[Lista] 7 filmes de terror/suspense baseados em livros - Sessão do Medo

23 de março de 2016

[Lista] 7 filmes de terror/suspense baseados em livros


Sempre quis trazer uma lista dessas pra vocês, até por que são poucas pessoas que sabem que seus filmes favoritos são baseados em livros. No entanto, resolvi passar uma peneira e trazer uns casos menos óbvios - até por que filmes baseados em livros de Stephen King ou outros como O Exorcista todo mundo já sabe. Então espero que gostem desses 7 filmes baseados de terror/suspense em livros! Se conhece outros, deixa nos comentários!


Psicose (1968): Até já resenhei o livro aqui no blog (leia a resenha aqui). O clássico de Hitchcock é baseado num livro escrito por Robert Bloch, em 58, dois anos antes do lançamento do filme. Interessante comentar que quando Hitchcock leu o livro pela primeira vez, ninguém queria ajudá-lo a fazer o filme por que achava que não faria sucesso. Ele então hipotecou a própria casa e conseguiu fazer Psicose, mas não antes de tirar todas as cópias em circulação do livro para que ninguém soubesse o final!



Ringu / O Chamado (1998/2002): Tanto a Sadako do original asiático quanto sua contraparte americana Samara foram baseados em um livro (uma trilogia, pra ser direto) escrito por Koji Suzuki, The Ring - O Aviso. Nenhum dos três livros (além do primeiro ainda tem Espiral e Loop) foram lançados no Brasil, mas talvez seja possível achá-los em PDF pela internet. O livro acompanha um repórter (sim, um homem) investigando a morte misteriosa de quatro jovens sob circunstâncias misteriosas, após eles verem uma fita videocassete. Nas adaptações japonesa e americana, o gênero do personagem principal foi trocado, dando lugar a uma mulher.


Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997): Alguns já sabem desse e podem até ter o livro, que foi relançado no Brasil há alguns anos. A história é diferente do filme simplesmente por que o livro escrito por Lois Duncan não possui violência ou mortes dos personagens, isso por que não foi escrito como um slasher. Tais características foram atribuídas ao filme pelo roteirista do projeto, Kevin Williamson (que escreveu três filmes da franquia Pânico).



O Último Trem (2010): Na verdade, não é baseado em um livro em si, mas em um conto presente na coletânia Livros de Sangue, escrito por Clive Baker (criador de Hellraiser). O conto "O Trem de Carne da Meia-Noite" é curto, tem cerca de 40 páginas e já tive a chance de ler no livro (pra quem quiser, é o "Livros de Sangue I"), mas consegue ser bastante direto. Na história, um fotógrafo nova-iorquino suspeita ter encontrado um serial killer que assassina suas vítimas nos metrôs da cidade.


Água Negra (2002/2005): Koji Suzuki aparece no post de novo com seu livro From the Depths of Dark Waters, uma coletânea com 7 contos de horror relacionados à água, sendo um deles, "Floating Water", o originário do filme japonês e seu remake americano. Na história, uma mãe solteira e sua filha se mudam para um apartamento, onde acontecimentos estranhos começam a acontecer e podem estar relacionados ao desaparecimento de uma garota, há um ano.


As Ruínas (2008): Já fora do catálogo há algum tempo, o livro escrito por Scott Smith que baseou o filme de mesmo nome passou despercebido por muitos. Na história, um grupo de amigos vão passar as férias em Cancun. Depois de se unirem a um alemão que conhecem no hotel, eles partem em busca do irmão desaparecido dele que sumiu procurando umas ruínas maias na floresta mexicana. No filme, os amigos apenas vão visitar as ruínas, mas acabam ficando presos lá por moradores locais, que acreditam que a vegetação que cerca o lugar é amaldiçoada, o que se prova real.


O Dia do Terror (2001): Pouca gente sabia dessa - eu mesmo não sabia antes de procurar. Quem diria que esse filme teria se baseado em um livro? Para falar a verdade, é vagamente baseado. Os roteiristas pegaram a ideia geral e adaptaram para as classificações de slasher da época. A história do livro, Valentine (escrito por Tom Savage e inédito no Brasil até hoje) mostra uma jovem que começa a ser stalkeada por alguém que manda presentes bizarros para ela, assinando apenas como Valentine (que ficaria algo como Namorado, em tradução-literal). Já o filme mostra um grupo de amigas que humilharam um garoto na infância e começam a serem mortas 10 anos depois.

por Neto Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário