30 curiosidades sobre os filmes "Invocação do Mal" - Sessão do Medo

30 de agosto de 2016

30 curiosidades sobre os filmes "Invocação do Mal"


Invocação do Mal (2013)

1- Cerca de oito gerações de famílias viveram e morreram na casa aonde os Perrons se mudam. Entre as causas das várias mortes, estão dois suicídios registrados, uma morte por envenenamento, o estupro e assassinato de uma garota de 11 anos, dois afogamentos e quatro homens que morreram congelados até a morte.

2- A família Perron nunca soube das mortes ocorridas na casa por que o estado de Rhode Island não obriga corretores a entregar a atividade criminal do local a possíveis compradores.

3- Foi dado ao filme uma classificação R (18 anos) pelo órgão de classificação etária americano. Essa classificação geralmente é dada a filmes que tem sexo, nudez, profanidade ou violência extrema, o que não é o caso. Mas foi dado simplesmente por que o filme "era assustador demais e não teria cortes ou edições que faria o filme ganhar uma classificação PG-13 (14 anos)."

4- Como muitos sabem, a Annabelle original não é a usada no filme e sim uma boneca de pano da linha Raggedy Ann. Os criadores do filme optaram por fazer a boneca de porcelana pro filme por parecer mais assustadora que a original.

5- O diretor James Wan revelou que uma vez quando estava trabalhando no roteiro do filme tarde da noite, seu cachorro não parava de encarar o canto vazio do quarto e latir agressivamente. Segundo ele, o cachorro só parou quando seguiu com sua cabeça algo se movendo no quarto, apesar dele mesmo não ter visto nada.

6- Um título alternativo no início da produção era The Warren Files, ou "Os Arquivos dos Warren".

7- A atriz Lili Taylor, que interpretou Carolyn Perron, disse que assistiu várias vezes O Exorcista (1973) pra se preparar para o seu papel, já que sua personagem é possuída no fim do filme.

Túmulo de Bathseba.
8- A demonóloga Lorraine Warren, interpretada no filme por Vera Farmiga, aparece na fila da frente da palestra dada pelos Warren no início.

9- A verdadeira Bathseba Sherman era suspeita de bruxaria e de assassinato de uma criança, mas seu nome foi limpo após ser declarada inocente pelo tribunal. Ela morreu de causas naturais e não por enforcamento, como foi mostrado no filme.

10- No fim do filme, Lorraine diz a Ed, após desligar o telefone, que um padre queria discutir um caso em Long Island. Esse caso é o de Amityville, que baseou o filme Terror em Amityville (1979). Podemos ver um pouco do caso no início de Invocação do Mal 2 (2016).

11- O filme custou $20 milhões e faturou $318 milhões no mundo inteiro, colocando-se na posição de um dos filmes de terror mais rentáveis.


Annabelle (2014)

12- O brinquedo infantil em cima do berço toca a mesma melodia de Invocação do Mal.

13- O apartamento usado no filme já foi da apresentadora Ellen DeGeneres. Na época do lançamento, durante uma divulgação em seu programa, ela revelou que foi ver o filme e pensou 'esse lugar é bem familiar'. Ela também disse que o apartamento era assustador também quando ela morava nele.

14- A verdadeira boneca Annabelle foi dada a uma universitária por sua mãe em 1970. Ela e sua colega de quarto perceberam que a boneca se movia sutilmente, aparecendo em lugares nos quais ela não foi deixada.

15- Há um episódio de 1963 da série Além da Imaginação chamado Boneca Viva, onde uma garota ganha uma boneca de sua mãe e logo percebe estranhos acontecimentos. O nome da mãe da garota era Annabelle.

16- Apesar de apenas produzir o filme, James Wan dirigiu uma cena dele. A cena em questão é a do elevador.

17- No filme é mostrado um culto satânico que ataca os vizinhos dos protagonistas. Uma deles é chamada de Sharon, referência à Sharon Tate, atriz famosa dos anos 60 que foi brutalmente assassinada pelo culto de Charles Manson.

18- Na caixa onde Annabelle é mantida, pode-ser ler o nome Ravens Fair. Esse é o nome da cidadezinha de Gritos Mortais (2007), suspense dirigido por James Wan e que também envolvia bonecos!

19- O nome da protagonista, Mia, é uma referência à O Bebê de Rosemary (1960), onde Rosemary foi interpretada por Mia Farrow.

20- No fim do filme, quando a Annabelle está sendo vendida na lojinha, pode-se ver no fundo uma boneca Raggedy Ann, semelhante à Annabelle original.

21- O filme custou $6.5 milhões e faturou quase $257 milhões.


Invocação do Mal 2 (2016)

22- O demônio Valak não teria forma de freira a princípio, mas sim de um monstro com chifres. As filmagens foram feitas com base nesse visual, mas foi só após o fim delas que o James Wan decidiu dar a forma da freira. Refilmagens foram feitas e a freira foi adicionada digitalmente na pós-produção. O quadro que Ed pinta era na verdade a imagem da besta com chifres, mas com efeitos foi colocada a imagem da freira. Essa forma do monstro é vista no fim, quando Lorraine consegue expulsá-lo.

23- Na cena em que Lorraine e Ed estão tomando café e conversando sobre parar de investigar casos paranormais, é possível ver na parede uma porcelana escrita "Love" com o 'V' destacado e embaixo, letras que formam ALAK. Ou seja, Valak. Também pode-ser ver o nome em outras cenas, como na primeira vez que Lorraine vê o quadro de Ed, 

24- O garoto que Lorraine viu na casa de Amityville após "simular" o assassinato dos DeFeo foi claramente baseado na infame foto tirada na casa durante a polêmica da casa ser assombrada.

25- A verdadeira Janet admitiu ter forjado alguns acontecimentos na casa. A explicação para isso no filme foi que ela estava sendo ameaçada pelo demônio que a possuía, dizendo que iria matar seus irmãos e sua mãe.

26- No escritório de Ed é possível ver um quadro da casa do primeiro filme. A estética dele é idêntica ao poster oficial do filme: a árvore na frente com a casa no fundo.


27- Os Warren na verdade não tiveram tanta participação no caso de Enfield como foi mostrado no filme. Segundo relatos, eles só passaram uma noite na casa e foram embora.

28- O Homem Torto e a Freira Valak foram interpretados por Javier Botet e Bonnie Aarons, respectivamente. Botet já é conhecido por fazer criaturas em filmes de terror já que o mesmo tem uma condição que faz com que seus músculos se movam de forma estranha. Ele já fez a menina Medeiros em REC, a Mama em Mama e os fantasmas vermelhos de A Colina Escarlate.

29- O diretor James Wan pode ser visto no início do filme, como um dos membros da equipe de Amityville. Ele quem abre/fecha a cortina do lado da Lorraine.

30- O filme custou $40 milhões e faturou $319 milhões no mundo, um milhão a mais do que o primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário