Os Reis e Rainhas do Grito - Sessão do Medo

4 de maio de 2017

Os Reis e Rainhas do Grito



Olá pessoal, hoje decidi trazer para vocês alguns dos heróis mais importantes do gênero, eles enfrentaram seus demônios e lutaram ou para sobreviver, ou para salvar as pessoas do mal eminente. Isso aqui não é uma lista de top 10, cada personagem é importante em igual para os filmes em que estão inseridos. 

Vale dizer que não estão todos os heróis aqui, seria uma loucura, mas estão alguns importantes que estão na boca dos fãs de terror e fizeram por merecer o titulo que aqui os coloco.

Outro fato importante é que, embora a maioria dos filmes tenham sido lançados há algum tempo, alguns spoilers podem ser ditos, por esse motivo, leia por sua conta e risco. 

Dito isso, vamos lá. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CHARLIE BREWSTER

De um adolescente a caçador de vampiros. Charlie teve a sua vida mudada completamente quando um homem misterioso chamado Jerry Dandridge muda para a casa ao lado. Ao lado de Peter Vincent, ele acaba com as ameaças dos sanguessugas. Primeiro Jerry, na sequência a irmã de Jerry, a sedutora Regine Dandridge.
O medo que ele teve que enfrentar para salvar a sua namorada e se salvar desses seres, merece fazer com que ele esteja aqui.

Vale dizer que ele foi interpretado por três atores distintos ao longo de quatro filme. Nos dois primeiro é o William Ragsdale, no remake de 2011 é o falecido Anton Yelchin, e no reboot de 2013 ficou por conta de Will Payne.

No geral ele: Viu o seu amigo Ed virar vampiro sendo que no reboot ele o matou, sua mãe atacada, quase se transformou em vampiro por causa de Regine na parte 2,  por causa de Amy no reboot e já foi ferido por uma estaca. 



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 ALICE JOHNSON

Interpretada por Lisa Wilcox nos dois filmes (A Hora do Pesadelo 4 O Mestre dos Sonhos e A Hora do Pesadelo 5 O Maior Horror de Freddy), Alice foi uma personagem muito importante dentro da franquia 'A Hora do Pesadelo', algumas pessoas chegaram a dizer que ela é mais importante que Nancy Thompson, mas isso é algo relativo.

Alice era uma garota sonhadora, imaginava o que queria dizer ou fazer, mas tudo acabava ficando na imaginação mesmo, era tímida e sofria problemas em casa com o seu pai alcoólatra... O maior consolo dela era o seu irmão Rick. 

Porém, as coisas mudam quando seus amigos começam a morrer, no começo ela é uma personagem colocada de lado por causa da presença de Kristen, Joey e Kincaid, mas depois Alice vai ganhando força e tomando destaque, mesmo que ninguém acreditasse nela sobre Freddy Krueger, ela estava ali enfrentando ele e tentando impedir que o vilão matasse os seus amigos. E o pior, quando achou que os pesadelos haviam acabado, ela teve que lidar com a morte de seu irmão, amigos, namorado, e com o fato de Freddy estar querendo usar o seu filho para atacar. Graças a sua coragem e destreza, ficamos sabendo um pouco mais sobre Freddy e sua mãe. 

No geral ela: Passou por muita privação de sono, pressão psicológica, enfrentou o mundo dos sonhos destorcido de Freddy, e a um acidente de carro.   



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TOMMY JARVIS

Esse aqui é um sobrevivente, ele enfrentou seus medos não só uma, mas três vezes ao longo se sua trajetória na franquia 'Sexta Feira 13'. Com apenas 12 anos de idade, Tommy teve sua mãe e um grupo de vizinhos assassinados por Jason... O assassino o fez tomar medidas extremas para sobreviver, medidas essas que afetaram a sua vida desde então. Já chegando na fase adulta, ele foi para uma clinica que estava num projeto de reinserir pessoas a sociedade, lá, ele se depara com um imitador de Jason, imitador esse que faz uma chacina matando todos que residiam ali. Anos mais tarde, Tommy ainda é atormentado pelo passado que destruíra a sua vida, num ataque de fúria, ele acaba fazendo com que Jason voltasse a vida e iniciasse um novo massacre. No entanto, ao invés de fugir, ele o confrontou, essa briga quase o matou e fez com que Jason ficasse preso no fundo do lago Crystal, dessa forma ele impediu que o massacre continuasse e muitas pessoas saíram vivas graças a ele. 

Tommy foi interpretado por três atores diferentes ao longo de três filme. Quando criança na parte 4, ele era o Corey Feldman; Quando ele foi para a clínica, ele era o John Sheperd; E por fim, na parte 6 ela era o Thom Mathews. 

