30 curiosidades sobre os filmes "Invocação do Mal" - Sessão do Medo

30 de agosto de 2016

30 curiosidades sobre os filmes "Invocação do Mal"


Se você perguntar a qualquer um que tenha noção do gênero terror na última década, qual foi um dos maiores sucessos recentes, Invocação do Mal definitivamente vai surgir na conversa. Dirigido por James Wan, que em 2004, marcou o gênero com sua estreia diretorial em Jogos Mortais, o filme usou e abusou dos clichês ao contar a história de Ed e Lorraine Warren, um casal real de demonologistas, enfrentando uma maligna presença que ameaça uma família no interior dos Estados Unidos. O sucesso foi tanto que gerou uma franquia, com uma sequência, Invocação do Mal 2 (2016), e dois spin-offs, Annabelle (2014) e Annabelle: A Criação do Mal (2017), lançados até agora.

Então, este post contém algumas curiosidades sobre os filmes e pode ser atualizado à medida do lançamento de novos capítulos deste universo.

Invocação do Mal (2013)

1- Cerca de oito gerações de famílias viveram e morreram na casa aonde os Perrons se mudam. Entre as causas das várias mortes, estão dois suicídios registrados, uma morte por envenenamento, o estupro e assassinato de uma garota de 11 anos, dois afogamentos e quatro homens que morreram congelados até a morte.

2- A família Perron nunca soube das mortes ocorridas na casa por que o estado de Rhode Island não obriga corretores a entregar a atividade criminal do local a possíveis compradores.

3- Foi dado ao filme uma classificação R (18 anos) pelo órgão de classificação etária americano. Essa classificação geralmente é dada a filmes que tem sexo, nudez, profanidade ou violência extrema, o que não é o caso. Mas foi dado simplesmente por que o filme "era assustador demais e não teria cortes ou edições que faria o filme ganhar uma classificação PG-13 (14 anos)."

4- Como muitos sabem, a Annabelle original não é a usada no filme e sim uma boneca de pano da linha Raggedy Ann. Os criadores do filme optaram por fazer a boneca de porcelana pro filme por parecer mais assustadora que a original.

5- O diretor James Wan revelou que uma vez quando estava trabalhando no roteiro do filme tarde da noite, seu cachorro não parava de encarar o canto vazio do quarto e latir agressivamente. Segundo ele, o cachorro só parou quando seguiu com sua cabeça algo se movendo no quarto, apesar dele mesmo não ter visto nada.

6- Um título alternativo no início da produção era The Warren Files, ou "Os Arquivos dos Warren".

7- A atriz Lili Taylor, que interpretou Carolyn Perron, disse que assistiu várias vezes O Exorcista (1973) pra se preparar para o seu papel, já que sua personagem é possuída no fim do filme.

Túmulo de Bathseba.
8- A demonóloga Lorraine Warren, interpretada no filme por Vera Farmiga, aparece na fila da frente da palestra dada pelos Warren no início.

9- A verdadeira Bathseba Sherman era suspeita de bruxaria e de assassinato de uma criança, mas seu nome foi limpo após ser declarada inocente pelo tribunal. Ela morreu de causas naturais e não por enforcamento, como foi mostrado no filme.

10- No fim do filme, Lorraine diz a Ed, após desligar o telefone, que um padre queria discutir um caso em Long Island. Esse caso é o de Amityville, que baseou o filme Terror em Amityville (1979). Podemos ver um pouco do caso no início de Invocação do Mal 2 (2016).

11- O filme custou $20 milhões e faturou $318 milhões no mundo inteiro, colocando-se na posição de um dos filmes de terror mais rentáveis.


Annabelle (2014)

12- O brinquedo infantil em cima do berço toca a mesma melodia de Invocação do Mal.

13- O apartamento usado no filme já foi da apresentadora Ellen DeGeneres. Na época do lançamento, durante uma divulgação em seu programa, ela revelou que foi ver o filme e pensou 'esse lugar é bem familiar'. Ela também disse que o apartamento era assustador também quando ela morava nele.

