do de "A Hora do Espanto", ele tem um clima oitentista, tudo no filme tem um 'aroma' de anos 80, seja pelo som da maravilhosa musica tema "Cry little Sister", seja pela forma de como os personagens se vestem ou pelo ambiente da pequena Santa Carla (cidade onde ocorre os eventos do filme).
Eu não poderia deixar de falar também de um filme importantíssimo de 1994. No seu elenco estão: Tom Cruise, Brad Pitt e Kristen Dunst (numa de suas melhores atuações).
Entrevista com o Vampiro, deu força ao estilo vampiresco sedutor e fatal que estamos acostumados. Dar ao publico uma história do ponto de vista de um vampiro foi genial. Então vale a pena vê-lo e tê-lo na coleção, e mais do que justo comentar sobre ele aqui.
Sua sinopse é: "Acidentalmente um repórter (Christian Slater) começa uma conversa com um homem (Brad Pitt) que diz ser um vampiro com duzentos anos e conta a trajetória de sua vida, desde a época em que ainda não era vampiro e como foi infectado pelo vampiro Lestat (Tom Cruise), com quem teve grandes aventuras mas também grandes desavenças".

A partir daí mais e mais e mais filmes foram lançados, os vampiros eram o símbolo do terror clássico do cinema, em meio as dezenas de filmes lançados no decorrer dos anos, eles haviam se tornado algo mais que um mito, haviam se tornado ícones do horror. Entretanto alguns filmes acabaram destorcendo a imagem dos vampiros com filmes relativamente ruins, contudo isso não basta para destruir séculos de mistério e sedução eternizados pela sétima arte. A lenda de Drácula e dos vampiros assassinos sedentos por sangue ainda vive no mundo de hoje.  

Em 1998 John Carpenter fez um filme muito elogiado chamado "Vampiros", conhecido também como "Vampiros de John Carpenter". Protagonizado por James Woods, ele é um filme muito bom.

A sua história é: "O chefe de um grupo de caçadores de vampiros, contratados pelo Vaticano chegam ao Novo México para buscar o vampiro Valek que é um vampiro que está vivo desde o século XIV. Crow tem a ajuda para a missão de Montoya, e de uma prostituta chamada Katrina, que já foi mordida por Valek, além do padre Guiteau que foi enviado pelo Vaticano para ajudar na caçada. Crow consegue matar a maioria do grupo de Valek e este se vinga matando quase toda a equipe de Crow, que sobrevive, junto com Montoya e Katrina. Agora resta a Crow utilizar Katrina, que está conectada psiquicamente com Valek, para tentar mata-lo"

O filme tem a sua estética 'Western-terror' como principal característica. Duas sequências desse filme foram lançadas: "Vampiros: Los Muertos" de 2002 e estrelado por Jon Bon Jovi. E "Vampiros: The Turning" de 2005.




Em dezembro do mesmo ano "Blade O Caçador de Vampiros" fazia a sua estreia na televisão trazendo de volta um negro vampiro como protagonista. Tal filme rendeu duas sequências"Blade 2" de 2002, e "Blade Trinity" de 2004, e uma série de televisão em 2006 chamada de "Blade A Nova Geração.

Em 2003 os vampiros ganharam outro filme importante, 'Anjos da Noite' foi um sucesso total. O filme trazia um conflito entre os Vampiros e os Lobisomens, essa história já fora vista em outros filmes como "Van Helsing", mas no caso se Anjos da Noite a história se estendera bastante. O sucesso foi tanto que sequências foram inevitáveis, assim vieram outros 3 filmes nos anos de 2006, 2009 e 2012. Um quinto filme fora confirmado recentemente com estreia prevista para 2015, agora é só esperar para ver.  

  Em 2008 os vampiros ganharam outro filme. Diferente dos citados até aqui, esse filme sofreu duras criticas, principalmente dos fans dos vampiros tradicionais. "Crepúsculo" veio em 2008 para tentar dar novas características aos vampiros. O Sol não mata os vampiros, os faz brilhar. Eles não dormem e possuem poderes como: super força, ver o futuro, fazer o inimigo sentir dor, controle da água, fogo, ar e terra... Entre outro, tipo X-men. O filme é descrito como um terror, contudo eu acredito que a história está mais próxima de um Romance. Ele teve outras quatro continuações, todas recebendo criticas negativas, mas agrandando uma parcela considerável do publico teen. Na minha nada modesta opinião, esse é um filme que agrada principalmente as mulheres pelo seu conteúdo altamente romântico.

Agora vou dar um conjunto de filmes do gênero que você deve evitar, e digo isso por experiência própria, até Crepúsculo que eu não gosto digo que é um filme assistivel em relação aos que vou mencionar agora, então se prepare!


Dracula 2000 é um filme que não se consegue levar muito a sério. A história tenta contar alguma coisa e trás algo interessantes, mas o seu desenrolar é ridículo, ele não consegue prender a atenção do publico e é completamente esquecível. É uma pena, tinha tudo para ser um filme bom.

Sinopse:Um jovem caçador de vampiros (Jonny Lee Miller), ainda em treinamento, enviado de Londres até Nova Orleans para proteger Mary Van Helsing (Justine Waddell) do vampiro Dracula (Gerard Butler), que pretende capturá-la.







Dracula 2 A Ascensão, tentando continuar a linha de Dracula 2000, esse filme é um erro completo, é chato, sem noção. Definitivamente não o recomendo.