Tommy nunca foi um garoto de recuar, ele adorava coisas de terror e isso contribuiu de certa forma para confrontar Jason e seu imitador, sem contar que ele foi o personagem que mais enfrentou o Jason e, pasmem, sobreviveu. Por esses motivos, ele merece ser lembrado.

No geral ele: Se viu obrigado a se maquiar para ficar parecido com o Jason quando criança, foi cortado na barriga e no peito por um facão, quase foi estrangulado e afogado por Jason.  


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ELLEN RIPLEY


Outra guerreira que merece ser lembrada. Ellen, sempre foi uma mulher lógica e séria no que faz, algumas pessoas poderiam até dizer que ela é antipática no começo, unicamente porque ela segue as regras e protocolos a risca... Em momentos de crise, ela pensa no grupo todo, uma vez que a situação está ruim, ele clama por união. É convicta, pensa antes de agir e esse pode ser um dos motivos pela qual ela conseguiu enfrentar os Aliens mais do que qualquer outro. 

Ainda que o seu final tenha sido triste, ela continuou forte mesmo depois de saber que iria morrer, lutou para defender os mais necessitados e fez o que foi preciso. 

Nos filmes (Mais precisamente em 'Alien Ressurreição'), é dito que Ellen Ripley foi lembrada por séculos pelo seu sacrifício final e assim como nos longas, essa magnifica personagem interpretada pela Sigourney Weaver na primeira quadrilogia, será lembrada por séculos. 

No geral ela: Teve toda a sua tripulação assassinada, enfrentou vários aliens incluindo uma rainha e um híbrido de cachorro, aceitou o seu destino trágico e se matou para evitar que uma rainha surgisse de seu peito.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 ED E LORRAINE WARREN


Esses dois são os heróis mais novos da lista. Se diferenciam por um simples fato, eles vão até os seus inimigos para acabar com eles. Talvez o que podemos chamar de um dos filmes mais assustadores da década, Ed e Lorraine enfrentam poltergeist, assombrações e demônios salvando famílias de suas influencias malignas.

Interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga, o mais interessante é ver como o casal tem química e como um depende do outro para seguir enfrente, mesmo enfrentando esses seres maléficos, nada disso abala o seu casamento e desde que estejam juntos, tudo fica bem. A preocupação deles em ajudar os necessitados é tanta que em alguns momentos eles acabam deixando a filha longe deles e, as vezes, a mercê de demônios. No entanto, existe aquela preocupação da família e os Warrens se amam incondicionalmente, e justamente por esses fatos, merecem ser lembrados, não só pelo que fizeram, mas também pelo que ainda vão fazer. É só ficar de olho nas notícias.

No geral eles: Enfrentaram demônios, Lorraine viu a morte de seu marido em uma visão, a vida de sua filha fora ameaçada pelo demônio e pela Annabelle, Ed teve vapor espirrado na sua cara e quase foi empalado por uma árvore atingida por um raio.    


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NANCY THOMPSON

Ícone dos filmes de terror, Nancy é uma jovem que a princípio, fica em segundo plano, ela tem uma vida comum, namorado cujos pais dele não gostam dela, mãe alcoólatra e pai onisciente... Porém, quando sua melhor amiga, Tina, morre misteriosamente, Nancy parte numa batalha que desafia tudo que ela acredita. A jovem sempre foi racional e lógica, e quando descobriu que Freddy Krueger existia, não ignorou esse fato e agiu dentro da racionalidade o tempo todo. Firme, forte e mandona, Nancy se destaca de muitas heroínas. 

Para a tristeza dos fãs, Nancy acabou sendo vítima do Freddy em sua segunda aparição em 'A Hora do Pesadelo Parte 3 Os Guerreiros dos Sonhos', mas ela lutou até o fim e ajudou a salvar Kristen, Joey e Kincaid das mãos do maníaco. 

No remake de 2010, Nancy foi interpretada por Rooney Maara, dessa vez o sobrenome de Nancy é 'Holbroock' e nem chega perto da Nancy de Heather Langenkamp que é mais forte e tem mais presença. Estou ignorando o 'Novo Pesadelo' porque ali não é a Nancy, é a Heather Langenkamp, a atriz que fez a Nancy, não é a mesma coisa.

No geral ela: Se queimou, foi cortada no braço pelas lâminas de Freddy, foi atacada inúmeras vezes, viu sua mãe morrer e teve seu namorado e amigos assassinados. Acabou morrendo esfqueada por Freddy.  