14- A verdadeira boneca Annabelle foi dada a uma universitária por sua mãe em 1970. Ela e sua colega de quarto perceberam que a boneca se movia sutilmente, aparecendo em lugares nos quais ela não foi deixada.

15- Há um episódio de 1963 da série Além da Imaginação chamado Boneca Viva, onde uma garota ganha uma boneca de sua mãe e logo percebe estranhos acontecimentos. O nome da mãe da garota era Annabelle.

16- Apesar de apenas produzir o filme, James Wan dirigiu uma cena dele. A cena em questão é a do elevador.

17- No filme é mostrado um culto satânico que ataca os vizinhos dos protagonistas. Uma deles é chamada de Sharon, referência à Sharon Tate, atriz famosa dos anos 60 que foi brutalmente assassinada pelo culto de Charles Manson.

18- Na caixa onde Annabelle é mantida, pode-ser ler o nome Ravens Fair. Esse é o nome da cidadezinha de Gritos Mortais (2007), suspense dirigido por James Wan e que também envolvia bonecos!

19- O nome da protagonista, Mia, é uma referência à O Bebê de Rosemary (1960), onde Rosemary foi interpretada por Mia Farrow.

20- No fim do filme, quando a Annabelle está sendo vendida na lojinha, pode-se ver no fundo uma boneca Raggedy Ann, semelhante à Annabelle original.

21- O filme custou $6.5 milhões e faturou quase $257 milhões.


Invocação do Mal 2 (2016)

22- O demônio Valak não teria forma de freira a princípio, mas sim de um monstro com chifres. As filmagens foram feitas com base nesse visual, mas foi só após o fim delas que o James Wan decidiu dar a forma da freira. Refilmagens foram feitas e a freira foi adicionada digitalmente na pós-produção. O quadro que Ed pinta era na verdade a imagem da besta com chifres, mas com efeitos foi colocada a imagem da freira. Essa forma do monstro é vista no fim, quando Lorraine consegue expulsá-lo.

23- Na cena em que Lorraine e Ed estão tomando café e conversando sobre parar de investigar casos paranormais, é possível ver na parede uma porcelana escrita "Love" com o 'V' destacado e embaixo, letras que formam ALAK. Ou seja, Valak. Também pode-ser ver o nome em outras cenas, como na primeira vez que Lorraine vê o quadro de Ed, 

24- O garoto que Lorraine viu na casa de Amityville após "simular" o assassinato dos DeFeo foi claramente baseado na infame foto tirada na casa durante a polêmica da casa ser assombrada.

25- A verdadeira Janet admitiu ter forjado alguns acontecimentos na casa. A explicação para isso no filme foi que ela estava sendo ameaçada pelo demônio que a possuía, dizendo que iria matar seus irmãos e sua mãe.

26- No escritório de Ed é possível ver um quadro da casa do primeiro filme. A estética dele é idêntica ao poster oficial do filme: a árvore na frente com a casa no fundo.


27- Os Warren na verdade não tiveram tanta participação no caso de Enfield como foi mostrado no filme. Segundo relatos, eles só passaram uma noite na casa e foram embora.

28- O Homem Torto e a Freira Valak foram interpretados por Javier Botet e Bonnie Aarons, respectivamente. Botet já é conhecido por fazer criaturas em filmes de terror já que o mesmo tem uma condição que faz com que seus músculos se movam de forma estranha. Ele já fez a menina Medeiros em REC, a Mama em Mama e os fantasmas vermelhos de A Colina Escarlate.

29- O diretor James Wan pode ser visto no início do filme, como um dos membros da equipe de Amityville. Ele quem abre/fecha a cortina do lado da Lorraine.

30- O filme custou $40 milhões e faturou $319 milhões no mundo, um milhão a mais do que o primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário