O Terror nos Seriados de Comédia e nos Desenhos - Sessão do Medo

8 de fevereiro de 2017

O Terror nos Seriados de Comédia e nos Desenhos



Os filmes de terror, querendo ou não, são populares no mundo todo. as mega indústrias de cinema como: Hollywood, Bollywood (Indústria cinematográfica da Índia), Nollywood (Indústria cinematográfica da Nigéria e o maior do continente Africano) e Chinawood (Indústria cinematográfica da China), adoram usar o terror para atrair mais público. 

As pessoas que gostam de filmes de terror, adoram a adrenalina de levar um susto, da tensão psicológica, de ver sangue derramado, de ver criaturas e monstros mirabolantes, uma história assustadora e até mesmo de ver a reação das outras pessoas se assustando. E essa sensação de medo, ao mesmo tempo em que pode ser assustadora, ela pode ser gostosa de ser sentida. E é aqui que entra o motivo desse artigo.

Séries de comédia são muito comuns nos dias atuais, existem um monte de show desse tipo na TV, e isso é legal. No entanto, quem acompanhou as séries de risos nos anos 80 e 90, sabem que nem sempre era uma comédia em todos os seus episódios. Algumas séries dedicavam um ou dois capítulos para o terror e mesmo que de forma descontraída, ainda sim poderiam, e ainda podem, causar medo. Abaixou irei falar de alguns episódios assustadores de séries de comédias e de desenhos animados, reparem que todos são antigos.

Punky: A Levada da Breca

Punky Brewter, no Brasil é conhecido como 'Punky: A Levada da Breca'. Penélope 'Punky' Brewster é uma garota engraçada e bem humorada, abandonada (supostamente) por seus pais. Ela passa a ser criada por Arthur, um senhor viúvo. Punky conhece alguns amigos e passa a aprontar todas com a sua turma. No geral, é uma série de comédia que aborda temas interessantes como o abandono de menores, o uso de drogas, abuso sexual, entre outros. Mas, existe dois episódios em específico que se encaixa perfeitamente com o tema desse artigo.     
Nos episódios 6 e 7 da segunda temporada, intitulados de 'Os Perigos de Punky' e 'Os Perigos de Punky Part 2', feito em 1985. A órfã e seus amigos resolvem acampar na floresta, tudo está indo bem, mas não demora muito para eles se perderem e irem parar numa caverna. Lá eles descobrem que no local vive um ser maldito chamado Espírito do Mal. Punky fica sabendo pelos índios locais que ela é a única que pode derrotá-lo. Então, ela e seus amigos aceitam o desafio. 

Durante a sua jornada na caverna, Punky e sua turma vão se deparar com coisas dignas de filmes de terror dos anos 80. Aranhas gigantes, monstros, desaparecimento de seus amigos, entre outras coisas. É claro que para o público de hoje, esse episódio não seja tão assustador assim, mas nos anos 80 quando os efeitos e o cinema eram limitados a tecnologia da época, eram episódios aterrorizantes, mas que ao mesmo tempo, adoravam ver. 

Felizmente, os dois episódios estão no youtube e podem ser vistos a vontade pelos fãs que gostam de lembras dos momentos marcantes de sua infância.   

Os Perigos de Punky - Parte 1

Os Perigos de Punky - Parte 2 

Alf: O ETeimoso


Em 1990, no episódio 'Consider Me Gone' do seriado 'Alf, O ETeimoso', ao bizarro, e porque não, assustador, acontece. No seriado, Alf veio do extinto planeta Melmac. No primeiro episódio,  nós já tínhamos uma dica do que poderia acontecer com o ET caso fosse capturado. Um agente das Forças Especiais aparece na casa da família Tanner e é bem claro no que diz respeito aos seus objetivos: 

"Vamos ver como ele reage ao calor intenso, congelamento, alta tensão, substâncias tóxicas, medo, falta de sono, enfiar algumas agulhas, e, é claro, dissecção".

Os Tanners ajudam a manter o alienígena seguro e em segredo, e tudo vai bem até que Alf recebe uma mensagem de duas Malmacianas sobreviventes que querem ajuda de Alf para reviver a espécie. Ele decide partir mas, antes que sua carona intergalática chegue, Alf é cercado pelas Forças Especiais. E então, aparece o texto "Continua" seguido dos créditos finais do episódio, esse foi o último da série a ser veiculado. Em defesa dos produtores, este não seria o final imaginado para o ETeimoso, a série foi cancelada antes que fosse possível avisar às criancinhas que o protagonista peludo não iria ser dissecado. No entanto, com esse final, o que podemos dizer é que o Alf foi torturado e morto pelo governo. Traumatizante, não?

As Tartarugas Ninjas

Acredite ou não, nem as tartarugas ninjas escaparam de um episódio assustador para os seus padrões. Existe um episódio em particular que merece ser destacado aqui, ele se chama "Insane in the Membrane" de 2003.

“Até pouco tempo atrás eu era um homem completo”. 

A frase que abre o episódio, dita pelo Dr. Baxter Stockman, logo mostra ser uma piadinha de mau gosto em um dos episódios mais perturbadores da série das amigáveis tartarugas Leonardo, Donatello, Rafael e Michelangelo. Graças a uma sequência de desventuras científicas, Baxter é reduzido de um homem completo a um cérebro em uma jarra. Ele não se dá por vencido, no entanto, e constrói um clone de seu corpo. Tudo ia bem até que o novo corpo do azarado doutor começa a se decompor lentamente na telinha. Pelos próximos minutos, assistimos ao desaparecimento de Baxter em partes.

Curiosamente, esse episódio era bizarro demais para ser exibido para crianças na TV e foi disponibilizado apenas para DVD. Vale lembrar que estamos falando de um desenho e mesmo que o episódio seja bizarro, não é algo que vá dar sustos em você. 

Chapolin Colorado

'Chapolin Colorado' é uma série de televisão mexicana muito interessante, muitos episódios do programa abordam temas assustadores, talvez isso se deva ao fato do criador do programa (Roberto Gomes Bolaños) adorava filmes de terror, e esse amor, tenha se refletido e seu trabalho que embora seja voltado ao público infantil, deu alguns episódios dignos de filmes de terror.

O Vampiro: Tudo começa quando uma jovem é atacada por um vampiro. Ao gritar, acorda seu pai. Com medo do vampiro, acabam chamando o Chapolin Colorado tem que derrotar a criatura das trevas. No episódio temos passagens secretas nas paredes e até uma cena do monstro deitado na cama coberto pelo cobertor.


Em Casa Dada não se Contam os Fantasmas: Nessa primeira versão de um episódio da Casa  Assombrada, Carlos e sua esposa recebem como herança do avô falecido dele uma mansão caindo aos pedaços. A única coisa que os impediria de receber o imóvel seria a quebra de uma cláusula do testamento que seria a de passar uma noite na casa. Apesar da mansão caindo de velha, aparentemente não há nada a temer, até que estranhos personagens e situações assustadoras dão o ar de sua graça. Como vários outros episódios da série, esse da casa assombrada teria um remake mais tarde com mais recursos e uma troca de personagens. Impossível de esquecer da "Louca dos Dinossauros" que cisma que há dinossauros e dragões fazendo ninho na chaminé. O episódio ainda conta com o mordomo com olheiras e sempre carregando um candelabro. Entre os momentos antológicos há ainda a cadeira de balanço que começa a se balançar sozinha, o esqueleto que aparece no sofá, sem contar o eficiente clima de terror com uma casa sem luz, cheia de teias de aranha e iluminada pela luz dos relâmpagos e velas.


Uma Múmia Bastante Egípcia: Chapolin já havia se tornado um seriado com 20 minutos de duração. O episódio já começa com uma piada fantástica. Ao mostrar cenas reais (tiradas de algum documentário) das pirâmides do Egito, o narrador diz: "Durante anos, pesquisadores tentaram descobrir como as pirâmides foram construídas. A solução mais provável é: quem sabe?". Aqui, um trio de arqueológico adentram numa pirâmide, lá, se deparam com um sacerdote egípcio que diz que se entrarem na pirâmide serão amaldiçoados pela múmia. Quando pensam em fugir do local, um dos arqueólogos acaba sendo raptado pelo sacerdote, o que obriga os outros dois a entrarem na pirâmide para resgatá-lo. Claro, com a ajuda do Chapolin Colorado. A presença da múmia também é clássica. 


A Mansão dos Duendes: Carlos estranha quando esposa pede que se mudem da casa que acabaram de comprar. Isso porque a mulher está vendo pequenos duendes espalhados pela moradia. O marido, cético, não dá ouvidos até que as coisas se complicam a ponto de chamarem o Chapolin. Esse é outro episódio eficiente, usando pouca luz para criar um clima de mistério. A porta da casa é aberta e ele está do outro lado da rua, misterioso e iluminado pelos flashes dos relâmpagos. Chapolin tem que intervir e lutar contra os pequenos duendes que são fantoches engraçadíssimos. Nos anos 80 foi refilmado como esquete e trazia a mesma trama, com atores diferentes nos papéis. Em alguns momentos, o episódio lembra bastante a franquia 'O Mestre dos Brinquedos'.


O Abominável Homem das Neves: Numa cabana na montanha durante uma tempestade de neve, um casal: Carlos e Florinda, resolvem se abrigar de uma nevasca numa cabana abandonada. Só que não contavam com a presença de um ser estranho, um Ieti. Aqui a boa utilização da cenografia e iluminação se faz presente novamente. A tempestade de neve e o som da ventania ajudam a criar o clima e a cena em que os personagens comentam o que estão vendo através da janela (sem que a câmera mostre) lembram aqueles filmes das antigas em que tudo era mais sugerido do que mostrado.
"Olhe, uma criatura... Parece metade homem metade animal"

Também temos momentos que se fazem visíveis como  cena em que a criatura fica espiando pela janela, ou quando ela entra na cabana, dando uma sensação de insegurança.

Por curiosidade, o episódio usou, em certos momentos, a trilha sonora do filme "A Hora do Pesadelo 4: O Mestre dos Sonhos" para sonorizar esse episódio. 




Perdão, é aqui onde Vive um Morto?: Neste remake de um episódio homônimo de 1974 e inédito no  Brasil, um cientista louco criou um monstro que para se manter vivo, deve sugar o sangue de belas jovens. Quando uma moça se perde no cemitério, pede ajuda ao Chapolin. Este é um dos episódios que mais flerta com o horror, inclusive com esse detalhe macabro do morto ter que se alimentar de sangue. Quem interpreta o morto provavelmente é Ruben Aguirre que usa a todo momento uma máscara de Frankenstein. O nome do cientista maluco, inclusive é Lopestein que segundo um personagem é primo do Dr. Frankestein, mas que nasceu em Pirapora. O cenário do cemitério é bem realizado, com direito a um túmulo que é uma passagem secreta para um laboratório no subsolo. 

O episódio em questão é legendado.


Riacho Molhado: Numa cabana nas montanhas uma mulher e seu pai são aterrorizados por um fantasma de um pele vermelha, o terrível Índio Riacho Molhado, apavorados, eles chamam o Chapolin, mas eles não sabe que o super herói é tão medroso quanto eles. Esse episódio é bem semelhante ao do Lobisomem e a do Abominável homem das neves, por esse motivo, o episódio continua com um clima sinistro.

Ele foi menos reprisado que os outros episódios com o mesmo estilo. 



O Lobisomem: Um casal de mochileiros se perdem na floresta e decidem passar a noite numa cabana, mas o misterioso caseiro os adverte que é lua cheia e, em breve, aparecerá o Lobisomem. A ajuda do Chapolin se torna inevitável. A pouca duração do episódio com aproximadamente 16 minutos. Esse episódio tem as mesmas pretensões dos episódios do 'Abominável homem das neves' e do 'Riacho Molhado', portanto, mesmo que pequeno, garante bons momentos de terror e diversão.

Existem muitos outros episódios com climas assustadores, muitos deles envolvem assassinos ou loucos perigosos que estão a solta. Em boa parte, podemos dizer que Chapolin é uma ótima diversão para fãs de filmes de terror por mais que os episódios em questão caminhem para a comédia do que para o terror propriamente dito.

Já em 'Chaves', programa mexicano atuado e dirigido pelos mesmos atores e direção e Chapolin, existem dois episódios que fás de terror devem adorar.

O episódio 'Filme de Terror' onde Chiquinha e Chaves, após terem a sua sessão de filme de terror interrompida, decidem assustar Quico que está sozinho em casa. Com direito a mascaras assustadoras, história de fantasmas num cemitério, o episódio é um deleite aos fãs do gênero.


O outro episódio é dividido em suas partes chamados de "Os Espíritos Zombeteiros" e "A Volta dos Espíritos Zombeteiros". O episódio trás histórias de sonambulismo, fantasmas e até uma sessão espírita.     

Espíritos Zombeteiros

A Volta dos Espíritos Zombeteiros

Um desenho animado que tem um episódio que pode assustar ou dar desconforto em assistir é do 'Piu Piu e Frajola' onde o Piu Piu toma uma porção e se transforma em monstro. Inspirado no famoso 'O Médico e o Monstro', o episódio simplesmente assustou muitas crianças. 

Ainda no universo dos desenhos, existe 'O Fantástico Mundo de Bobby' onde o garoto e seus irmãos mais velhos são atacados por ninguém menos que Jason Voorhees. É um episódio legal e divertido com boas homenagens aos fãs de 'Sexta Feira 13' e de filmes de terror no geral.

Não obstante, existem desenhos animados que são direcionados a jovens que amam terror. É o caso dos desenhos: 'Os Pesadelos de Ned' e 'Coragem: O Cão Covarde'. Em 'Os Pesadelos de Ned', bem, é um desenho que o Freddy Krueger adoraria ver quando criança. O garoto de 10 anos vive tendo pesadelos e a cada pesadelo é um episódio. O desenho teve cerca de 25 episódios, ele foi cancelado por que ele foi considerado obscuro demais para crianças. Já em 'Coragem: O Cão Covarde',  Coragem, e seus donos, Eustácio e Muriel, frequentemente encontram monstros, alienígenas, demônios, cientistas loucos, zumbis e outros perigos que Coragem deve afastar para salvar seus donos, sem o conhecimento deles. Embora a maioria das criaturas que os três enfrentam sejam assustadoras e perturbadoras, algumas acabam por serem doces ou simplesmente angustiadas.

Coragem, Ned, Bobby e Piu Piu

  Curiosidades interessantes de Coragem: O Cão Covarde

- Pelo mapa dos Estados Unidos, o lugar onde fica localizado Lugar Nenhum (Cidade fictícia do desenho) é justamente o local onde situa a famosa Área 51 que é um local que oficialmente não existe nos mapas. Boatos dizem que se trata de lugar onde ocorrem experiências com extraterrestres. As aventuras do Coragem, o Cão Covarde têm como base esses fenômenos sobrenaturais, incluindo a presença de militares em alguns episódios, com missões ultrassecretas, como no episódio "A Invisível Muriel" e "Uma Mosca Chamada Coragem". Uma outra curiosidade é que em um episódio, dizem que Lugar Nenhum fica em algum lugar do Kansas.

- O desenho não é considerado muito infantil, pois tem várias vezes cenas de insinuação violenta (típica de um filme de terror). Um exemplo é os dois episódios "Noite da Toupeira Lobisomem" e "A Maldição do Rei Ramsés".

- Animação em 3D foi utilizada em alguns episódios como "A Maldição do Rei Ramsés".

- Num episódio, foi mostrado que Muriel tem uma prima chamada Dorothy, referência ao mágico de Oz.

- Eustácio tinha um irmão mais velho de quem sempre teve inveja. Em um episódio, seu irmão havia deixado uma maleta com uma suposta herança. Sabe-se que ele já é falecido. No episódio 'Fazendeiro Caçador e Fazendeiro Caçado', foi mostrado que esse irmão do Eustácio chamava ele de inútil por não saber caçar.

- O episódio "O Demônio do Colchão", faz referência ao filme de terror O Exorcista.

- No episódio "Todo Mundo Quer Dirigir", o próprio diretor fala que fez alusão à musica "Thriller" de Michael Jackson, e Quentin Tarantino como: Benton Tarantella.

- Eustácio já se transformou em várias coisas, como um balde de água, uma flor, uma estátua,uma estrela, uma caveira e outras coisas, mas sempre no episódio seguinte ele volta ao normal. Até mesmo no episódio "Scuba Scuba", ele explode, mas volta ao normal no episódio seguinte como se nada tivesse acontecido.

- Pode-se observar também que o autor é um grande fã de músicas e instrumentos musicais, pois são observadas diversas homenagens a vários clássicos em sua trilha sonora (O Quebra Nozes, Beethoven, etc) e instrumentos dos mais extraordinários (Cítara, Sinos, etc) são exibidos no desenho.
No episódio 2 (Ensopado de Vovó), Eustácio não apareceu, sendo esse o único episódio em que ele não aparece.

- O episódio "A máscara" foi censurado no Brasil pela violência extrema com os animais (principalmente com o Coragem), e por conter vocabulários não muito adequados para um desenho animado, sendo o único episódio que não é exibido no Brasil atualmente, esse episódio foi exibido apenas 1 única vez no Brasil, via Cartoon Network e nunca mais foi exibido .

- Benton Tarantella, personagem que só apareceu nos episódios "Todo Mundo Quer Dirigir" e "Gente Nervosa e Má", tinha sido programado para morar embaixo da casa de Coragem, Muriel e Eustácio, mas após mudanças, isso foi desconsiderado.

É claro que também existem muitos outros desenhos com cenas bizarras e assustadoras, principalmente asiáticos. O que dizer de Dragon Ball ou Naruto... Nesses desenhos possuem uma certa violência dignas de terror, principalmente no que se diz respeito a mortes que podem ser repletas de gore. No entanto, por serem desenhos voltados para a ação e luta, os quesitos terror são ofuscados e acabam sendo justificados como ação devido ao contexto em que elas se encontram no desenho.  

Bem pessoal, é isso, como você puderam perceber, antigamente existia uma certa 'liberdade' de se fazer muitas coisas assustadoras para o público infantil, diferente dos dias atuais que para tudo existe uma proibição e um limite devido a censura, infelizmente, raramente fazem coisas do tipo. Seria essa uma regressão desse tipo de entretenimento? Se você têm alguma opinião ou experiência com algum desenho ou seriado de comédia, deixe o seu comentário falando sobre o assunto. Até a próxima turma.

Por Michael Kaleel. 

2 comentários:

  1. "Acredite ou não, nem as tartarugas ninjas escaparam de um episódio assustador para os seus padrões."
    Como assim cara?! As HQ's das tartarugas eram brutais, cheias de gore e humor negro kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, as HQ's são bem loucas... Mas, quando é adaptado para desenho, é claro que eles precisam maneirar porque os pais não vão querer deixar os filhos verem coisas do tipo. Então, em relação aos demais episódios, esse aí é sim bem mais sinistro.

      Excluir