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANDY BARCLAY

Esse aqui teve uma infância conturbada, no seu aniversário de 6 anos, ele ganhou o que poderia ser o melhor presente do mundo para ele, um boneco bonzinho chamado Chucky, mas na verdade, dentro do boneco estava a alma do sanguinário assassino Charles Lee Ray. No começo ninguém acredita no garoto de que o boneco está vivo, mas depois passam a acreditar fazendo com que sua mãe e o policial Mike, corram contra o tempo para impedir que Chucky consiga transferir a sua alma para Andy.

A sua mãe foi a única que confirmou a história do boneco assassino e por causa disso acabou sendo internada numa clínica psiquiátrica fazendo com que Andy fosse para um lar adotivo... Lá ele trava uma nova batalha contra Chucky que ainda quer passar sua alma para ele. O terceiro ataque do Chucky já não é mais para pegar Andy, e sim um amigo dele, o jovem Tyler que vê em Chucky um grande amigo, mas como aconteceu nos episódios passados, Andy consegue impedir que o boneco consiga realizar o seu plano maléfico. 

Anos depois,Chucky ressentido em não tê-lo matado, decide fazer uma visita à Andy, agora adulto, mas, Andy estava esperando e tira a vida do brinquedo pela quarta vez. 

Interpretado por dois atores: Alex Vincent no 1, 2, 6 e 7; e por Justin Whalin na parte 3. O Barclay foi um lutador, viu a sua infância destruída, mas sempre se manteve firme, e de um garoto assustado que chorava e caia sozinho, passou para um homem que resolve as coisas com um simples tiro de escopeta. Chucky não mete mais medo nele, para Andy ele é um sociopata no corpo de um boneco que pode ser detido facilmente e esse amadurecimento do Andy promete dar boas cenas no mais novo filme 'O Culto de Chucky', vamos aguardar!

No geral ele: Foi atingido por um taco de baseball na cabeça, foi mordido por Chucky, levou um coronhada com uma faca na cabeça, teve a perna cortada por uma faca, viu algumas pessoas serem assassinadas, teve a sua mãe internada numa clinica por defender ele.   
  

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LAURIE STRODE

Essa aqui consagrou a Jamie Lee Curtis como a 'rainha do grito'. A evolução de Laurie no decorrer de sua vida e o seu amadurecimento são notáveis. No primeiro e no segundo Halloween, a jovem e ingênua babá de Tommy Doyle enfrenta Michael Myers pela primeira vez. Literalmente, esse foi um pesadelo que não teve fim para a jovem moça. Insatisfeito de não ter conseguido matá-la, Michael parte para o ataque 20 anos depois. Jamie, agora com filho, fica cara a cara com o seu irmão mais uma vez, só que agora ela não é mais a jovem assustada de antes, ela o confronta e briga como nunca havia feito antes. Infelizmente, mesmo tendo vencido essa batalha, ela perdeu na guerra quando em Halloween Ressurreição, Michael a mata. 

A morte dela deixou muitos fãs revoltados, Laurie Strode é simplesmente uma referência quando o assunto é sobreviver de sociopatas imortais... Por esses motivos, o filme em que ela morre (Halloween Ressurreição) é ignorado por muitos. Não obstante, Laurie acabou voltando no remake e em sua continuação, agora interpretada por Scout Taylor-Compton que mesmo não fazendo um trabalho ruim, não se compara a nossa Lee Curtis.    

No geral ela: Levou uma facada (Halloween 1), despencou de uma escadaria (Halloween 1), sofreu diversas perseguições (Halloween 1, 2, H20, Haloween O Inicio, H2), Caiu do forro de uma casa (Halloween O Inicio), Foi jogada do segundo andar de uma casa (Halloween O Inicio), Estava num carro que capotou (H2).

Morte: Foi esfaqueada por Michael no terraço de uma clínica e depois caiu do prédio.

Na versão de Rob Zombie, Laurie acabou sendo internada numa clínica psiquiátrica dando a entender que o cérebro dela bugou depois do que ela passou.   



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SIDNEY PRESCOTT

Essa foi uma verdadeira lutadora, talvez, uma das que mais sofreram dos que foram citados aqui. Quando jovem, Sid teve a sua mãe assassinada, ela acusou o amante de sua mãe, Cotton, como assassino, mas não era ele. O assassino em questão voltou um ano depois para uma série de assassinatos, tudo em torno da jovem. Como se não bastasse, anos depois um outro assassino quis terminar o que o primeiro não conseguir, matar Sidney, e nesse processo ele acabou matando pelo menos uma dezena de inocentes. Mas, isso não era o bastante, mais alguns anos depois, outro assassino surgiu, dessa vez, não só para matar Sidney, mas também para revelar tudo que ocasionou a sua vida trágica até aquele momento. 10 anos depois, pela quarta vez, um assassino tentou matá-la, não só a ela, mas o pouco de família que ainda tinha.

