40 curiosidades sobre os filmes "Pânico" - Sessão do Medo

7 de fevereiro de 2015

40 curiosidades sobre os filmes "Pânico"


Lançado em 1996, o primeiro filme Pânico, dirigido por Wes Craven (A Hora do PesadeloQuadrilha de Sádicos) foi um sucesso inestimável. Lotando as salas de cinemas, o filme não demorou um ano para ganhar sua primeira continuação, em 1997. Com o sucesso repetido, veio logo Pânico 3 (2000), que apesar de ser o mais fraco da franquia também é um ótimo filme. Com um hiato de mais de 10 anos, finalmente o quarto filme, Pânico 4 foi lançado em 2011. Com esses quatro filmes, todos dirigidos por Wes Craven, a franquia Pânico se tornou uma das melhores do gênero terror/suspense, com reviravoltas inesperadas e críticas à própria "espécie". E como sou um GRANDE fã dos filmes, resolvi juntar algumas curiosidades dos quatro filmes para vocês; espero que gostem!


Pânico

1- A cena da festa do filme dura 42 minutos e foi filmada durante 21 dias! Quando eles finalmente terminaram-na, a produção do filme usou camisetas escritas "Eu Sobrevivi à Cena 118", que era o número da cena nas filmagens.

2- Na cena em que Ghostface quebra o vidro com a cabeça e Casey o acerta na cabeça com o telefone, a pessoa dentro da fantasia era o próprio diretor, Wes Craven, que consequentemente, bateu a cabeça no vidro de verdade.

3- O assassino foi baseado no Estripador de Gainesville.

4- O título original do filme seria Scary Movie, ou "Filme de Terror". Após ser mudado para Scream, o título acabou sendo usado quatro anos depois na paródia Todo Mundo em Pânico, que tem como título original Scary Movie.

5- O ator Kevin Patrick Walls, que faz Steve, o namorado de Casey, ganhou esse papel após ter feito o teste para Billy e não ter conseguido.

6- Durante as gravações do filme, Rose McGowan, que interpreta Tatum, descobriu que podia sim passar por uma passagem de animais numa porta de garagem.

7- Após Sidney ser atacada no banheiro da escola, havia uma cena no roteiro original que mostrava Sidney reportando o acontecimento ao diretor Himbry, porém a cena não foi mantida na versão final. A cena explicava o por que do diretor ter suspendido as aulas naquele dia.


8- Drew Barrymore, que faz Casey, foi contratada para fazer o papel de Sidney. Porém, Drew insistiu em fazer Casey, pois assim, o público iria acreditar que qualquer coisa podia acontecer no filme.

9- Inicialmente, Wes Craven recusou a direção de Pânico, por achá-lo muito violento. Porém, decidiu fazer como um tipo de homenagem aos fãs dele que consideram Quadrilha de Sádicos seu melhor filme.

10- Drew Barrymore ama animais. Portanto, para fazê-la chorar mais na cena inicial, Wes Craven ficava falando sobre crueldade animal.

11- A pipoca na cena inicial é um tipo de metáfora para a cena em si. Ela vai de normal à fora de controle, assim como a situação.

12- Wes Craven faz uma ponta no filme como o faxineiro da escola. O faxineiro em si é uma homenagem à Freddy Krueger, vilão do filme A Hora do Pesadelo, que também foi dirigido por Craven. Além do nome dele ser Freddy, ele usa um chapéu e um suéter listrado vermelho com verde.

13- A atriz Linda Blair, que interpretou a possuída Reagan em O Exorcista, também faz uma ponta no filme como uma repórter que aborda Sidney quando a mesma chega na escola, na metade do filme.

14- Dewey morria no roteiro do filme. Craven havia filmado todo o final, porém resolveu filmar um alternativo em que ele sobrevivia. Durante as exibições-teste do filme, a audiência gostou tanto do personagem que Craven decidiu usar o final alternativo. Se prestar atenção, todas as cenas em que aparece Dewey após ele ter sido esfaqueado nas costas, ele não está respirando, pois a intenção era ele estar morto. Um exemplo é na cena em que Billy chuta Gale para fora da casa e ela cai em cima do corpo de Dewey.

15- Tatum morreria com a porta da garagem descendo em seu pescoço. Foi a assistente do roteirista Kevin Williamson que deu a ideia da passagem de animais.


Pânico 2

16- O elenco não sabia a identidade do assassino até o dia da gravação, para o roteiro não vazar. Eles também assinaram uma cláusula de confidencialidade.

17- Todos os atores que fizeram teste para o papel de Derek tiveram que cantar a música "I Think I Love You" em acapella, assim como na cena do filme.

