Cloverfield: O Mistério da Slusho!


Aviso: O texto abaixo pode conter spoilers dos filmes "Super 8" e "Cloverfield". 

Olá gente, hoje eu trago algo que pode fazer vocês racharem a cuca. Com a aproximação do lançamento do terceiro filme do 'Cloverfield' iniciado em 2008 por Matt Reeves, Bryan Burk e J.J. Abrams, que em 2018 está completando seu décimo aniversário, muita coisa pode ter sido passada despercebida. Um fato é, J.J. Abrams gosta de brincar, então, só ver atentamente os filmes e séries  que ele dirigiu ou produziu, não é o suficiente para ajudá-lo a desvendar os mistérios que cercam o conjunto, muitas vezes ele posta mensagens subliminares na internet também, mensagens essas que podem ajudar a entender melhor as suas propostas. Aqui tentarei deixar algumas coisas mais claras para vocês.

Tudo que vocês lerem aqui está relacionado com ARG (Alternate Reality Game), que é um termo usado para fazer propaganda viral, no caso, usando sites e redes sociais para tal ações, ela é projetada para envolver as audiências colocando pistas para um mistério maior que está acontecendo. Enquanto 'Cloverfield' configurou a barra para isso cuja sua base ficou mais sólida com outros filmes que reforçam tais ideias como 'Super 8', 'Rua Cloverfield 10' ampliou a ideia, e jogou na cara dos fãs. 

Primeiro de tudo, vocês precisam ter em mente que as empresas e bebidas são de mentira, mas, ao mesmo tempo, feitas de tal forma que convencem, podendo fazer com que as pessoas tenham dúvidas sobre as suas existências. Sabendo disso, segurem essas três palavras: Slusho, Tagruato e Bold Futura.

A Slusho é uma bebida fictícia que possui um ingrediente néctar (é uma substância aquosa secretada pelos vegetais através de glândulas especializadas. Sua constituição química geralmente inclui açúcares em quantidades variáveis de acordo com a espécie) especial que é tirado do fundo do mar, aguentando uma enorme pressão e muito frio. Esse ingrediente ajuda a fazer as pessoas ficarem viciadas nessa bebida. A empresa (Tagruato) que fornece a Slusho também alega que os produtos do néctar extraído do fundo do mar, causam benefícios à saúde. Porém, alguns cientistas e estudiosos afirmam que a Slusho não faz tanto bem para a saúde assim, e se analisarmos tudo que nos foi mostrado, no mínimo, nos deixa com a pulga atrás da orelha. 

Esse néctar pode ter relação com monstros ou parasitas, e a Tagruato pode saber disso, mas nada é confirmado. Entretanto, nós podemos ver frases de impacto das propagandas da Slusho que são muito... Duvidosas, como o jargão: "Slusho! Faz o seu estômago explodir de felicidade" ou "Slusho! Você não pode beber apenas seis".

Ilustração do monstro comparado ao tamanho da Estátua da liberdade. Ilustração dos parasitas do monstro.

No cinema, o diretor J.J. Abrams usa com frequência a Slusho em seus filmes através de mensagens subliminares da qual as pessoas precisam estar bastante atentas para perceber. A sua primeira aparição não foi no filme "Cloverfield", foi no segundo episódio da série de ficção e espionagem "Alias - Codinome Perigo", ele estava na série como "Slush-o", assim, demonstrando que a ideia é bem mais velha do que quando ela se tornou popular no filme de 2008. Ela também aparece na série "Fronteiras", no filme "Super 8", na série "Heroes", na série "Lost"... Entre outras, mas provavelmente, na sequência de "Cloverfield" também irá aparecer. 

Com o slogan: "Você não pode beber apenas seis!", a Slusho! tem crescido rapidamente e pode ser tornar a segunda bebida mais popular em todos os mercados asiáticos, região onde ela nasceu. E a empresa tem a ideia de expandir o seu mercado e o seu público alvo, então, ela contratou os melhores profissionais para fazer um marketing esmagador para o ocidente, principalmente, nos Estados Unidos. 

