Zumbis. Quem são eles? - Sessão do Medo

30 de março de 2014

Zumbis. Quem são eles?

Zumbis. Essa é uma palavra complicada de definir. Atualmente as pessoas dizem que zumbis, ou Mortos Vivos se preferir, são seres que já morreram e por algum motivo voltaram a vida, eles não possuem inteligência nem vontade própria, o único objetivo de um zumbi é se alimentar dos vivos, eles também não tem sentimentos físicos e psicológicos, as mordidas dessas criaturas é infecciosa e rapidamente mata a vitima e a ressuscita como uma dessa criaturas. Essa é a definição mais básica de um zumbi, contudo essa palavra vai muito mais longe, assim como a sua origem. O objetivo deste artigo é levantar alguns pontos sobre tais criaturas mencionando filmes importantes que tornaram os Mortos Vivos criaturas conhecidas de tal forma que as conhecemos hoje. Então apertem os cintos que a 'infecção' vai começar.

Vou começar pelo contexto histórico. Assim como os vampiros, a crença da existência dos zumbis existem há centenas de anos. A ideia da pessoa morrer e voltar a vida era algo pavoroso para as pessoas. Principalmente pelo fato de nós sabermos o que acontece com o corpo humano depois que ele morre. O mal cheiro, a decomposição, os líquidos tóxicos que saem dele, a contaminação do ambiente em que o corpo está, entre outras coisas. Por isso o medo. Na história existem relatos de pessoas que quando morreram, foram enterradas, e depois de anos ao serem foram desenterradas,  fora notado que seus corpos estavam em posições diferentes... As pessoas da época acreditavam que elas haviam virado zumbis e que não conseguiam sair de seus caixões. Daí veio a ideia que prevalece até hoje que é de lacrar o caixão antes de enterrar a pessoa... Você nunca se perguntou isso, porque existem trancas no caixão? Dica, não é porque o morto não pode trancar pelo lado de dentro... É porque a humanidade até hoje teme de que o morto possa voltar a vida, e dentro dessa linha de raciocínio, podemos enquadrar não só os zumbis, mas os vampiros também.


A verdade é que zumbis não é algo tão fictício assim, em alguns lugares ocorrem rituais para fazer um morto virar um zumbi. Um fato 'recente' sobre tentativas de criar 'zumbis escravos' envolve o notório serial Killer Jeffrey Dahmer, nascido em 1960 e morto em 1994. Ele foi responsável pela morte de aproximadamente 17 homens, onde ele os atraia e os matava em seu apartameto. Quando ele matava as suas vítimas, ele furava o crânio delas e injetava ácido com uma seringa. O que ele tentava fazer com isso era um zumbi. Uma pessoa que se tornasse escravo de suas loucuras sexuais. Talvez você não saiba o que seja um "zumbi escravo", pois bem, vou explicar.  


No século XVII e XVIII, os zumbis não são essas criaturas que estamos acostumados a ver no cinema. Tratam-se de pessoas mortas que através de bruxaria ou de vodu voltaram a vida, geralmente esse zumbi recebe ordens para fazer algo, seja uma vingança ou seja para ser escravo da pessoa que o convocara. Em países como a África do Sul e no Haiti ocorriam, durante esse período, rituais e vudus para que um morto voltasse a vida e se tornasse escravo dessas pessoas que os convocara.
O primeiro filme de zumbis surgiu em 1932 chamado de "Zumbi Branco",
dirigido por Victor Halperin e tendo como protagonista o eterno Bela Ludosi (quem leu o artigo sobre vampiros vai saber melhor quem foi esse homem).

A história do filme é: "Neil e Madeleine são um jovem casal apaixonado que viaja até o Haiti para visitar Beaumont, um amigo que conheceram num trem e que ofereceu sua mansão para a realização do matrimônio. Mal sabem eles que Beaumont está apaixonado por Madeleine e que resolveu pedir a ajuda para conquistar a garota com Legendre, um feiticeiro que revive os mortos para ter mão de obra em sua fábrica. Legendre, usando de um cachecol de Madeleine, faz um feitiço vudu, matando-a e trazendo-a de volta dos mortos para os braços de Beaumont. O problema é que ela volta como uma zumbi, incapaz de sorrir, chorar ou demonstrar qualquer sentimento. Enquanto isso, Neil se transformou num bêbado amargurado, e quando descobre que sua amada pode estar viva, se volta contra Beaumont e Legendre".

