20 curiosidades sobre "Corra!" - Sessão do Medo

15 de maio de 2017

20 curiosidades sobre "Corra!"


Estreia nesta quinta feira (18) nos cinemas brasileiros o filme Corra! (Get Out), um dos filmes de terror mais elogiados das últimas décadas. Quando estreou em fevereiro nos EUA, o suspense ganhou 99% de aprovação no Rotten Tomatoes, além de ter faturado milhões em sua bilheteria, uma vez que seu orçamento foi de U$4.5 milhões e arrecadou U$214.3 milhões. Infelizmente, muitas curiosidades aqui terá spoilers, portanto se você não viu o filme, favorite o post e leia após vê-lo!

Vamos lá!

01: O diretor e roteirista Jordan Peele fez sua estréia na direção aqui em Corra!. Antes, ele era conhecido por seus trabalhos em comédia, como a série Key & Peele e o filme Keanu (2016).

02: Peele fez um contrato com a Universal pra continuar produzindo os chamados "terror social", que são filmes de terror que abordam algum tema recorrente da sociedade como o próprio Corra!. Seu próximo filme faz parte do contrato e será um suspense no mesmo estilo, dirigido e escrito por ele mesmo.

03: Eddie Murphy foi quem inspirou Peele a fazer Get Out. Durante um show de stand-up dele, Murphy falou sobre como foi estranho ele conhecer os pais de sua namorada caucasiana. Murphy foi a primeira escolha para o papel de Chris, mas Peele desistiu por achá-lo muito velho.


04: A Noite dos Mortos-Vivos (1968), o primeiro filme de horror protagonizado por um negro, foi uma forte influência.

05: Outra forte influência foi As Esposas de Stepford (1975). No clássico, um casal se muda para um bairro de Connecticut e a moça descobre que os maridos do local tem uma conspiração para alienar as esposas para que fiquem dóceis e submissas. O filme teve um remake estrelado por Nicole Kidman em 2004, chamado Mulheres Perfeitas.

06: O Esquecimento (The Sunken Place) foi baseado na experiência da marginalização dos negros. "Não importa o quão alto gritemos, o sistema sempre nos silencia", disse Peele.

07: A música que toca nos créditos iniciais e finais do filme se chama "Sikiliza Kwa Wahenga" e em tradução, ela diz "Irmão, fuja! Ouça os mais velhos. Ouça a verdade. Fuja! Salve-se".

08: Bradley Whitford e Catherine Keener (os pais de Rose) já trabalharam juntos em Um Crime Americano (2007), onde ela interpreta uma mulher que tortura duas irmãs jovens. O filme foi baseado em eventos reais.

09: Quando Rose defende Chris do policial após baterem no cervo, ela não está o ajudando e sim evitando uma papelada na delegacia que deixaria rastros de que os dois estavam juntos antes dele "desaparecer".

10: Chris vai checar como o cervo está por conta do acidente que matou sua mãe, onde ela foi atropelada e deixada para morrer na estrada.


11: Quando Chris vê Walter correndo à noite, não sabemos ainda que o jardineiro é o avô de Rose. Podemos perceber que ele provavelmente ainda corre pois não superou a perda das Olimpíadas de 1936.

12: Na mesma cena, vemos Georgina ajeitando a franja no reflexo da janela. Ela está provavelmente tentando evitar que a cicatriz da cirurgia fique visível. O mesmo serve pra Walter que está sempre de boné... E pro Logan na festa.

13: Missy controlava os hipnotizados com a batida de uma colher de prata. Ela simboliza o "privilégio".

14: "Nós contratamos Georgina e Walter para cuidar dos meus pais. Quando eles morreram, eu não podia deixá-los." Quando Dean diz isso para Chris, ele estava se referindo de seus pais e não dos empregados.

15: O filme tem várias referências à escravidão, como o bingo remetendo aos leilões de escravos ou as algemas de couro que amarram Chris.

16: No fim, Rose está comendo cereal colorido, mas deixa o leite separado. É um tipo de referência a não misturar coisas brancas com coisas não-brancas.

17: Quando Chris é forçado a assistir a televisão enquanto está preso, uma voz repete "A mente é algo terrível de se desperdiçar". Esse é o slogan de uma organização filantrópica americana que reúne fundos para negros cursarem faculdade.


18: Uma grande cena de destaque no trailer foi cortada do filme. Nela víamos Chris sendo atacado por um tipo de esqueleto de cervo. A cena se passaria enquanto Chris estava no Esquecimento e foi retirada para não confundir o público.

19: O final original seria pessimista e teria um verdadeiro policial chegando na estrada ao invés do amigo de Chris, o Rod. Ele então seria preso e incriminado pelos assassinatos. Mas Peele achou que o público merecia um pouco de esperança, por conta dos absurdos números de violência contra negros nos Estados Unidos.

20: Membros da Academia do Oscar receberam convites da Universal Pictures para ver o filme, na esperança de que haja uma possibilidade do filme ser indicado na próxima edição. Especialistas apontam que se ele for indicado, poderá ser por Roteiro Original. Se isso acontecer, Corra! pode entrar na seleta lista de filmes de terror indicados ao Oscar.

Um comentário:

  1. <3 <3 Amei este filme. E amei seu blogs e o post <3

    ResponderExcluir