[Lista] 7 filmes de terror que quase foram feitos - Sessão do Medo

5 de julho de 2016

[Lista] 7 filmes de terror que quase foram feitos


por Neto Ribeiro

Eu estive afastado um tempinho do blog mas quis retornar com um artigo curioso, sobre um assunto que sempre me despertou o interesse. Começou quando eu recentemente estava revendo Freddy Vs Jason, infame projeto de 2003 que trazia os vilões das franquias A Hora do Pesadelo e Sexta-Feira 13 em um embate cheio de vítimas e humor negro. O que me fez lembrar da "possível" sequência que adicionaria Ash, herói de Evil Dead para combater os dois, mas o filme nunca foi pra frente.

Com isso, resolvi procurar outros filmes de terror que foram cancelados antes de começar a pré-produção ou até mesmo durante a produção. Então, separei 7 longas para mostrar para vocês. Espero que gostem.


Resident Evil dirigido por George A. Romero

Ok, alguns podem não saber mas antes dos jogos virarem realidade em Resident Evil - O Hóspede Maldito (2002) dirigido por Paul W. S. Anderson, havia outro planos para a franquia de filmes. Acontece que, em 1999, o mestre dos zumbis George A. Romero, grande responsável pela reinvenção dos zumbis ainda em 1960 com A Noite dos Mortos-Vivos, estaria dirigindo a primeira adaptação de Resident Evil.

Quem conhece os jogos sabem que os filmes lançados não tem muitos detalhes semelhantes à história dos jogos, certo? O Resident Evil de George A. Romero seria inteiramente baseado na história do primeiro game do survival horror, lançado em 1996. A história se passaria na mansão Spencer, principal cenário do jogo e teria muito mais suspense, além de Chris Redfield e Jill Valentine nos papéis principais.

O que resultou no cancelamento do projeto foi que o roteiro, que também seria assinado por Romero, não agradou os produtores nem o pessoal da Capcom. O cara tinha investido no terror (que caso não se lembrem, era o principal foco dos jogos naquela época) mas os engravatados queriam algo cheio de ação, o que fez com que o roteiro do cara fosse rejeitado... e a direção também. O que acabou sendo feito foi o filme que temos e a franquia que foi gerada, sem esquecer claro do detalhe que a Capcom proibiu que os filmes fossem feitos com a história dos jogos, mas isso só aconteceu após o cancelamento do Resident Evil de Romero.


Aliens assassinos em E.T. 2

Acreditem ou não, mas isso quase aconteceu. Após Steven Spielberg apresentar ao mundo E.T. - O Extraterrestre em 1982, com um filme leve voltado para a família, os produtores da Universal tiveram a genial ideia de tentar fazer uma sequência. No entanto, eles precisavam de Spielberg para que o filme desse certo, já que eles tentaram franquiar Tubarão (1975), também de Spielberg, e veja só no que deu.

Foi oferecido uma quantia milionária de dólares para o diretor, que começou a trabalhar num roteiro de E.T. 2 - Nocturnal Fears (ou E.T. 2 - Medos Noturnos), uma sequência beeem diferente do filme anterior. A premissa era que, após o ET ter ligado para a casa (et, phone, home), ele acabaria chamando atenção de uma raça albina mutante e carnívora de lá, que viria até a Terra torturar Elliot e seus irmãos, à procura do E.T. original! Acredita nisso?

O resultado foi que Spielberg insistiu que nunca faria sequências para seus filmes (alô Caveira de Cristal), além de que os produtores entenderam que o roteiro foi sarcástico, então cancelaram.


Guillermo Del Toro Nas Montanhas da Loucura

O conto de H. P. Lovecraft pode ser facilmente considerado como um dos mais influenciáveis no cinemas. A história influenciou filmes como O Enigma de Outro MundoAlien, entre outros. A história acompanha um professor numa expedição à Antártida que acaba encontrando segredos mitológicos e assustadores.

Desde que viu que virou um figurão em Hollywood, o mexicano Guillermo Del Toro tentou a todo custo adaptar a história num longa metragem. Foram quase, acreditem, 10 anos, tentando fazer com que o projeto fosse pra frente. Quando ele teve a oportunidade de finalmente fazer o filme que sempre quis, Ridley Scott veio e lançou Prometheus, filme que tem MUITA similaridade com a história. Del Toro deu um "foda-se" e resolveu fazer Círculo de Fogo (2013), desistindo do projeto. Mas será que nos próximos anos podemos esperar a adaptação? Lembrando que A Colina Escarlate, filme mais recente dele, demorou 8 anos para sair do papel. Então, deixemos em aberto...


A Hora do Pesadelo com crianças em vez de adolescentes!!!

Antes do remake de 2010 ser lançado, a New Line Cinema havia procurado Julien Maury e Alexandre Bustillo, dupla responsável por A Invasora (2007) para que eles apresentassem uma premissa para a volta do Freddy Krueger. O que é os caras planejam? Um filme que ao invés de mostrar Krueger perseguindo adolescentes, o mostra atrás de crianças!!!!!

Eles falaram que "a infância é uma fase da vida que você realmente é perturbado pelos pesadelos, você não consegue ver a diferença entre os sonhos e a realidade." Desculpe o palavreado mas pqp vtnc! Seria "fodástico bagaraio" e dá até uma dor no coração ao ver que esse filme não chegou a ser concebido.


Freddy X Jason X Ash

Como falei ali em cima, após Freddy Vs Jason, a New Line tinha planos para um filme adicionando o Ash de Evil Dead. Bruce Campbell, ator que o interpretou nos cinemas, já falou em entrevistas que houve muitas conversas entre os produtores para que o projeto fosse pra frente mas acabou sendo engavetado. Segundo, o plano era que Ash matasse Freddy e Jason de uma vez no filme!

Já que acabou no limbo cinematográfico, o projeto acabou indo para as HQs, em 6 edições, lá em 2007. As HQs traziam Freddy, que derrotado e preso na mente de Jason, faz com que ele pegue o Necrominon (O Livro dos Mortos de Evil Dead) que está na antiga casa dos Voorhees. O que vem a seguir é muitos deadites e aparições conhecidas dos filmes, onde Freddy chega até a reviver todos aqueles que Jason matou nos filmes como deadites para derrotá-lo!


A sequência de Se7en

Alguns não podem considerá-lo um filme de terror, o que realmente não é, mas sim um thriller policial. Mas que David Fincher's Se7en - Os Sete Pecados Capitais (1995) é um filmaço, cheio de clima e uma reviravolta do baralho, isso é. Em 2002, havia-se planos de continuar a história de Se7en num filme chamado, adivinha só, Ei8th!

Na verdade, a New Line tinha recebido um roteiro sobre um ex-agente do FBI que ajuda a pegar um serial killer (uau), mas quando percebeu certas possibilidades, houve a ideia de reescrevê-lo para se tornar a sequência de Se7en. O mais louco é que, agora, o protagonista que seria Morgan Freeman repetindo o papel do filme anterior teria poderes psíquicos! Quando o roteiro foi enviado para o próprio David Fincher, ele respondeu o seguinte: "Prefiro colocar cigarros nos meus olhos do que fazer Ei8ht." Mas foi quase viu, nada impedia de contratar outro diretor para acontecer esse desastre.


Rob Zombie, luta-livre e demônios

Falem o que quiser, mas eu realmente curto os filmes do Rob Zombie (tirando o Halloween II, claro). Um tempinho depois de refilmar Halloween em 2007, o cara planejava seu primeiro filme original desde Rejeitados pelo Diabo (2005). O projeto prometia ser a coisa mais louca que o cara iria fazer (antes de Lords of Salem, rs). Só o nome era bem chamativo: Tyrannosaurus Rex.

Mas não, não iríamos ver dinossauros por aí. Na verdade, a história envolveria lutadores profissionais de luta-livre, demônios, muito explotation, gore, fogo, ah, já falei lutadores profissionais de luta-livre. Pra você ter uma noção, até teaser-posters e artes conceituais foram divulgados. O que aconteceu foi que o cara tinha que dirigir Halloween II e realmente ficou puto com a experiência negativa, uma produção problemática, etc. O cara resolveu dar um reset fudido e lançar três anos depois Lords of Salem.

5 comentários:

  1. Caraca, um resident evil com Romero seria surreal, enquanto isso ficamos com essa merda no cinema (que graças a deus esta perto de acabar).

    ResponderExcluir
  2. Que pena que o a hora do pesadelo com crianças não foi pra frente, seria algo fantástico e surreal!

    ResponderExcluir
  3. Freddy vs Jason vs Ash ... me cheira a EPIC

    ResponderExcluir
  4. Freddy vs Jason vs Ash ... EPIC

    ResponderExcluir
  5. Então pessoal, no Resident evil do Romero, ia ter chris e jill, o probleminha era que o Chris ia ser um indio que morava na floresta ao redor e conhecia a mansão.

    ResponderExcluir