Bem interessante a sinopse, não?

A verdade é que os zumbis não tiveram tantas histórias na primeira metade do século XX a respeito deles, as maiores obras eram focadas nos clássicos de vampiros, Frankenstein, múmias e lobisomens. Os raros filmes em que essas criaturas apareciam era no minimo 'chatas' com um roteiro cansativo.

Os zumbis realmente começaram a ganhar destaque no cinema através de uma remodelação do conceito inicial sobre o que significa um morto vivo. Essa remodelação foi feita em 1968 por um homem chamado "George A. Romero", e essa modificação está claramente explícita no filme "A Noite dos Mortos Vivos". Nele, os zumbis já são um pouco mais familiares com aqueles que nós conhecemos. Eles caminham devagar, e querem comer os vivos, uma obra inquestionável e muito importante, não só para os zumbis como também por ser responsável em mudar a ideia que se tinha dessas criaturas podendo dizer que o filme é o 'progenitor' do que atualmente conhecemos como 'Apocalipse Zumbi'George foi tão genial que fez "A Noite dos Mortos Vivos" numa época importante. Acontecia a guerra com o Vietnã, e o filme é recheado de criticas sociais daquela época. Em 1999 a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos o registrou ao seu Registro Nacional de Filmes como um filme considerado "historicamente, culturalmente ou esteticamente importante". Em 1990 o filme ganhou um remake também tão bom quanto o original. 
Como os filmes de sucesso raramente não ganham sequências, com a Noite dos Mortos Vivos não foi diferentes. Ele ganhara outras duas sequências formando uma trilogia. "O Despertar dos Mortos" de 1978 e "O Dia dos Mortos" de 1985. Todos dirigidos por Romero e se tornando grandes influências para centenas de filmes que viriam com essa temática.

Em 1981 um filme bem curioso fora lançado, "O Lago dos Zumbis" traziam os mortos vivos como criaturas em putrefação (curiosamente eles eram verdes que nem o incrível Hulk), contudo o filme fora feito na Espanha e na França e tendo grande influência dos filmes de Romero mostrando que a ideia de zumbis desse homem fora aceita em escala mundial.

Sinopse do filme: Em uma pequena aldeia, em algum lugar na França, os soldados alemães, mortos e jogados no lago pela Resistência durante a Segunda Guerra Mundial, voltam a viver.
Infelizmente Romero fez outra trilogia com os filmes "Terra dos Mortos" de 2005, "O Diário dos Mortos" de 2007 e "A Ilha dos Mortos" de 2009. Enquanto a Terra dos Mortos mostrou a evolução dos zumbis num mundo pós-apocalíptico e o Diário dos Mortos recontou a história do inicio do apocalipse zumbi através das técnicas de Found Fotage (filmes em primeira pessoa onde o câmera participa da história)... A Ilha dos Mortos mostra o declínio de um diretor e de suas ideias com o seu pior filme sobre o tema, após esse filme Romero parara de dirigir, é triste ver um homem importante como ele se aposentar com um filme tão ruim como a Ilha dos Mortos como o seu ultimo projeto. 
Cenas de "Terra dos Mortos", "Diário dos Mortos" e "A Ilha dos Mortos"
Ainda nos anos 80, muitos outros filmes de mortos vivos foram lançados no cinema, entretanto existe um em particular que merece destaque.
A Volta dos Mortos Vivos de 1985 trouxe ao publico inovações interessantíssimas que também influenciam no nosso cotidiano. Por exemplo. Enquanto nos filme de Romero, o tiro na cabeça de um zumbi ou a sua decapitação eram as formas mais eficazes de destruí-los. Nesse filme os mortos vivos são praticamente invencíveis, pois isso não funciona aqui. Além disso, a infecção não é através da mordida (pelo menos até a parte 2), mas sim através de inalação de um gás tóxico que fica dentro de um contêiner com um cadáver dentro, ou se você morrer e se molhar na chuva ácida que aquele gás provoca. Os zumbis falam e são espertos, fazem de tudo para arrancar o cérebro dos vivos, isso mesmo, só os cérebros. O filme é repleto de humor negro e de referências ao clássicos de Romero. O próprio George gostou tanto do roteiro que se ofereceu para dirigir, mas os roteiristas John Daly e Derek Gibson não queriam que o publico anexasse esse filme aos filmes dele, assim o roteiro ficou por conta de Dan O'Bannon. E se você já viu ou ouviu alguma vez a expressão "Vou comer seu cérebro!", ela veio desse filme. 
Ele chegou a ganhar outras 4 sequências, contudo apenas apenas as Partes 2 e 3 são boas por se aproximarem bastante do conceito do original (principalmente o 2 que parece mais um remake do que uma sequência), o 4 e 5 são só filmes toscos que foram feitos com o objetivo de lucrar em cima da famosa saga dos comedores de cérebros.
Outro filme que se tornou um marco foi o trash "Fome Animal" de 1993 e dirigido por Peter Jackson. Esse filme é considerado como um dos mais grotescos e sangrentos da história, e não é para menos. Mil litros de sangue de porco foram usados para fazer o filme. 

Ele possui algumas curiosidades bem interessantes como:

  • O filme também é chamado de "Dead Alive" nos Estados Unidos.
  • Foram investidos apenas três milhões de dólares para a realização do
    filme.
  • A filmagem não teve um corte sequer.
  • Em alguns países como Alemanha e Inglaterra, 18 minutos do filme foram censurados.
  • Na Suécia foram distribuídos sacos de vômito para quem alugasse o filme.
  • Também foram distribuídos sacos de vômito em alguns cinemas onde passava o filme.
  • Os nativos da Ilha da Caveira são interpretados pelos jogadores da seleção nacional de râguebi das ilhas Fiji.
Sinopse: Lionel é um moço que vive com sua mãe controladora. Um dia ele marca um encontro com uma moça em um zoológico, e a mãe, que não aceita o fato, decide seguí-lo. Mas, quando chega ao zoológico, ela é mordida pelo Macaco Rato da Sumatra, o qual tem uma mordida fatal chamada de "Sengaya". Depois disso, a mãe de Lionel fica doente e morre. Mas ela acaba voltando como um zumbi faminto por seres humanos. Lionel tenta esconder sua mãe-zumbi da garota, e acaba passando por situações nada agradáveis.
Já no século XXI dois filmes importantes surgiram.

Um foi "Extermínio" ou "28 Dias Depois" lançado em 2002. Para ser sincero, eu não considero esse filme como um filme de zumbis, contudo, a forma de agir
das criaturas aqui é tão semelhante que vale a pena colocá-la aqui e explicar alguns pontos a respeito dele. Um ponto importante é que o vírus do filme é uma espécie de raiva que agi no organismo em poucos segundos e rapidamente o infectado se torna agressivo e perigoso. Fluídos corporais como sangue e saliva também são altamente contagiosos, entretanto, por não se tratar de zumbis, eles podem morrer como uma pessoa normal. Resumindo, o filme não se trata de zumbis, mas sim de "Infectados"... Eu poderia afirmar que a infecção desse filme é a mesma infecção do filme de 2008 "Quarentena" (não confunda com REC!). Esse filme teve uma sequência chamada "Extermínio 2" ou "28 Meses Depois", ninguém do original voltou para a sequência e embora ele seja repleto de furos, vale a pena assisti-lo pelas cenas de tensão e correria.

Ainda em 2002, um filme trouxera do mundo dos games uma nova história. Resident Evil O Hóspede Maldito trazia em seu elenco grandes nomes como Milla Jovovich e Michelle Rodriguez. O filme se tornara um grande sucesso e como sempre, sequências foram inevitáveis. A cada filme o terror era deixado para segundo plano e a ação tomava conta. A partir do quarto filme os zumbis ganharam uma nova personificação. Aqui eles abrem a boca em 4 partes e são super rápidos. Esse fator ocorreu devido o fato do diretor Paul Anderson querer colocar um pouco dos games nos filmes. Ele misturou os vírus do game nos filmes sem explicar nada ao publico deixando todos confusos. Na verdade os filmes fogem totalmente da história dos games, por isso existe a necessidade de falar dos filmes como algo fora a parte do mundo dos jogos, mas a falta de explicação provocada pela péssima direção de Anderson fazem desse filme um manual de "como se contradizer". Apesar disso, o filme garante excelentes momentos de diversão com os zumbis normais da parte 1 até a 3, e com a mistura de zumbis normais com a Plagas da parte 4 até a possível parte 6 que será lançada em 2015. 


Cenas de "Extermínio" e "Resident Evil O Hóspede Maldito"
Em 2004 para ser mais preciso. Um novo filme de zumbis fora lançado nos cinemas, esse filme era um remake do clássico de Romero, seu nome "Madrugada dos Mortos", refilmagem de "O Despertar dos Mortos". O filme recebeu grandes elogios por mostrar um novo tipo de zumbi. Os 'maratonistas', são aqueles zumbis que correm, correm muito para conseguir dar uma única mordida nos vivos, a história também se torna pesada por mostrar uma mulher grávida e um bebê zumbi, outra diferença com relação aos outros filmes de Romero é a da infecção que se da unicamente através da mordida, enquanto nos filmes de Romero todos que morrerem independente de como morrem (exceto com danificações graves na cabeça) volta como um zumbi. Tais façanhas fizeram o filme ganhar o prêmio de melhor filme de terror daquele ano.


Em 2007 a Espanha mostrara que também sabe fazer filmes de terror de zumbis. Ela criara o filme "REC", uma obra genial mostrando em Found Fotage uma epidemia num prédio de 4 andares no subúrbio da cidade. Ninguém pode sair do prédio por causa da polícia que está lá fora e o vírus se espalha rapidamente pelo local. A sensação claustrofóbica que o filme transmite é de agoniar e o Fotage funciona perfeitamente bem junto com o seu proposito e motivo que são bastante convincentes. O filme é tão bom que os Estados Unidos fizeram a sua própria versão intitulada "Quarentena" em 2008 (mencionei ela mais cedo), a história é a mesma, os mesmos personagens e ambiente, só algumas cenas não muito importantes que mudam e ele não chega a ser tão convincente quanto o filme espanhol, mas também vale a pena vê-lo. Todavia as sequências seguiram ritmos diferentes, enquanto Quarentena ficou com os infectados devido a criação de uma nova espécie de raiva. REC mudou para Possuídos, o vírus era demoníaco e possuía as sua vitimas através da mordida. Não posso deixar de comentar que a história de pessoas presas numa prédio com uma infecção demoníaca já havia sido vista no filme "Demons 2" sequência de "Demons Filhos das Trevas" de Lamberto Bava. "Nada se cria, tudo se copia e se transforma". Não é esse o ditado?


E por ultimo eu preciso comentar sobre um filme lançado em 2013, trazendo outra versão de zumbis. Guerra Mundial Z, estrelado por Brad Pitt trouxe uma das infecções mais catastróficas da história dos mortos... Eles correm muito, tipo, talvez até mais que os de "A Madrugada dos Mortos", se aglomeram um por cima do outro para conseguir alcançar os vivos e só morrer com um tiro na cabeça. Curiosamente o filme também de difere por outras coisas. Na maioria dos filmes de zumbis, a 'falta de humanidade' de algumas pessoas provocam a morte da maioria das pessoas quando não de todos. Nesse filme, a cooperação entre as pessoas e os países se mostra mais eficaz garantindo um fim otimista. Então a diferença não se trata só nos zumbis, mas sim na forma de como a população mundial age diante de tal pandemia. 
Para concluir e vou explicar uma coisa. Como eu disse lá em cima, Romero enche os seus filmes de criticas sociais sobre a humanidade. Em vários filmes do gênero o homem é o responsável pela morte dos personagens. A sociedade atual é cruel pois comentem barbaridades com a sua própria espécie como assassinatos, violência e estupro... Um ser humano mata o outro, as vezes só por prazer. Nem os mortos vivos se atacam como nós nos atacamos. Então quem são os mortos vivos, nós que por sermos racionais acabamos nos tornando um perigo para tudo que existe no planeta terra ou eles que embora estejam mortos eles apenas seguem os seus extintos? 
George Andrew Romero

Abaixo vou colocar alguns filmes de zumbis que vale a pena ver e alguns que você deve evitar. 

Filmes para você evitar

O Dia dos Mortos 2 O Contágio

Esse filme tentou dar uma explicação para a epidemia dos filmes de Romero. Imagine só, segundo o filme tudo começo num manicômio com uma garrafa com um vírus letal perdido há décadas. Simplesmente ruim.

Sinopse: Pensilvânia: 1968: Em uma instalação militar algo extremamente grave aconteceu. Um vírus mutante que faz com que os mortos ressuscitem e se alimentem de carne humana foi descoberto. Enquanto a carnificina aumenta, um ataque ultra-secreto é ordenado. O exército achava que havia conseguido conter a epidemia. Eles estavam enganados. Trinta e sete anos mais tarde, o local onde o vírus foi descoberto se transformou em um hospital psiquiátrico. Mas, quando um estranho tubo é aberto por um grupo de pacientes, o vírus é novamente liberado.
  
O Dia dos Mortos 2008

Embora o filme traga parte do elenco de "A madrugada dos Mortos", os roteiristas preferiram ignorar o filme e fizeram esse que não tem nenhuma ligação com o filme de 2004.

Sinopse: Refilmagem do clássico de George A. Romero, "O Dia dos Mortos" mostra as conseqüências de um ataque terrorista biológico na cidade de Leadville, que é isolada, sem poder ter nenhum contato com o mundo lá fora. Mas este ataque é apenas o começo do terror. Os infectados pelas toxinas se transformaram em zumbis que se alimentam de carne humana. Um grupo de sobreviventes se refugia em uma base militar, mas alguns podem ter se contaminado e as suspeitas e o medo crescem. Tudo piora quando o estoque de água e comida começa a se esgotar. A única maneira de sobreviver a este pesadelo é descobrir o antídoto para este mal antes que os mortos-vivos os capturem. Começa uma batalha pela vida, nos dias mais horripilantes que o mundo já teve.

A Noite dos Mortos Vivos 3D

Sinopse: Barbara e seu irmão Johnny chegam atrasados ao enterro de sua tia e entram em um grande pesadelo, em que mortos voltam à vida e começam a atacá-los. Barb é salva por um estudante chamado Ben e o casal consegue refúgio em uma fazenda nas proximidades, que abriga outros sobreviventes. Logo a noite cai, a propriedade fica cercada por um exército de zumbis e as esperanças de que consigam chegar vivos até o amanhecer começam a ser postas em dúvida. 
Pense num filme ruim querendo lucrar as custas dos filmes de Romero

A Noite dos Mortos Vivos Re-animação

Sinopse: Este prequel de "A Noite dos Mortos-vivos 3D" explica as origens do personagem Gerald Tovar Jr. Ele herda a casa funerária da família e, acidentalmente, expõe os cadáveres a lixo tóxico hospitalar, provocando sua ressurreição. Durante anos, o Tovar tenta conter os mortos-vivos numa sala trancada da própria funerária, mas eles conseguem fugir e espalhar a contaminação.

Amanhecer Zumbi

Sinopse: O ano é 2006. Um misterioso incidente em uma remota instalação de mineração liberta uma horda de zumbis com fome de carne humana – causando a dizimação de quase tudo nos arredores. A única ação possível seria fechar aquela área, separando-a completamente do restante da população, impedindo novas infecções. Agora, 15 anos depois, um grupo de mercenários e cientistas é enviado ao local em quarentena para descobrir o que de fato aconteceu naquele complexo...

Batalha dos Mortos

Sinopse: Renchard é o sobrevivente de um vírus que destruiu a humanidade e transformou as pessoas em zumbis, sozinho no mundo e lutando contra estes mortos-vivos que tentam matá-lo a todo o momento, ele anda pela cidade com um mapa em uma mão e uma arma na outra, tentando pôr um plano em ação. Sua vida muda quando dois homens o encontram e o obrigam a se arriscar nas ruas para salvar uma garota que esconde um segredo.

Filme para você assistir

Todo Mundo Quase Morto

Um filme que se difere dos demais justamente pelo fato de misturar comédia com terror. O legal do filme é que os 'idiotas' não são os zumbis, mas sim os protagonistas. Com certeza vale a pena vê-lo.

Sinopse: Shaun trabalha como vendedor e divide uma casa com Ed, seu melhor amigo, e Pete. Ele costuma ir sempre ao pub local chamado "Winchester", mas Liz, sua namorada, está cansada de lá. Além disto ela sempre reclama que ele não se separa de Ed, apesar de suas piadas bobas e seu desinteresse em fazer algo útil. Para resolver a questão Shaun aceita marcar um encontro com Liz em outro restaurante, mas se esquece de fazer a reserva. Irritada, ela decide terminar com ele. Shaun, arrasado, se embebeda no seu pub predileto ao lado de Ed, sem notar que as pessoas à sua volta estão se tornando zumbis, devido a um estranho fenômeno.


Zumbilândia

Sinopse: Misto de terror e comédia, o longa tem as mesmas premissas de "Todo Mundo Quase Morto" e mostra a história de alguns sobreviventes que tentam sobreviver em um mundo infestado de zumbis sedentos de sangue. Columbus costuma fugir de tudo aquilo que o assusta. Tallahassee não tem medo de nada. No mundo repleto de zumbis, os dois são a dupla perfeita de sobreviventes. Mas agora eles vão ter de se encarar.

Re-animator

Sinopse: Ao estilo Frankenstein, Herbert West é um estudante de medicina que desenvolveu um reagente capaz de reanimar criaturas mortas. Ao lado de seu colega de quarto, Dan Cain, West precisa de corpos frescos para continuar suas experiências mórbida. Porém, seu professor, doutor Carl Hill, tem planos de conseguir os créditos da descoberta só para ele… Isso se conseguir manter a cabeça sobre o corpo até o final do filme. 

  Planeta do Terror
Pela capa você já deve ter tido uma noção de que esse filme não deve ser levado a sério, mas ele diverte bastante, ele tem grandes nomes no elenco como, Bruce Willys, hahaha Sim, Bruce está nesse filme. Nem me perguntem como ele topou fazê-lo.

Sinopse: O casal de médicos William e Dakota Block é surpreendido no hospital por uma multidão de homens e mulheres cheios de feridas e mutilações, que vagam com um suspeito olhar perdido. Entre eles está Cherry, uma dançarina de boate cuja perna foi arrancada num ataque noturno. Com uma metralhadora no lugar da perna decepada, ela vai liderar, acompanhada por El Wray, um exército de inválidos assassinos.

Legião do Mal

Sinopse: Norte de Paris. Como forma de vingança pelo assassinato de um dos seus colegas, quatro policiais corruptos partem numa viagem de violência, para um edifício que serve de refúgio para os membros da gangue responsável pelo homicídio. Ao se encontrarem presos no edifício, e prestes a serem executados, sucede o inimaginável: uma horda de criaturas sedentas e canibalescas, invadem o edifício atacando todos os que encontram. Surgem alianças inesperadas quando são ameaçados pelo impensável.

Código Vermelho

Esse filme não se trata exatamente de zumbis porque eles falam e morrem como um ser vivo normal, também não é uma grande referência no que se diz respeito a ação, mas é um dos poucos filmes em que a quantidade de mortes é quase zero e onde a amizade é maior do que uma contaminação. 


Sinopse: O caos toma conta de uma pequena cidade quando uma instalação de produtos químicos explode, liberando uma toxina mortal. Momento depois do vazamento, os moradores da cidade começam a mostrar sinais de uma estranha mutação, fazendo com que os militares coloquem a área em quarentena. A partir daí, a história gira em torno de Jim, um jovem que luta para fugir dos zumbis devoradores de carne humana enquanto busca a sua liberdade.

Por: Michael Kaleel

2 comentários:

  1. Faltou vocês mencionarem o filme de zumbis "Exit Humanity", no qual é excelente! Fugindo da temática redundante dos filmes de zumbis tradicionais. Valeu muitissimo a pena assisti-lo.
    Só falta ter dublado né ><
    http://www.filmesparadownloads.com/exit-humanity-legendado/

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/27/2017

    Olá sou Thais Cristiane voçês esqueceram de colocar o " meu namorado é um zumbi " .
    Warm Bodies .
    Este filme é 10 demais de legal e não coloca medo nem em criança assistindo !
    E romance entre uma humana e um zumbi mas eles tendem á correr e zumbis alguns correm e outros não !
    poderia passar o filme de 1989 chamado cemitério maldito um e dois é legal demais e tem zumbis mortos vivos tambêm !
    obrigada ! tchau e até mais !

    ResponderExcluir