35 curiosidades sobre os filmes "O Massacre da Serra Elétrica" - Sessão do Medo

15 de fevereiro de 2015

35 curiosidades sobre os filmes "O Massacre da Serra Elétrica"


Depois da boa recepção das 40 Curiosidades Sobre os Filmes Pânico, resolvi fazer outro especial com curiosidades de outra franquia inteira. Dessa vez, a escolhida é a franquia do meu filme de terror preferido, O Massacre da Serra Elétrica. Lançado em 1974, o filme conta a história de um grupo de amigos que são atacados por uma família bizarra e um louco com uma serra elétrica, numa viagem ao Texas. Acumulando 7 sequências, com a última prevista para ser lançada ainda esse ano, a franquia faz um enorme sucesso, mesmo com seus altos e baixos.

Os únicos filmes que não irei comentar serão o quarto filme, O Retorno, e a prequel do remake, O Início, pois não achei nenhum fato interessante. Exceto eles, há curiosidades de todos os outros filmes. É isso, vamos lá!


1- O narrador do filme, John Larroquette, disse que recebeu um cigarro de maconha para narrar.

2- No roteiro do filme, Leatherface tinha falas. Porém, eram só ganidos. Haviam notas no roteiro, explicando o que ele queria dizer.

3- Marilyn Burns, sem dúvida, é a scream queen que mais sofreu nos filmes de terror. Há algumas cenas do filme em que a atriz realmente se machucou. Exemplos delas são a cena em que Sally é perseguida por Leatherface à noite naquela "mata" rala e quando Leatherface corta seu dedo. A atriz se cortou nos galhos e maior parte do sangue em suas roupas eram dela mesma; e na cena do jantar, Marilyn cortou mesmo seu dedo, não foi mero efeito especial. Também na cena em que Sally pula da janela da casa (foi usada uma dublê), mas a atriz ainda se machucou ao filmar o close-up da câmera, em que fingia que caia nos galhos.

4- A trilha sonora é composta por sons que um animal escuta dentro de um matadouro. Genial, não?

5- Durante as primeiras sessões de exibição do filme, muitas pessoas saíram no meio da projeção, por achá-lo muito violento.

6- A última cena a ser gravada no filme foi a que Leatherface deixa a serra elétrica cair em sua perna. Durante a mesma, Gunnar Hansen (ator que fez Leatherface), usou uma placa de metal, com carne e sangue falso, em cima da perna. Essa também é a única cena em que mostra a serra elétrica cortando alguém.

7- As roupas de Marylin Burns estavam tão encharcadas de sangue falso que, um dia após o término das gravações, o sangue havia petrificado.

8- Gunnar Hansen teve que usar botas com enchimento, para que ficasse mais alto do que o resto do elenco. Portanto, quando ele passava por portas, tinha que se abaixar.

9- Os dentes de Leatherface eram próteses feitas pelo dentista de Gunnar Hansen.

10- A personalidade de Leatherface foi desenvolvida pelo próprio ator, Gunnar Hansen. Tobe Hopper o deu liberdade para criar o personagem, então Gunnar teve a ideia de Leatherface ser um deficiente mental, que não aprendeu nem a falar. Para laboratório, Gunnar visitou um abrigo de deficientes.

11- Uma cena foi cortada do filme em que mostrava Leatherface indo até seu quarto e maquiando a máscara.


12- Dennis Hopper afirmou que esse era o pior filme que ele já fez.

13- Tobe Hooper criou o filme inicialmente para mostrar uma cidade inteira de canibais, com o projeto chamado de "Beyond The Valley of The Texas Chainsaw Massacre" (muito grande!).

14- Caroline Williams, que faz a querida Stretch, queria fazer um grande fuzuê no seu teste. Para se ter uma ideia, ela saiu no corredor gritando e entrou na sala onde estava os produtores, incluindo Tobe Hooper. Ainda gritando, ela os fez se levantarem e fazerem uma barricada contra a porta, antes de fazer a cena entregue pelos produtores do filme.

15- Há uma cena deletada do filme em que Leatherface e sua família massacram um grupo de jovens num campo de futebol.

16- Tobe Hooper gosta desse filme por que 'ele não se leva a sério'.

O Massacre da Serra Elétrica 3

17- Assim como comentei na crítica dele, o roteiro original do filme era muito mais violento. Porém, o filme foi realmente mutilado, tirando muitas cenas boas dele.

18- Também no roteiro original, teria uma cena em que tirariam a máscara de Leatherface, mostrando que ele era horrivelmente deformado. A New Line cortou essa cena, pois queria usá-la numa possível sequência. Quando não deu certo, o conceito da cena foi usado no remake de 2003.

19- O único filme da franquia que não foi filmado no Texas.

20- O diretor do filme, Jeff Burr, foi demitido no início da produção. Quando ninguém mais quis o emprego, ele acabou sendo contratado novamente.

21- Burr também queria gravar o filme no Texas com a câmera 16mm, como o original foi filmado. Porém, a New Line rejeitou a ideia pois já havia construído o cenário da casa num estúdio da Califórnia.