18- No trailer do filme, a cena em que Sidney fala com Ghostface pela primeira vez foi alterada. No trailer, Ghostface responde "Está na hora, garota", enquanto no filme, ele responde "Eu quero você. É hora do show".

19- Há três participações especiais no filme: O roteirista Kevin Williamson fez o entrevistador de Cotton Weary na televisão - Matthew Lillard (que fez Stu no primeiro filme) aparece no fundo, na festa da fraternidade - e Wes Craven aparece no hospital como um médico.

20- Havia três finais diferentes do roteiro, com três assassinos diferentes. Em um, somente a srt. Loomis era o assassino; Em outro, Hallie era o assassino; e em outro, Derek era o assassino. Nas três versões, Cotton atacava Sidney e a perseguia pelo teatro após a revelação.

21- No roteiro do filme, Joel, o camera-man de Gale, morria.

22- No filme fictício Facada, a produção de Pânico 2 intencionalmente repetiu dois erros do primeiro filme. No primeiro filme, durante uma cena em que Casey está fugindo do assassino, pode-se ver um membro da produção no fundo - assim como em Facada. Outro foi a faca portátil que introduz a primeira facada em Casey.

23- O diretor Robert Rodriguez (Um Drink no Inferno, Planeta Terror) realmente dirigiu as cenas de Facada mostradas no filme.

David Arquette, Wes Craven e Courteney Cox nas gravações da cena final de Pânico 3.

Pânico 3

24- Craven filmou três finais diferentes, mas o elenco só descobriu qual foi o usado na estréia do filme.

25- Patrick Dempsey, que faz o Detetive Kincaid, foi contratado um dia antes do início das filmagens e teve que aprender rapidamente três diálogos grandes.

26- Não sei se perceberam mas o terno verde que Jennifer Jolie (Parker Posey) usa no filme é o mesmo de Courteney Cox no primeiro Pânico.

27- Pânico 3 é o filme da franquia que menos usou sangue falso.

28- Por conta da filmagem de outros trabalhos, Neve Campbell não podia gravar muitas cenas do filme, o que explica a sua ausência em quase ele todo.

29- Pode-se perceber que Sidney usa o mesmo colar que Derek a deu antes de morrer em Pânico 2.

30- Wes Craven aparece no filme como um dos turistas no tour dos bastidores de Facada 3.


Pânico 4

31- Muitas cenas do filme foram cortadas. Entre elas, havia a abertura do filme (que é infinitas vezes melhor do que a da versão final), uma cena em que Dewey, Judy e outros policiais encontravam os corpos de Marnie e Jenny, uma cena em que mostrava Jill, Kirby e seus amigos conversando na fonte da escola (em homenagem à cena do primeiro filme), etc. Todas elas podem ser encontradas no YouTube.

32- Wes Craven disse que só dirigiria Pânico 4 se o roteiro fosse tão bom quanto o do primeiro.

33- No final do filme, Trevor está caracterizado do mesmo jeito que o pai de Sidney no primeiro filme.

34- Cada um dos personagens é um arquétipo do elenco principal do primeiro filme. Jill (Sidney), Kirby (Tatum), Trevor (Billy), Charlie (Stu) e Robbie (Randy).

35- Na sala do Clube do Filme, pode-se ver vários posteres de filmes conhecidos. Entre eles, os remakes de dois filmes de Craven: A Última Casa, remake de Aniversário Macabro e Viagem Maldita, remake de Quadrilha de Sádicos.

36- Único filme da franquia que nenhum dos assassinos é morto com um tiro na cabeça. Mas em compensação, Trevor foi (heueheu).

37- Wes Craven fez um legista na cena deletada em que Dewey e os outros policiais estão na casa dos Randall, vendo os corpos de Jenny e Marnie. Matthew Lillard (o Stu do primeiro filme) aparece brevemente da Facadatona.

38- Quando Jill arranha seu rosto com a mão de Trevor (já morto), pode-ser ver seu peito respirando.

39- Craven decidiu usar uma faca de CGI (adicionada na pós-produção) pois estava cansado das facas portáteis.

40- Um pedestal de homenagem ao diretor Himbry (do primeiro filme) pode ser visto no corredor da escola.

5 comentários:

  1. Pânico é uma franquia tão incrivel, torço pra que a série faça sucesso pra que Scream 5 esteja garantido. :D

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente ADOREI!!! Scream sempre estará no meu Top 5 de Filmes Favoritos, e tem muita curiosidade que eu não sabia. Agora preciso rever os filmes mais e mais vezes.

    ResponderExcluir
  3. Pânico é uma franquia fantástica.. top top

    ResponderExcluir
  4. EU gosto muito desse filme a JILL devia fez
    um Belo papel

    ResponderExcluir