Crítica: Amber Alert (2012) - Sessão do Medo

4 de junho de 2015

Crítica: Amber Alert (2012)

(O texto abaixo contém spoilers)

Hoje venho falar de um Found Footage que me surpreendeu positivamente, pois eu não esperava absolutamente nada, e acabei gostando muito. O filme de hoje é "Amber Alert", até pouco tempo, totalmente desconhecido por mim.

"Quando um grupo de amigos decide seguir um carro, as coisas começam a ir muito errado."

Bom, o filme começa com dois melhores amigos, a Samantha e o Nate, explicando que estão em um projeto onde terão que filmar suas "aventuras". Existe um terceiro personagem, um menino de mais ou menos 14 anos que é o irmão do Nate (se não me engano), que filma tudo o que acontece. Daí eles caem na estrada, e vão filmando o seu trajeto. 


Tava tudo muito bom, até que eles percebem que o carro que está um pouco à frente deles, se encaixa da descrição do "Amber Alert", e começam a desconfiar do motorista. Pensam logo que ele é um criminoso, pedófilo... algo do tipo.

OBS: Só pra esclarecer, "Amber Alert" é um alerta no telefone celular, rádio, TV e outros meios de comunicação quando se acredita que uma criança ou jovem menor de 18 anos foi raptado.

Depois de tanta desconfiança, eles seguem o "suspeito" até um posto de gasolina, e com isso, descobrem que realmente existe uma menina dentro do carro. Como a Samantha tinha equipamentos de filmagem, ela tem a brilhante ideia de colocar um microfone no banco de trás do carro do suspeito para escutar tudo o que se passa ali, e acaba confirmando que realmente o motorista é um pedófilo.


Cara, imagina você perseguir um pedófilo, ouvir tudo o que ele fala com a sua vítima, e não poder fazer nada? Esse argumento é mais tenso do que qualquer outra coisa!

O longa acerta em cheio no clima de suspense que provoca. O tempo todo o espectador fica vidrado querendo saber o que irá acontecer, se realmente o cara é mau, onde ele mora, pra onde ele vai... Me senti o tempo todo observada e angustiada! Sem contar, que ele é mega realista, você tem a plena certeza de que tudo o que está acontecendo é real.

O seu desfecho é trágico. Após tanto tempo seguindo o carro, e tentando contato com a polícia, Samantha e Nate descobrem onde o criminoso mora. Com tanto senso de justiça, eles acabam invadindo a casa, resgatam a menina, mas acabam mortos pelo assassino (detalhe, o assassino também morre). Os minutos finais são mega tensos, e com certeza compensam a lentidão do filme.


Eu fiquei bem arrasada com esse final, até pelo fato dos personagens serem super carismáticos, e super do bem. Tentaram fazer justiça com as próprias mãos, e se deram muito mal, infelizmente.

Muitos não gostaram de "Amber Alert" por ter um desenvolvimento lento, muita falação, e só ter uma tensão já perto do final, mas eu sinceramente achei um bom suspense, e ainda mescla com uma realidade cruel que é a pedofilia.

Ele me lembrou muito o "Megan Is Missing", pois ambos não investem no gore, em tanta ação, mas possuem um tremendo clima, e te chocam com uma realidade muito cruel.

Fica aí a dica de um bom found footage, pelo menos pra mim.

Por Lu Souza.

7 comentários:

  1. Luiza eu novamente, olha pode parecer implicância mas essa é a segunda crítica sua que leio e não foi intencional, pois só li seu nome após ter encontrado o SPOILER do final do filme, ai fui procurar e ai sim vi seu nome. Com certeza vc não publicará meu comentário mesmo porquê só tenho o intuito de que vc coloque-se em meu lugar e sinta como é irritante deparar com um SPOILER e nem mesmo ter sido avisado que o texto a seguir viria com SPOILER, concorda? Já estive aqui no blog algumas vezes e li algumas críticas e as que li não continham SPOILERS! Pode ser que quem te acompanhe há mais tempo já conheça sua forma de comentar e(ou) criticar e acho válido mas somente pra quem já assistiu ao filme e procura um ponto de vista de pessoas capacitadas pra tal, como vc. Olha não é nada pessoal, por favor não me interprete mal, é só minha opinião, ok? Abraços pra tds do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alexandre. Não creio q seja pessoal, pois eu também odeio spoilers, mas nesse caso eu coloquei o aviso logo abaixo do poster. Perceba que tem "O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILER". Deixei bem claro isso para evitar decepções. Você não deve ter prestado atenção, as vezes acontece. Ate fui verificar se o erro foi meu, mas não, meu aviso realmente está ali.

      Abraços e continue comentando e lendo as críticas!

      Obs: Sempre deixo o aviso de spoiler no início do texto, e tb aviso quando não tem spoilers.

      Excluir
    2. Luiza, fraturei o nariz...cai de cara no chão, me perdoeeeeeeeeeeeeeee por favor!!! Foi déficit de atenção em máximo grau, nossa...vergonha mega...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. kkkkkk sem problemas. Continue a elr as minha críticas, mas preste atenção no alerta de spoiler haha.

      Até a próxima!

      Excluir
  2. Oi, eu procurei esse filme por todos os lugares, e não encontrei. Poderia me dizer aonde posso assisti-lo/baixa-lo?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra baixar (torrent), aqui: http://www2.horroralternativo.com.br/2015/06/amber-alert-2013.html

      Excluir
  3. Luiza, se puder dar uma opinião, acho que além do alerta de spoiler lá em cima, seria bom colocar outro alerta quando for mencionar o fim do filme.
    Digo isso porque, as vezes, spoiler de uma cena ou outra não atrapalha tanto, mas spoiler do final é muito ruim. Então seria legal alertar o início e final de spoiler do fim do filme para poder pular a leitura.

    No mais, adoro as críticas de filme deste site. :)

    ResponderExcluir