Com um passado desse, seria normal se a pessoa se isolasse completamente do mundo, ou ficasse louca. Mas Sidney só foi evoluindo como mulher e como sobrevivente. De uma garota que fugia do Ghostface no primeiro filme, ela passou a correr atrás do assassino no quarto, enfrentando ele e lutando para impedir que o Ghostface fizesse novas vítimas. Neve Campbell fez com que Sidney Prescott fosse o seu maior trabalho até então. Sidney se tornou um exemplo de força e superação que não se sucumbiu ao seu triste passado e seguiu com a vida.    

No geral ela: Foi esfaqueada duas vezes, uma no ombro e outra na barriga, teve que se jogar 3 vezes do segundo andar das casas, teve sua mãe, tia, amigos, prima e namorados assassinados, levou dois tiros, foi estrangulada, rolou escada abaixo e sofreu um acidente de carro.  


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 "ASH" ASHLEY J. WILLIAMS

Esse é um daqueles personagens mais controversos, ao mesmo tempo que ele é amado por muitos, ele é odiado por muitos, a sua mudança de personalidade é grande de um longa para outro, no entanto, ele não deixa de ser o cara que enfrentou os seus amigos endemoniados, a sua namorada sádica, demônios, fantasmas, bruxas, entre outras criaturas infernais. 

Ash era um cara normal que só queria passar um tempo num local isolado com os amigos, mas ao lerem as passagens do livro dos mortos, eles liberaram na floresta antigos demônios Kandarian que vai possuindo um a um de seus amigos, forçando Ash a lutar por sua sobrevivência. No começo, Ash era um rapaz tranquilo e sereno... Mas depois ele se tornou um canastrão badass que mata demônios a roto. Ele chegou a voltar séculos no tempo e não só lutou contra um exército de mortos, mas também ensinou o povo daquele tempo a se defender das criatura demoníacas. 

Atualmente (e 30 anos depois do primeiro encontro dele com os demônios) Ash continua enfrentando essas criaturas na série  'Ash versus Evil Dead' onde ele liberta mais uma vez o demônio. 

Ash é interpretado por Bruce Campbell até os dias atuais, dando assim para ele um dos heróis de filmes de terror mais ativos.

No geral ele: Teve sangue e gosma jogados na sua cara inúmeras vezes, teve sua mão decepada por ele mesmo, foi mordido pela sua namorada, sofreu várias alucinações, foi jogado escada abaixo do porão, entre outros.  


Bom pessoal, esses foram dez das personalidades que marcaram o público dos filmes de terror, existem menções honrosas que não poderiam faltar como: Reggie e Mike dos filmes Phantasm... Esses dois lutaram bastante para se proteger do Tallman e das bolas voadoras; Martin Brody enfrentou dois tubarões enormes em dois filmes, acabou morrendo de infarto e deixando o seu filho mais velho, Mike, enfrentar esses animais; Kirsty Cotton enfrentou os Cenobites e Pinhead duas vezes; Os irmãos Frog ajudam lutam contra os vampiros de Santa Carla; Sarah e John Connor passaram a vida enfrentando maquinas do futuro para impedir que o mundo acabasse numa guerra nuclear liderado pelas maquinas... E muito mais. 

Provavelmente, nós não veremos muitos desses personagens voltando a ativa, o que resta é a lembrança de que heróis como eles serviram de inspiração e estão na nossa memória para sempre.  

Por: Michael Kaleel.

2 comentários:

  1. Oi, boa noite.

    Meu nome é Davi.

    Eu acompanho o blog há pouco tempo e não costumo comentar muito, mas adoro ler as críticas e artigos de vocês. O blog é excelente! Parabéns à todos!
    Eu só queria dizer que obtive uma cópia original do roteiro do que seria o próximo filme da série Friday the 13th, que a Paramount cancelou há alguns meses, liberada no twitter pelo autor, Nick Antosca, que escreveu alguns episódios da série Hannibal e o filme Floresta Maldita com a Natalie Dormer, aqui está o link: https://twitter.com/NickAntosca/status/833456979557257216?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Fbloody-disgusting.com%2Fnews%2F3425340%2Fcan-now-read-channel-zero-creator-nick-antoscas-friday-13th-reboot-script%2F
    Achei que os fãs da série iriam gostar, aproveitando que o artigo fala um pouco sobre o filme. Só é necessário saber inglês, claro. Vocês poderiam postar o roteiro no blog!

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai, Davi?

      Falo por todos os quatro membros da equipe quando digo que ficamos felizes ao ver um feedback como o seu, pois sabemos que estamos no caminho certo! Eu com certeza darei uma olhada e farei uma postagem sobre aqui no blog, citando sua participação.

      Obrigado pela atenção!

      Excluir