Crítica: Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado (1998) - Sessão do Medo

14 de julho de 2015

Crítica: Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado (1998)


Foi seguindo a ideia do "Deu dinheiro? Faz mais!" que nasceu Eu Ainda Sei, lançado nas pressas, um ano depois do lançamento do primeiro, igual a Pânico 2. Lembro-me muito bem da primeira vez que assisti esse filme, numa das sessões do SuperCine. Naquela época, tinha achado o filme incrível. Tinha tudo que eu gostava: sangue, mortes legais, cenas tensas e um assassino memorável. 

Se passando um ano após os acontecimentos do primeiro filme, vemos que Julie (Jennifer Love Hewitt) ainda tem problemas em superar o que aconteceu. Ela ainda vê Ben Willis em todos os lugares, tendo até ataques. Ela ainda está na faculdade e divide o quarto com Carla (a cantora Brandy), que um dia recebe uma ligação de uma rádio, que lança um desafio: se ela acertar qual é a capital do Brasil, ela ganha uma viagem com tudo pago para as Bahamas.

Com 4 passagens, Carla leva seu namorado Tyress (o também cantor Mehki Phifer) e pede pra Julie escolher alguém pra levar. Ela chama Ray (Freddie Prinze Jr), só que após um desentendimento, ela acaba levando Will (Matthew Settle), um amigo deles que é apaixonado por Julie.


Eu Ainda Sei é um filme bem divertido, embora seja um pouco inferior ao seu original. No primeiro, o foque era o suspense e não haviam tantas mortes assim, por essa razão, cenas de perseguições eram priorizadas, resultando na clássica chase scene da Helen Shivers (Sarah Michele Gellar). Aqui na sequências eles adotam um estilo slasher mais enervado, seguindo uma regra estimulada em Pânico 2: Em sequências há mais mortes.

O roteiro chega a lembrar o livro O Caso dos Dez Negrinhos (ou E Não Sobrou Nenhum) da Agatha Christie. O romance lançado em 1939 acabou influenciando bastante os slasher movies, pois originou uma fórmula onde vários personagens eram presos num lugar, sendo mortos um a um para que no fim revelasse o culpado das mortes.

Para quem é fã de slashers esse daqui cai bem. Como falei, não tem muito foco no suspense. No lugar disso, existem mais mortes e elas são bem mais violentas do que o primeiro. Às vezes soam apelativas demais, mas no fim das contas divertem bastante. A diversão portanto acaba ofuscando uns absurdos e furos do roteiro.


Jennifer Love Hewitt retorna mas a sua personagem, Julie, parece um pouco forçada. Colocaram umas visões loucas pra ela e que se tornam só desculpas para jumpscares ou algo do tipo. Freddie Prinze Jr. dispensa comentários de tão ruim que é sua atuação. Agradeci muito por ter dado menos tempo em cena pro personagem.

O resto do elenco é formado pois dois cantores em alta na época, uma jogada de marketing para chamar mais atenção e atrair mais público para a bilheteria. Nenhum dos dois se destacam, embora Brandy seja uma das final girls. Jennifer Esposito interpreta uma funcionária do hotel que chega a ser carismática em seu pouco tempo na tela e Jack Black em início de carreira faz uma ponta (querem uma ervinha?)

O filme não é exatamente ruim. É bem mais clichê que o antecessor e não tem um roteiro tão caprichado quanto o de Kevin Williamson já que o cargo foi para outra pessoa. O negócio aqui é não levar muito a sério e apenas assistir o filme como entretenimento. Se serviu de alguma coisa significante foi pra gente rir bastante da Brandy achando que a capital do Brasil é o Rio de Janeiro!

por Neto Ribeiro

Título Original: I Still Know What You Did Last Summer
Ano: 1998
Duração: 101 minutos
Direção: Danny Cannon
Roteiro: Trey Callaway
Elenco: Jennifer Love-Hewitt, Freddie Prinze Jr., Brandy, Mekhi Phifer, Matthew Settle, Jennifer Esposito, Jack Black

Um comentário:

  1. Anônimo7/20/2015

    Muito boa sua crítica,

    Lembro que esse ano fiz uma maratona e assisti os três filmes da trilogia, o primeiro foi sem dúvidas o melhor, o segundo por incrível que pareça eu também assisti pela primeira vez no Supercine (morri de medo por sinal), já terceiro foi pra encher linguiça e estragar a sequência.

    ResponderExcluir