O Massacre da Serra Elétrica (2003)

22- Pode-se notar algo bem interessante, interligando Erin (Jessica Biel) com a Sally do original: Quando Erin pega a faca para destrancar a fechadura, a perguntam de onde ela a tirou. Erin responde que foi do irmão dela. No Massacre original, Franklyn, o irmão de Sally tinha uma faca por qual era obcecado. Na van, após ser atacado pelo Caroneiro, Franklyn dá a faca para Sally, que nunca devolve.

23- O narrador do Massacre original voltou para narrar esse remake. Outra coisa interessante é que a narração inicial do filme é quase igual à do original, exceto por alguns detalhes como os personagens.

24- Não há nenhuma menção nesse filme de que a família Hewitt é canibal. Essa informação só é dada na prequel O Início, lançada três anos depois.

25- O menino Jedediah seria morto por Leatherface por ter deixado Erin e Morgan escapar. Os produtores tiraram essa cena do roteiro por ser muito forte e intensa.

26- Pepper é a única das vítimas a não entrar na casa dos Hewitt.

27- Para obter uma classificação etária mais acessível, a cena em que Morgan é morto foi cortada na metade. Na cena original, mostrava as tripas dele caindo após Leatherface tirar a motosserra da barriga dele. A cena da morte de Kemper também seria mais parecida com a morte de Kirk, do filme original. Na cena original, após ser acertado com a marreta na cabeça, Kemper iria começar a ter convulsões no chão, com o ferimento da marreta exposto em sua cabeça. A de Pepper também foi cortada. Mostraria a serra elétrica a atravessando.

O Massacre da Serra Elétrica: A Lenda Continua

28- A primeira concepção da Millennium Films para recomeçar a franquia seria uma trilogia lançada fora de ordem. O segundo filme seria lançado primeiro, com a história acontecendo quase o tempo todo em um hospital. Aí então, o primeiro filme seria lançado como uma prequel, mostrando o que houve para chegar no hospital. O terceiro filme então seria lançado, concluindo a história. Com medo de soar muito complicado e arriscado, a Millennium decidiu lançar uma continuação direta do original.

29- O primeiro filme da franquia a mostrar três atores diferentes interpretando Leatherface. Gunnar Hansen no flashback, Sam McKinzie como o assassino mais jovem e Dan Yeager como o atual.

30- Há quatro participações especiais  no filme: Gunnar Hansen aparece no início do filme, como um dos Sawyer que são mortos - Bill Moseley (O Chop Top do Massacre 2) aparece também como Drayton Sawyer - John Dugan (O vovô do Massacre original) aparece também no início - e Marilyn Burns, a eterna Sally, aparece brevemente como a avó de Heather. Esse foi o último filme dela, que faleceu ano passado.

31- Muitos perceberam esse erro mas ainda assim, irei contá-lo novamente. Heather era bebê ainda nos eventos do primeiro filme, que se passam em 1973. Se o filme se passa em 2013, Heather teria no caso 40 anos, não 20. Aí você pode pensar: Ah! Talvez o filme não se passe em 2013, mas sim em 2000, ou nos anos 90. Se for, como você explica a ligação por vídeo entre o policial e o xerife no smartphone?

32- Há uma cena pós-créditos que mostram os pais adotivos interesseiros de Heather aparecendo na casa. O engraçado é que eles são atendidos por Leatherface e sua serra elétrica. Achei a cena hilária!

33- No primeiro roteiro do filme, o nome de Leatherface seria Jebadiah, não Jedediah.

34- Na cena em que Heather vê a listagem de mortos encontrados na casa Sawyer, há dois John Doe e uma Jane Doe. Esse nome é usado nos Estados Unidos para um desconhecido. Essas três pessoas são na verdade Kirk, Jerry e Pam, respectivamente. Uma inteligente referência ao filme original.

35- Se analisar bem as informações dadas pelo filme, Leatherface é o tio de Heather, não o primo.

6 comentários:

  1. "O Massacre da Serra Elétrica 2003"

    ResponderExcluir
  2. Faltou uma Curiosidade que ninguém reparou que com excessão do Massacre da Serra Elétrica 2 a primeira morte do Leather é sempre na Marretada porém no segundo Filme ele já começa com a Serra :P

    ResponderExcluir
  3. CURIOSIDADE 36:
    O ator Jim Siedow que interpretava Drayton Sawyer na versão 1974, é o único ator que não tem o nome incluso nos créditos da versão 2013. Se souberem o porque, postem por favor. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siedow faleceu em 2003. No filme de 2013, Bill Moseley faz o seu papel.

      Excluir
    2. De qualquer forma man, nos flashbacks não mostraram ele, e nem seu nome nos créditos que referenciaram os atores originais de 1974, deve ter havido algum problema com direito de imagem em relação a família do ator. Achei lamentável não mostrarem e nem citarem ele.

      Excluir
  4. o terceiro filme eo quarto são os melhores

    ResponderExcluir