Crítica: Regressão (2014) - Sessão do Medo

17 de junho de 2014

Crítica: Regressão (2014)


Thrillers (uma mistura dos gêneros policial com suspense e terror) podem ser uma ótima opção para passar o tempo. Eles colocam sua mente para trabalhar, tentando desvendar a reviravolta na história. E, particularmente, gosto de assistir thrillers de vez em quando. Foi quando eu conheci esse filme, estrelado por Mark Strong e Taissa Farmiga (American Horror Story). Antes, ele se chamava Mindscape, porém, houve a mudança do título para Anna, nome da personagem interpretada por Farmiga. Por aqui, o filme ganhou o título de Regressão.

No filme, acompanhamos John Washington (Mark Strong), um detetive que consegue se infiltrar nas memórias das pessoas para descobrir a verdade. Após o suicídio de sua esposa, John dedice se aposentar. Quando se vê apertado financeiramente, John resolve pedir a seu ex-chefe, Sebastian (Brian Cox), um caso para trabalhar. E seu caso é Anna (Taissa Farmiga), uma adolescente inteligente, porém excluída, que passou por várias coisas no passado e hoje vive trancada em sua casa. O que começa com um simples caso de traumatismo, se transforma em um de homicídio quando John começa a investigar o passado de Anna e sua família.

A história do filme não é fraca. Aliás, até certo ponto, o filme é bom. Ele te confunde, fazendo o espectador se questionar sobre a inocência de Anna. Uma vez que você se familiariza com a história do filme, você se vê desmontando-a peça por peça e tentando construir um quebra-cabeça. A idéia é esperta, e se sustenta por um bom tempo. Porém, senti que o final foi feito às pressas. Não foi bem trabalhado, e o filme foi finalizado de maneira fútil, fazendo-o parecer uma mistura de Além da Imaginação com A Maldição de Chucky. Apesar da reviravolta no final ter sido uma boa, o filme deveria ter terminado ali, poupando-nos de narrações desnecessárias.

O filme é produzido por Jaume Collet-Serra. Ele é o diretor de filmes de suspense como A Orfã e o novo Sem Escalas (que está mais para ação). Apesar dele não comandar o filme ao todo, ele tem muita força de opinião sobre a história, por isso, esperava mais do filme.

Conheço Farmiga pela ótima série que a mesma faz, American Horror Story. Já conhecia o talento dela, e que parece ser de família, já que Taissa é irmã de Vera Farmiga (Invocação do Mal, Bates Motel, A Orfã). Sua atuação tem uma natureza crua e dramática, que passa mais do que realmente é para o espectador. E em Regressão, não foi diferente, já que a personagem parece ter sido escrita para a atriz. Mark Strong, que interpreta o detetive John, não nos traz nada novo. Somente o detetive durão, traumatizado pela perda de um ente querido, que resolve bancar o MacGyver em um caso de homicídio.

http://www.hollywoodreporter.com/sites/default/files/2014/01/mindscape_still_a_l.jpg

Por fim, Regressão é um filme que você não deve ir assistir com muitas expectativas no bolso. Ele pode até entreter, mas logo sai da sua cabeça por conta do final. Não o estou chamando de ruim, até por que ele tem vários pontos altos, sejam eles o elenco ou a história. Porém, esses pontos altos se chocam com os baixos, deixando-o dividido entre o ruim e o bom. É assistível, mas não lhes dou garantia de que irão gostar.

Nota: 5,5

por Neto Ribeiro


26 comentários:

  1. Anônimo6/21/2014

    Não vou falar do filme , sim do blog.Vocês estão de parabéns eu adoro suas criticas , é seu adoro mesmo continua assim que vocês vão longe.

    ResponderExcluir
  2. Neto Ribeiro, parabéns!!! Amei muito o blog!!! Acabei de assistir o filme e não consegui entender o final! Se puder me ajudar, meu email é: gianlucaleme@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/06/2015

    Não entendi o final do filme, deixou muitos pontos sem explicação. Se puder ajudar, meu email é: matheusquirico@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. tbm não entendi o final, ajuda pls . Meu Email é: willy-frb@outlook.com

    ResponderExcluir
  5. Olá gente, muito obrigado pelos elogios. Isso nos motiva muito!
    Bom, o problema do final é esse. Ele simplesmente não se explica. Há várias teorias na internet sobre o final, qual eu também tive dificuldade de entender, sendo elas de que "Anna também tem as mesmas habilidades que ele" e que "ele ajudou Anna a se livrar dos pais, ciente de que ela receberia a herança deles, dito que ela foi morta, e conseguiria viver sozinha."

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/15/2015

    O final é muito simples. Jonh foi enganado por anna que é uma menina muito inteligente e auto manipuladora. Enganou ele para se livrar dos pais e ficar livre. E no caso do jonh como ele mesmo diz no final que temos que encarar nossas verdades como elas realmente sao e assim como ana manipulava suaas memorias para aliviar realmente o que ela fez e como era, jonh fez o msmo com relacao ao suicidio de sua mulher pq na verdade ela nunca sematou e sim o largou e como mostra nofilme ela com outra familia, dai a frase de jonh que temos que encarar a verdade como ela é. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. maria lucia3/29/2015

      provavelmente ele queria acreditar que a esposa teria se suicidado, mas, depois ele viu que ela o largou e foi formar uma nova família, inclusive, teve outros filhos.

      Excluir
  7. Anônimo1/28/2015

    Será que é mesmo isso? ou ele vendeu a casa e aqueles eram os novos moradores.. muito confuso esse filme, fico por compreender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. maria lucia3/29/2015

      não acredito que ele tenha vendido a casa não, porque quando ele foi lá, retirou a placa na frente da casa.