Abaixo segue a lista de alguns dos ingredientes que compõe a bebida que foi disponibilizada pelo centro de pesquisa Ravaille em 21 de novembro de 2007:

Fotos de baleias mortas, provavelmente,
 atacadas pelo monstro.
  • - Néctar do fundo do mar.
  • - Água com gás.
  • - Glicose.
  • - Citrato de sódio.
  • - Vitamina E.
  • - D-pantotenol.
  • - Ácido cítrico.
  • - Oleoresin.
  • - Gelatina.
  • - Isobutirato de acetato de sacarose.
  • - Ácido fosfórico.
  • - Goma de feijão de alfarroba.
  • - Benzoato de potássio.

O fato é: Se vocês repararem, todos os filmes acimas da qual aparecem a Slusho, tem a ver com conspiração e monstros. Para muitos, isso não é mera coincidência, o que torna a ideia conspiratória da Tagruato, muito grande. Mas, daí vem as perguntas: Conspirar contra quem? Que segredos eles têm? Qual é o grau de envolvimento deles com a operação 'Cloverfield'? O que realmente é a Slusho?... E assim por diante.  


Traguato. Nada mais é do que uma empresa fictícia onde, talvez, esteja ligada ao caso Cloverfield. Essa empresa é "liderada" pelo brilhante engenheiro chamado Ganu Yoshida e por um vasto grupo de cientistas, engenheiros, empresários e líderes comprometidos com investimentos que visam o futuro da humanidade. Na verdade, são as pessoas envolvidas com o caso do satélite que foi visto caindo no mar (final do filme 'Cloverfield'). De uma forma geral, a Tagruato parece a 'Umbrella Corporation' da série de games e filmes 'Resident Evil'. A empresa também é dona da 'Yoshida Medical Research', que lida com pesquisa genética no fundo do mar.


Bold Futura. É uma empresa concentrada na concepção, design, fabricação e integração de produtos de tecnologia avançada para militares, fabricantes de armas e organizações de exploração espacial. Eles prometem serviços confidenciais aos seus clientes. É listado como subsidiária da Tagruato Corporation. Ela é responsável pela recuperação do satélite que caiu em Nova York, só que depois que o caso Cloverfield aconteceu, as buscas acabaram por sendo adiadas. 

A Importância da Água: No filme "Super 8", o cubo que mais tarde se revela a nave da criatura, é atraído por uma caixa d'água que quando é pressionada, explode, dando a entender que a água servia de combustível para a nave. Algumas pessoas chegam a falar que esse filme é uma prequel de Cloverfield, mas nada disso é confirmado. Já no filme "Cloverfield", após a Marlena (Lizzy Caplan) ser mordida por um monstro-parasita da criatura gigantesca, ela estava bem, mas reparem que a ferida dela foi lavada com água, logo depois ela tem a cabeça explodida (lembrem-se do jargão: "Slusho! Faz o seu estômago explodir de felicidade").


Ainda no Cloverfield, no final do filme, nós podemos ver algo caindo no oceano bem no horizonte enquanto Rob e Beth estavam numa roda-gigante em Coney Island. Algumas pessoas acham que era o monstro caindo, mas na verdade, era o satélite da Tagruato, e o que esse satélite transportava ou se ele transportava algo, é um mistério. A teoria que existe a respeito é que o monstro estava no satélite que caiu, e ao entrar em contato com a água, cresceu. Outra teoria é que a Tagruato, ao explorar esse néctar do fundo do oceano, encontrou o monstro que se alimenta dessa substância. Com a descoberta do monstro, a empresa começou a fazer testes com a criatura, testes esses que fugiram do controle da empresa e acabou causando o caos em Nova York.

E caso vocês não se lembrem, no filme, Rob (Michael Stahl-David) tinha sido transferido para o Japão onde ele ia atuar como vice-presidente de uma empresa, essa empresa, era a Tagruato, além disso, nós podemos ver o símbolo da Slusho na camisa do Jason (Mike Vogel) que foi dada por ele de presente. Muitas pessoas questionam o porquê do Rob estar dando tanta importância a promoção do trabalho e não ao amor que ele sentia por Beth, por causa disso, alguns dizem que ele sabia de alguma coisa com relação as criaturas, eu, particularmente, acredito que essa teoria não é válida.
     
Jason com a camisa da Slusho. Momento em que Rob filma o satélite da Estação Chuai cair na água. 

Abaixo vocês podem ver a chamada "Estação Chuai" que fica bem perto de Nova York. Essa estação da Tagruato, possivelmente foi a responsável pelo lançamento do satélite que caiu no mar. Daí é só interligar: 

Estação Chuai + água + Slusho + Monstro = Destruição de nova York.


Bem estranho, não é? 



Um monstro enorme como aquele, e ainda era um bebê (não quero nem ver o tamanho da mãe), não seria passado despercebido pelos EUA, é claro, uma vez que ele tenha uma enorme defesa protecionista. O site em questão disponibilizava de fotos de baleias mortas (mostradas acima) e de alguns ataques feitos no mar, além, disso, foi-nos disponibilizados um vídeo que mostra a "Estação de Chuai" sendo puxada pela criatura para o fundo do mar.


Acho que está claro que a saga Cloverfield e o mistério da Slusho, podem gerar bons debates e teorias a respeito de como tudo isso se interliga. O que eu coloquei aqui com relação a vídeo e a fotos, são oficiais, ou seja, tem ligações com o filme, e que foram publicados na internet. Algumas coisas não estão mais presentes, pois com o tempo sem uso, o site se auto-deleta, como foi o caso de uma simulação de conversa entre os personagens do 'Cloverfield' feitas numa rede social alguns dias antes do ataque a NY.

Sim, as ideias encima da Tagruato e da Slusho fazem as pessoas paranoicas pirarem. Não se tem conclusão de nada e as coisas são lançadas aos poucos para o público nos mais variados sites e nos filmes. É provável que a franquia 'Cloverfield' seja a chave para desvendar o mistério, com o lançamento da parte 2, e com as novas pistas sendo lançadas, fica aquele ponto de interrogação no ar, e novas teorias a respeito dos monstros, da Slusho e da Tagruato, são feitas. Vamos torcer para que o desenrolar disso tudo seja grandioso como o JJ. Abrams disse que é para os seus planos de 'Cloverfield 3', se acontecer... Bem, demoraram 8 anos para o lançamento de 'Cloverfield 2', vamos torcer para que o 3 não demore tanto, até lá, vamos aproveitar o momento com o que temos. "Rua Cloverfield 10" estreia dia 07 de abril no Brasil.

No fundo do mar foram encontradas várias criaturas que parecem ser os parasitas do monstro que ataca Nova York.

Com o lançamento de "Rua Cloverfield 10", novas pistas foram deixadas para nós no site. http://tagruato.jp/employee_of_the_month_2016_february.php... E quando se clicava nos links dele, nós eramos levados para outros sites que tinham áudios, localização de GPS, algumas lançamentos da empresa, essas coisas.

No site da Traguato, todo o mês ela destaca o funcionário do mês onde em fevereiro de 2016, Howard Stambler foi eleito. Ou seja, ele trabalhava para a Traguato que tinha dedo envolvido no caso do 'Cloverfield' em 2008, e isso pode justificar a sua paranoia sobre o fim do mundo e a sua ideia de construir um bunker. Agora vamos mergulhar encima dessa história.

No site, embaixo da foto está escrito: "Howard celebrará seu sétimo aniversário na Bold Futura no outono. Neste mês, o ímpeto, o compromisso e a recusa em aceitar respostas fáceis de Howard resultaram em um avanço importante ao diagnosticar complicações de transmissão entre satélites em órbita de dois nossos clientes governamentais".

Em 28 de Junho de 1978, a NASA lançou o satélite Seasat, que tinha como objetivo coletar dados dos oceanos aqui na Terra. Foram pouco mais de quatro meses de missão, que acabou cancelada por conta de problemas de energia.

De acordo com algumas teorias conspiratórias, a iniciativa foi abortada quando perceberam que o satélite poderia detectar até rastros de submarinos submersos. Sabem quem trabalhou nessa missão e diz que as coisas não foram muito bem assim? Howard Stambler.

Se você olhar aquela foto que tá no site da Tagruato (a foto está logo acima), vai perceber que ele usa uma camiseta que tem escrito Radioman70. Jogando no Google, Radioman70.com  somos redirecionados para o site FunAndPrettyThings.com, cheio de imagens coloridas e divertidas e adolescentes.


Numa dessas imagens tem uns dados de bijuterias coloridas com várias letras do alfabeto, menos as que formam a palavra 'Megan', resumindo, você não vai encontrar as letras "M, E, G, A, N". Ao lado dessa imagem temos uma cena do filme 'A Garota de Rosa-Shocking' de 1986, que também é um link. Se clicar, surge um bloqueador pedindo uma frase de acesso. Só para constar, Howard possui esse filme no seu Bunker.

Na cena do vídeo abaixo, o computador pergunta “Do you want to talk?” (Você quer conversar?) o que foi percebido é que essa poderia ser a tal frase de acesso. Quando você digita a frase, toda aquelas coisas adolescente do site, (as bijuterias, os gatinhos, os prendedores de cabelo), da imagem acima dá lugar a uma espécie de chat, no qual o Radioman70 fala diretamente com a Megan.



São várias as mensagens em que o cara (que supostamente é o Howard) dá a entender que a Megan, ou Radiogirl, é sua filha e que, por ele ser tão paranoico, sua ex-esposa não só foi para bem longe dele como também fez questão de cortar todas as comunicações que tinham. A ideia desse site é que seja uma forma "segura" de eles se comunicarem, no qual ele fica comentando sobre a construção do bunker, dando dicas de sobrevivência e, em resumo, dizendo que sabe que alguma coisa está para acontecer.

Entre as mensagens, ele conta para Megan que a tal da missão Seasat era, na realidade, para seguir satélites espiões soviéticos, mas o que foi descoberto lá em cima era muito maior. Pelo que tudo indica, o que quer que eles tenham descoberto tem a ver com a construção do bunker de Howard, e com a história de Rua Cloverfield 10.

Se for tentar digitar algo naquele chat, qualquer coisa, surge um outro bloqueador perguntando se você é a Megan. Respondendo que sim, vem a questão: “qual foi o presente secreto que você ganhou no seu aniversário de 13 anos?”. Esse enigma ainda contou com um faqueiro à venda pelo site de classificados Craigslist que levava à ex-mulher de Howard, Denise, revelava que seu ex-marido, que já tinha sido da marinha norte-americana, é um paranoico e já havia cogitado esses desastres em outras oportunidades, sem que nada acontecesse. Também há inúmeras referências a Paris e à Torre Eiffel, além de um celular encontrado numa caixa de depósito em um aeroporto. Também é citado uma medalha do pai de Howard como o tal do presente secreto. Ninguém, porém, conseguiu acertar a resposta exata.

Outro ponto que deve ser destacado envolvem os trailers lançados. Um fã (e provavelmente um ninja), anotou os números que aparecem em destaque no trailer. Organizando os números, foi percebido que tratava-se de coordenadas. 30.675689, -90.125742. Um fã foi para o local, próximo a Nova Orleans, e desenterrou uma caixa que tinha dois pendrives. Em ambos, uma mensagem que Howard havia captado da Estação Espacial Internacional.


Apesar de tudo isso, existem teorias que afirmam que Megan não é uma pessoa, mas sim um computador, uma das provas que sustentam isso, foi uma conta no Twitter de uma pessoa chamada Megan Stambler um pouco antes do lançamento de 'Rua Cloverfield 10', e as mensagens de Megan soava um tanto robóticos. Inclusive, numa dessas mensagens ela diz: "Tenho medo de ser como Y2K novamente". Para quem não sabe, o bug Y2K foi o bug do milênio nos anos 2000, foi o termo usado para se referir ao problema previsto para ocorrer em todos os sistemas informatizados na passagem do ano de 1999 para 2000.

O segundo filme da franquia deixou a história ainda mais misteriosa e complexa. Como eu disse no começo do artigo, assistir aos filmes não é o suficiente para entender o que é tudo isso. O terceiro filme da franquia está chegando e pistas novas foram lançadas, você pode vê-las aqui e tentar interpretar.

Por enquanto é isso pessoal, vamos ficar de olho para ver o que mais sobre essa loucura toda pode surgir.

Abaixo segue a sinopse dos filmes: Cloverfield, Rua Cloverfield 10, Super 8. Notem na semelhança das capas.

Cloverfield

Sinopse: Rob Hawkins (Michael Stahl-David) mora em Nova York e está prestes a se mudar para o Japão. Ele reúne os amigos em uma festa de despedida, na qual pretende revelar sentimentos mal-resolvidos. Entretanto um forte solavanco assusta os convidados. Todos buscam notícias sobre o ocorrido na TV, que diz que a cidade sofreu um terremoto. Ao chegar ao terraço para ver os estragos o grupo nota uma bola de fogo gigante, seguida pela queda de luz na cidade. O pânico toma conta de todos, o que aumenta ainda mais quando eles enfim conseguem chegar à rua.



Rua Cloverfield 10



Sinopse: Uma jovem (Mary Elizabeth Winstead) sofre um grave acidente de carro e acorda no porão de um desconhecido. O homem (John Goodman) diz ter salvado sua vida de um ataque químico que deixou o mundo inabitável, motivo pelo qual eles devem permanecer protegidos no local. Desconfiada da história, ela tenta descobrir um modo de se libertar — sob o risco de descobrir uma verdade muito mais perigosa do que seguir trancafiada no bunker.







Cloverfield A Partícula de Deus

Sinopse: Décadas de trabalho e mais de US$ 10 bilhões foram gastos na busca por uma partícula subatômica denominada bóson de Higgs, também conhecida como “partícula de Deus“. Como resultado, os cientistas criaram um acelerador de partículas na tentativa de encontrá-la. No filme, a estação espacial norte-americana descobre que o Planeta Terra desapareceu após um acidente com o acelerador de partículas, e eles precisam lutar pela sobrevivência quando outra estação espacial se aproxima com segundas intenções.







Super 8

Sinopse: Joe Lamb (Joel Courtney) perdeu a mãe há pouco tempo, o que fez com que seu relacionamento com o pai (Kyle Chandler), um policial dedicado que não sabe como se comportar com o filho, se deteriorasse. Fã de cinema e estudioso de maquiagem, ele se diverte ao lado dos amigos Charles (Riley Griffiths), Martin (Gabriel Basso) e Cary (Ryan Lee) ao tentar rodar um filme caseiro para participar de uma competição local para jovens cineastas. Joe logo se anima quando Charles convida Alice Dainard (Elle Fanning) para o elenco, já que está a fim dela. O grupo vai de madrugada rodar, às escondidas, uma cena na estação ferroviária local. É quando uma caminhonete se choca com um trem, provocando um descarrilhamento de grandes proporções. Logo o local está cercado pelo exército, que procura algo que estava alojado em um dos vagões. Estranhos desaparecimentos começam a acontecer na pequena cidade de Lillian, primeiro de motores de carro e depois de pessoas.


Muita coisa acerca do Rua Cloverfield 10 eu li nos sites "http://judao.com.br/virais-rua-cloverfield-10/http://judao.com.br/virais-rua-cloverfield-10/" escrito por Thiago Cardim.  E no site http://www.vulture.com/2016/03/10-cloverfield-lanes-mysteries-dont-all-work.html



Por: Michael Kaleel.