Crítica: Prova Final (1998) - Sessão do Medo

28 de fevereiro de 2016

Crítica: Prova Final (1998)


Invasores de Corpos encontra Pânico.

Eu costumo dizer que o final dos anos 90 foi a época de ouro da Miramax/Dimension Films, principalmente no gênero terror. Isso por que, depois de Pânico (1996), essas empresas produziram nomes bastante relembrados do terror e também influenciou outros, como Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997). Mas nenhum filme foi tão subestimado quanto Prova Final, uma ótima mistura de ficção científica com suspense dirigida por Robert Rodriguez, que tava em ascensão após dirigir Um Drink no Inferno (1995).

O interessante é que o filme tem as características dos teen slashers desengatados por Pânico, desde a estrutura do roteiro (que pra deixar claro, foi escrito por Kevin Williamson, que escreveu todos os Pânico menos o terceiro) até a divulgação, o design dos posters, etc. Mas de uma forma ou de outra, consegue ser original, já que é uma reinvenção adolescente do livro Vampiros de Almas, que influenciou uma das melhores adaptações do cinema no geral, Invasores de Corpos (1978).


A história é a seguinte: um grupo de alunos começam a desconfiar que há algo de errado com os professores, após uma série de acontecimentos estranhos. Quando dois deles testemunham um ataque a uma professora, eles percebem que os professores estão sendo controlado por aliens e que eles estão espalhando para a escola inteira, sobrando poucas pessoas que ainda são normais.

Ele mesmo já começa mostrando alguns personagens, dando foco no treinador da escola (Robert Patrick, o T-1000 de Exterminador do Futuro 2) que após um dos treinos com o time, é abordado por alguém que não vemos o rosto, apenas a sombra. Essa cena me lembrou aquela de O Enigma de Outro Mundo, quando o "cão-alien" chega no quarto de alguém para passar para ele mas não sabemos quem é. Depois dessa cena, vemos que, à noite, o treinador ataca a diretora da escola, que acaba sendo aparentemente morta. Essa é a abertura do filme e o dinamismo lembra bastante Pânico (mas não chega aos pés de Drew Barrymore e Ghostface).


No dia seguinte, somos apresentados aos protagonistas. Os atores são em grande parte rostos familiares, como Elijah Wood (Maníaco) fazendo o nerd Casey, a jornalista escolar egocêntrica Delilah interpretada Jordana Brewster (O Massacre da Serra Elétrica: O Início e mais conhecida como a irmã do Dom Toretto em Velozes e Furiosos), a mal-encarada Clea DuVall (O Grito) fazendo a gótica que parece ser lésbica Stokes, entre outros.

Ao longo do dia, eles vão percebendo que há algo de errado com os professores, que passaram o dia inteiro agindo estranho. Casey e Delilah até presenciam dois professores atacando brutalmente a enfermeira da escola (numa participação de Salma Hayek, Um Drink no Inferno), mas minutos depois, ela já está normal.

Depois disso e de quase serem mortos pelo professor de biologia - cujo dedos cortados saíram rastejando! -, os jovens tem certeza de que os professores foram substituídos por alienígenas e que eles planejam fazer o mesmo com a escola inteira, a cidade e por assim vai... Para poder se protegerem, eles descobrem que uma droga que o ""traficante"" da escola, Zeke (Josh Hartnett, Halloween H20), vende os machuca. Daí, eles precisam achar a "rainha", já que destruindo ela, todos voltam ao normal.


Como não podia faltar em um roteiro de Kevin Williamson, o final tem uma reviravolta (não esperada, no meu caso, quando vi pela primeira vez) e então tem várias cenas cheias de perseguição, diálogos, etc. É um desfecho bom para o filme.

O clima adolescente demais pode incomodar alguns, mas não se pode negar que é a história é boa, além do suspense bem construído e cenas bem conduzidas pelas mãos do Robert Rodriguez, fazendo Prova Final um dos melhores filmes do final dos anos 90 e ainda assim, um dos mais subestimados e desconhecidos. Se você ainda não viu, veja e não se arrependa, rs!
por Neto Ribeiro

Título Original: The Faculty
Ano: 1998
Duração: 104 minutos
Direção: Robert Rodriguez
Roteiro: Kevin Williamson
Elenco: Elijah Wood, Josh Hartnett, Jordanna Brewster, Clea DuVall, Laura Harris, Shawn Hatosy, Famke Janssen, Usher Raymond, Robert Patrick, Piper Laurie

Nenhum comentário:

Postar um comentário