Sinopse: Quando um corpo completamente carbonizado chega ao necrotério, a Dra. Elizabeth (Diane Neal) percebe durante a autópsia que está diante de um corpo totalmente sem sangue. A partir daí, realizam-se várias experiências que despertam a ira de Drácula, que deseja sugar o sangue daquele grupo de homens e mulheres. Porém, o que o perigoso vampiro não sabe é que o padre Uffizi (Jason Scott Lee), famoso caçador de vampiros, está à sua procura e não descansará enquanto não o destruir.




Dracula 3000. Esse filme é extremamente vergonhoso até para os vampiros, aliás, se Drácula estivesse vivo e visse esse filme, ele cairia morto de tanto desgosto. Apesar de ter nomes conhecidos como o cantor de Rap "Coolio" e "Casper Van Dien", esse é um filme que faz qualquer um tentar o suicídio depois de assisti-lo. 

Sinopse: No ano 3000, piratas do espaço encontram uma nave abandonada que pode valer muitos milhões. Eles começam a vasculhar lá dentro e encontram um cadáver e muitos caixões inesplicavelmente cheios de areia. Enquanto eles tentam decifrar o que aconteceu com os tripulantes da nave, uma presença sinistra do passado se apodera de seus corpos e de suas almas. Num mundo que esqueceu quem é Deus, será que eles conseguem encontrar a salvação?


Vampiros do Deserto é um filme duvidoso com uma história muito fraca, não é nem de terror nem de ação como deveria, aliás, nem sei o que é essa coisa. 

Sinopse: Sean (Kerr Smith) está indo de Los Angeles para Miami, para entregar um Mercedes. Ele pensa em aproveitar a viagem para ir no casamento da sua irmã, mas tudo na sua vida muda quando, após relutar, dá carona para Nick (Brendan Fehr), que vem a ser um "caçador". Mas sua presa não é um animal, Nick caça vampiros, pois ele mesmo já foi contaminado e a única forma de se livrar deste mal é matar o "Abandonado", responsável por sua contaminação. Originalmente eles eram oito e surgiram na época das Cruzadas, agora só existem quatro e dois deles estão nos Estados Unidos. Nick está no momento no encalço de alguns vampiros jovens, que se alimentam de viajantes imprudentes. Eles são comandados Kit (Johnathon Schaech), que é um "Abandonado" e pode ter sido o responsável indireto pela contaminação de Nick, que consegue retardar o processo graças a um "coquetel". Durante o trajeto Sean e Nick encontram Megan (Izabella Miko), uma jovem que foi contaminada e deixada para ser morta. Eles tentam salvá-la, mas Sean é mordido por Megan e assim fica contaminado. Sean, Nick e Megan tem que correr contra o tempo para matar Kit e se salvar. Mas isto precisa ser feito em solo sagrado e os vampiros estão dispostos a ceifar quantas vidas forem necessárias para deter o trio.

Eu sei que existem muitos mais filmes por aí sobre os vampiros, contudo eu paro por aqui. Abaixo vou colocar outros filmes de vampiros com sinopse para você dar uma olhada quando quiser. Acho que consegui informar vocês sobre o tema que acho muito interessante, então é isso e até a próxima.


Dracula de Bram Stoker
Sinopse: No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas "noivas" e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.


Um Drink No Inferno
Sinopse: Dois irmãos procurados pela policia por 16 mortes sequestram um ex-pastor e seu casal de filhos, para poderem atravessar a fronteira com o México e lá se dirigem à uma casa noturna frequentada por caminhoneiros e motoqueiros, que é uma mistura de cabaré e prostíbulo. Porém, ao chegarem lá ele se deparam com algo totalmente inacreditável.

Deixe-me Entrar
 Sinopse: Na trama, o menino de 12 anos Owen é zoado sempre pelos garotos da escola e negligenciado por seus pais em vias de se divorciar. Owen passa os seus dias planejando a vingança e as suas noites espiando o que acontece nos outros apartamentos da vizinhança. É aí que conhece uma nova vizinha, Abby, menina que mora com o seu silencioso pai e que mudará a vida de Owen.

Dracula o Príncipe das trevas
Sinopse: O conde Dracula, o mais cruel vampiro da história, renasce das cinzas para atormentar os moradores de um pequeno vilarejo da Inglaterra. Um jovem fugitivo da policia esconde-se no castelo do vampiro sem saber o que o espera. O povo revoltado invade o castelo e tenta destruir o antro de perversão do monstro. Porém, o príncipe das trevas está de volta mais terrível do que nunca e dará inicio a um ritual sádico e perverso em busca de vingança. Christopher Lee mais uma vez representa um de seus mais importantes papéis no cinema, no filme considerado o mais violento de toda a série. 

O Conde Dracula 
Sinopse: Despois de ua destruição pelo Dr. Van Helsing ainda a lenda do Conde Dracula aterroriza a população local. Jovens casais viajando em férias são aconselhados por moradores de um pequeno vilarejo na região das montanhas Carpathians a desistir de seus planos. Segundo os habitantes da região uma maldição vive escondida no interior da floresta. Julgando tratar-se de mera superstição dos moradores locais, os viajantes ignoram o aviso e partem em direção ao desconhecido. Abandonados pelo cocheiro em pleno interior da floresta, eles caminham até um castelo onde poderão contar apenas com a hospitalidade do Conde Drácula.

30 Dias de Noites
Sinopse: Barrow, Alasca. Durante os 30 dias do inverno local a cidade fica na mais completa escuridão. Neste período boa parte dos moradores viajam rumo ao sul, mas neste ano a cidade recebeu a visita de seres estranhos: um grupo de vampiros, que pretendem se aproveitar da noite constante para atacar os moradores locais. Para combatê-los, um pequeno grupo é reunido, liderado pelo xerife Eben Oleson e por sua ex-esposa Stella. 

Por: Michael Kaleel

Um comentário: