TOP 10: Força Feminina em Filmes de Terror - Sessão do Medo

8 de março de 2016

TOP 10: Força Feminina em Filmes de Terror

Aproveitado o dia internacional da mulher, vamos listar 10 personagens de destaque em filmes de terror. O critério da lista é colocar as personagens mais fortes e independentes dos filmes de terror, que fogem do esteriótipo de donzela em perigo. Essa lista vai ser apenas com personagens de filmes de terror, portanto personagens como Sarah Connor, Furiosa e Alice da franquia Resident Evil vão ficar de fora. A lista está por ondem de preferencia!


#10 - Yasmine (A Fronteira - 2007)



A personagem é martirizada o filme quase todo, no terceiro ato o jogo vira e a personagem se vinga de forma fria e violenta, se tornando mais feroz que os assassinos e torturadores do filme.

No enredo, a fim de ajudar a uma jovem grávida que precisa desesperadamente esconder sua gravidez da família, seus amigos começam a roubar para reunir os fundos necessários para fazer o aborto na Holanda. Fugindo da polícia, o pequeno grupo se refugia num velho terreno de mineração improdutivo, num bosque na fronteira com Luxemburgo e descobre um albergue administrado por donos perigosos: neonazistas canibais!

A personagem bota pra foder e faz isso cortando, mordendo, atirando e mutilando os assassinos como poucas vezes foi visto no cinema. A personagem foi interpretada pela atriz francesa Karina Testa.


#09 - Erin (Você é o Próximo - 2011)


Outra personagem na mesma linha de Yasmine é a protagonista Erin de Você é o Próximo. Pode-se dizer que o filme é um home invasion que deu errado para os invasores.

A personagem desde a primeira cena de invasão é engenhosa e cria armadilhas e planos meticulosamente para matar cada um dos invasores. A personagem foi interpretada pela atriz Sharni Vinson, que antes desse tinha estrelado Bait 3D e logo depois participou de Patrick - O Despertar do Mal.


#08 - Grace (A Morte Pede Carona - 2007)


O jogo virou complemente nessa refilmagem produzida por Michael Bay em 2007, a diferença aqui é enorme, a personagem tão indefesa no original virou a protagonista tomando o lugar do personagem Jim, que era o protagonista do original e aqui virou a donzela em perigo da vez.

A personagem interpretada por Jennifer Jason Leigh foi substituída pela gatíssima Sophia Bush e a personagem foi escrita de forma bem diferente do original com mais destaque e relevância que o filme original.


#07 - Sarah (Abismo do Medo - 2005/Abismo do Medo 2 - 2009)


1 ano após sofrer a perda do marido e da filha unica em um trágico acidente de carro que só ela sobreviveu, Sarah decide passar um fim de semana com as amigas explorando cavernas com o proposito de esquecer os problemas, encontram uma cabana que nunca havia sido explorada e não era lista em nenhum mapa. Depois de adentrar a caverna, uma das moças sobre um acidente quebrando a perna e ao procurar outra saída elas ficam presas e perdidas, mais tarde descobrem que elas não são as únicas ali dentro. 

Um dos melhores filmes da década com o elenco composto apenas por mulheres, algo parecido com o que John Carpenter fez em Enigma de Outro Mundo com um elenco composto apenas por homens e assim como o clássico do Carpinteiro, o filme também usa da claustrofobia e tensão entre os personagens pra criar tensão. A personagem principal Sarah é como se fosse a versão feminina do MacReady, lutando para sobreviver e salvando as outras.


#06 - Mia (A Morte do Demônio - 2013)


A refilmagem do clássico The Evil Dead - A Morte do Demônio (1981) teve dificuldade em ser aceito pelo publico, desde que Sam Raimi, Rob Talbert e Bruce Campbell anunciaram que a refilmagem não traria Bruce de volta como o icônico personagem Ash. Muitos não aprovaram a ideia e a decisão acertada por parte do roteiro foi reformular tudo, partindo do zero, usando apenas a ideia central do filme e alguns elementos. 

A protagonista dessa vez é Mia, uma viciada em heroína que é levada pelos amigos até a cabana isolada da família com o proposito de fazer uma desintoxicação. Mia é possuída por um demônio depois que um antigo livro achado na cabana foi lido em voz alta e, assim como o original, os personagens vão sendo possuídos um a um. O mais bacana dessa refilmagem é a transformação da personagem no decorrer do filme, começa com uma junkie viciada em heroína, passa a ser a possuída trancada no porão (no mesmo esquema da Sharon no original) e termina com a heroína do filme, assumindo o papel de Ash. De viciada em heroína para heroína \o/ \o/ \o/ 


#05 - Laurie ( Franquia Halloween 1978 - 2002)


Nem mesmo os criadores John Capenter e Debra Hill esperavam que a personagem Laurie Strode, interpretada por Jamie Lee Curtis fosse crescer tanto com o decorrer das franquias. O filme foi o primeiro trabalho de Curtis como atriz, isso devido a um pequeno marketing, já que a atriz é filha de Janet Leigh, conhecida pelo clássico Psicose (1960). A personagem foi escrita de forma simples, a unica função no enredo é ser uma garota tímida que trabalha como babá e é perseguida por um assassino sem motivo aparente.

 O filme fez muito sucesso e Jamie Lee Curtis virou uma Scream Queen e 3 anos após o lançamento do original foi lançado Halloween 2 - O Pesadelo Continua, com ela de volta ao papel, dessa vez o roteiro acrescentou coisas que não foram planejadas no original, como o fato de Laurie ser irmã de Michael Myers, algo que foi usado como justificativa para trazer a personagem de volta a ser perseguida e deu certo. Laurie acabou se tornando uma personagem recorrente na franquia e bem diferente da mocinha indefesa do primeiro filme.



#04 - Nancy Thompson (Franquia A Hora do Pesadelo 1984 - 1994)



Wes Craven disse em uma entrevista que ao escrever o roteiro queria criar uma personagem que fosse o oposto das mocinhas dos filmes de terror, queria criar uma personagem independente e até certo ponto chata, que fala o que pensa sem pensar nas consequências. Isso deu muito certo e o diretor colocou todas as características de protagonista na antagonista Tina para enganar o publico e isso funcionou muito bem. Nancy foge completamente do esteriótipo de mocinha inocente, chama o namorado de idiota e a mãe de bêbada na maior e ainda enfrenta o vilão com toda força necessária.


#03 - Mary (American Mary - 2012)


O longa conta a história de Mary, uma estudante de medicina que está se tornando cada dia mais decepcionada com os estudos de medicina e com os médicos que ela um dia idolatrou, e também cada dia mais ficando sem dinheiro. A ilusão de dinheiro fácil acaba levando uma Mary desesperada ao bagunçado mundo das cirurgias clandestinas, o que acaba deixando mais marcas nela do que na sua bizarra clientela. 

American Mary tem pelo menos 3 subtramas, todas com a personagem no foco principal, incluindo uma trama de estupro e vingança, sadismo e operações clandestinas. A personagem é inteligente, sádica e a atriz Katharine Isabelle manda muito bem no papel.


#02 - Jennifer (A Vingança de Jennifer - 1978)


Antes de se chamar I Spit on Your Grave (ou "Eu Cuspo no seu Tumulo" em tradução literal), o diretor planejava lançar o filme com o titulo Day of the Woman ("Dia da Mulher") exatamente nesse dia, mas o marketing em cima de filmes mais chamativos o fez alterar o titulo para esse que a gente conhece hoje em dia. O filme é uma produção de sexploitation (filmes que exploram violência e sexo e que eram comuns nos anos 70).

O filme narra a história de Jennifer Hills, uma escritora da cidade grande que vai passar o fim de semana em um lugar isolado com proposito de escrever um novo livro. A paz dela é quebrada quando 4 caipiras invadem o lugar em que ela se encontra e a estupram brutalmente. Depois do ocorrido Jennifer procura os quatro agressores, um por um e os executando de forma violenta.

O filme foi bem controverso para a época e serviu de ponte para outros filmes com esse mesmo tema. Ganhou uma refilmagem de sucesso em 2010, onde a personagem foi interpretada pela Sarah Butler. 


#01 -  Tenente Ripley (Franquia Alien 1979 - 1997)


O primeiro lugar da lista não podia ser de ninguém menos que a Tenente Ripley da franquia Alien, personagem imortalizada pela atriz Sigourney Weaver que também ficou marcada pela personagem. A atriz participou de todos os 4 filmes da franquia e assim como a personagem Laurie em Halloween, Ripley também cresceu bastante no decorrer da franquia sendo sempre o centro do filme.

A coragem e o instinto de sobrevivência da personagem em todos os filmes da franquia já é o bastante para garantir o primeiro lugar da lista. Merecido!

Por Marcelo Alves

4 comentários:

  1. Parabéns pela dinâmica da lista e a riqueza de detalhes para cada personagem. Fiquei bastante emocionada aqui vendo que foi um homem que escreveu! Obgada seus lindos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/20/2016

    Nn colocaram Sidney do Panico ? Nunca mais volto nessa pagina

    ResponderExcluir
  3. Lista muito boa "digasse di passage".

    Eu achei a personagem do filme Sweet Home fodona também.

    ResponderExcluir