      Excluir
    2. maria lucia3/29/2015

      acredito que ele não tenha vendido não, porque quando ele foi lá, retirou a placa de frente da casa.

      Excluir
  8. maria lucia3/29/2015

    Outra dúvida, aquele chefe do John o Sebastian molestou ou não a Anne? Ou foi jogada dela também.

    ResponderExcluir
  9. Como é que ele não vendeu a casa, se aquele chefe dele foi visitar ele na prisão e disse que ele teria que vender a casa? O John concordou em vender. Pra mim alí era uma nova família. Além disso aquele bebê que ele via nas lembranças dele parecia ser dele, não tem como aquele bebê continuar sendo bebê por tanto tempo. Acho que era uma nova família sim. Estavam enturmados, tinha o irmão mais velho "paparicando" o bebê. Ao meu ver, Anna mandou a foto pra poder ajudar ele a sair da prisão cimo prova de que ela estava viva e ele era inocente, e então ele deixou as angústias pra traz e tentou recomeçar a vida. Mas eu achei um final muito bobo e fraco pra um filme com inicio e meio tao bons. Tinha tudo pra ser um filme foda, mas no final foi bobo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concoro com vc Claucia! Faltou "amarrar" as pontas... responder as perguntas ,direta ou indiretamente .... parece q o final fo,i meio q ,feito pra "aliviar" a dor, pra não assustar quem assistia

      Excluir
  10. dúvida, aquele chefe do John o Sebastian molestou ou não a Anne? Ou foi jogada dela também.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12/30/2015

    Genteee q é isso??? Vcs não entenderam o filme...estão indo pelo caminho mais difícil.
    A ana manipulou tdo e fudeu com o cara.
    O filme foi ótimo, pena q não é todo público q entende.

    ResponderExcluir
  12. Tantos comentários e nenhum condiz com o que o filme mostra. O final é simples tá explicado no meio do filme quando ele percebe que ela consegue manipular as lembranças dele(momento que ela sai das lembranças e ele permanece, ele acorda e indaga à ela como ela conseguiu fazer aquilo, também o fato dela colocar uma pessoa que não existe dentro das regressoes começa a aparecer), pronto a partir dali todo o filme na vdd não aconteceu, ele manipulou as lembranças assim como Anna fazia(ele estava numa sessão e precisava justificar mesmo a justiça não aceitando a forma como 100% confiável). E no final ela manda uma carta em agradecimento só pra deixar claro toda essa minha explicação, ele a ajudou a receber a herança dos pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas os pais morreram? Deu a entender que só tinham sido drogados.

      Excluir
  13. Esse filme é fantástico e bem complicado de entender, eu só consegui compreender totalmente quando o vi pela segunda vez, pois tem detalhes que são mostrados ao longo do filme, que não dá p perceber de imediato, a não ser q preste muita atenção. Acho que a maioria não entendeu e não tem nada demais, ela simplesmente é muito inteligente e manipula as lembranças para enganar o Jhon, e poder fugir, mas ela se afeiçoou a ele, tanto que a foto q ela manda, mostra o jornal p provar q a foto é atual e ela está viva, p poder livrá-lo da cadeia. O filme na verdade deveria ter começado pelo final, quando o investigador de memórias está c ele, ali percebemos q todo o filme se passa nas lembranças do Jhon, tanto que dá p notar a presença do cara na hora q ele vai salvar a Anna, antes de entrar no quarto c as câmeras.A familia no final é mesmo a dele, e ele se recusava a vender a casa, pq a ex mora la c a nova familia, mas ele não queria aceitar esse fato, por isso criou na memória q ela tinha morrido, pq se sente culpado por não ter salvo o próprio casamento. Enfim, ele ajuda a Anna e tbm é ajudado a se libertar. Vale a pena, muito bom e intrigante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ".A familia no final é mesmo a dele, e ele se recusava a vender a casa, pq a ex mora la c a nova familia." Se é mesmo isso k vc falou, então pk o amigo dele, fala pra ele na prisão , mesmo no fim do filme, para vender a casa? Ali ele já não estava em regressão . por isso, não faz sentido isso k vc falou.

      Excluir
    2. Anônimo4/23/2016

      Afinal de todas as perguntas e respostas deu para compreender,mas tinha uma outra pessoa por tras de Anna,q a o perceguia Jon e q no final do filme apareceu no topo da floresta quando Anna abraçou Jon e ele fla q esta sendo perseguido.alguem sabia explica quem e essa peaaoa??

      Excluir
  14. Não esqueça q ele falou p pessoas q a esposa dele tinha se matado.

    ResponderExcluir
  15. Acredito que seja o detetive de memórias que ajuda ele, ele aparece tbm dentro da casa, quando o Jhon tá preso na sala das câmeras.

    ResponderExcluir
  16. Filme confuso,Anna tinha poderes da mente e era perturbada, manipulou ele friamente desde o inicio,e no final teve um ato de bondade e enviou a foto para ajudá-lo sair da cadeia,ele vendeu a casa , a mulher com a familia se parecia muito com a dele. So fiquei na duvida se os pais dela não morreram so estavam dopados como o policial disse então como ela recebeu a herança?

    ResponderExcluir
  17. Gente, o que mais me deixou intrigada foi o lance da Mousey, a amiga que a Anna dizia ser responsável pelo envenenamento. O John acaba descobrindo que na verdade foi a Anna que envenenou. Mas o que foi aquilo de ele ver o anuário e a suposta "Mousey" ter outro nome, enquanto uma menina japonesa era a que tinha o nome de "Mousey"? Essa parte eu boiei mesmo!

    ResponderExcluir