[Lista] 8 filmes de terror baseados em lendas urbanas - Sessão do Medo

10 de março de 2015

[Lista] 8 filmes de terror baseados em lendas urbanas


As lendas urbanas sempre estiveram presentes em nossa vida, principalmente na nossa infância. Até por que, quem nunca ficou com medo de alguma quando era criança? Eu particularmente tinha medo da Bloody Mary, mais conhecida como Bruxa do Espelho. Aqui no Brasil, temos várias variações de lendas urbanas americanas, que já geraram muitos filmes conhecidos. É por isso que resolvi fazer esse especial com alguns filmes baseados em lendas urbanas.


Lenda Urbana (Urban Legend, 1998): Na história do filme, um grupo de jovens numa universidade é perseguido por um assassino que usa lendas urbanas como inspiração para os assassinatos. A história é até interessante mas o filme não é lá essas coisas. Feito na época em que Pânico estrondava, o filme recria mortes baseadas em lendas como O Homem-Gancho Tem umas mortes interessantes e é bom para passar o tempo. Possui duas continuações, uma de 2000 (Lenda Urbana 2) que segue o modelo desse e outra de 2006 (Lenda Urbana 3 - A Vingança de Mary), que apela para o sobrenatural e mostra a lenda da Bloody Mary.


O Mistério de Candyman (Candyman, 1992): Uma estudante resolve fazer sua tese de graduação sobre lendas urbanas. Ao descobrir a lenda de Candyman, um homem com mão de gancho que mata a pessoa que convoca seu nome 5 vezes no espelho, resolve investigar mais a fundo. Logo ela se vê perseguida pelo espírito. O filme é bem interessante e pode agradar a aqueles que ainda não assistiram. Falo assim por que esse filme é um daqueles "clássicos" da TV e é bem fácil achar alguém que já assistiu.


Quando um Estranho Chama (When A Stranger Calls, 2006): Uma garota vai trabalhar de babá numa casa isolada e recebe telefonemas ameaçadores. Quando liga para a polícia, a garota descobre que as chamadas vem de dentro da casa. Baseado numa famosa lenda urbana americana com basicamente a mesma história, o filme é um suspense típico do Supercine, bom para assistir com amigos. O filme Black Christmas de 1972 também foi baseado nessa lenda, mas a história foi adaptada para a época natalina.


Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (I Know What You Did Last Summer, 1996): Um grupo de jovens acidentalmente matam um homem e resolvem esconder o corpo. Um ano depois, eles começam a ser perseguidos por alguém que alega saber o que eles fizeram. O filme é baseado naquela lenda do Homem-Gancho, em que um casal no meio da mata é perturbado por um homem com um gancho no lugar da mão. O filme é um daqueles clássicos dos anos 90, da época de Pânico e gosto muito dele.


O Pesadelo (Boogeyman, 2005): Quando criança, Tim viu seu pai ser aparentemente levado pelo Bicho-Papão. Hoje em dia, ele ainda é traumatizado e é levado a pensar que estava enlouquecendo. De volta à casa onde tudo aconteceu, ele começa a desconfiar que no final das contas o Bicho-Papão realmente existe. Suspense confuso que divide opiniões. Particularmente não vou muito com a cara desse filme nem com a da primeira sequência, lançada em 2007, mas o terceiro filme até que é legalzinho.


Contatos de 4º Grau (The Fourth Kind, 2009): Filme mostrado estilo aqueles documentários da History Channel que mostra o que aconteceu com uma psicóloga na cidade Nome, no Alasca. Achei bastante interessante, o jeito que ele nos é mostrado nos faz acreditar que a história é realmente real. Tem umas cenas que dão uns sustinhos e uma coruja que te mantém acordado a noite! O filme é baseado em várias lendas de extraterrestres americanas, que já geraram filmes ótimos como Fogo no Céu.


A Morte Pede Carona (The Hitcher, 2007): Um casal viajando pelos Estados Unidos dão carona à um homem, que tenta matá-los. Após se livrarem dele, os dois se veem perseguidos pelo mesmo. Baseado na clássica lenda urbana do caroneiro assassino, mais conhecida nos EUA. Nela, um homem psicopata resolve pegar caronas só para matar as pessoas. O filme aqui em questão é o remake de outro do mesmo nome, lançado em 86. Dei preferência em colocar ele por que gosto mais, rs.


A Última Profecia (The Mothman Prophecies, 2002): Um jornalista investiga a misteriosa morte da esposa, que mostra logo ligação com uma série de aparições de uma criatura desconhecida. O suspense e a história é legal e a lenda do Mothman (ou homem-mariposa, como quiser) é bem intrigante, já que muitas pessoas afirmam tê-lo visto. Há um outro filme que explora a lenda dele, Castigo Mortal (ou Mothman em inglês), mas não recomendo muito.

+ + +

Tem mais algum? Deixe seu comentário!

Um comentário:

  1. Adoro lendas urbanas. Amo a maioria dos filmes citados!

    ResponderExcluir