Crítica: Fatos Estranhos (2009) - Sessão do Medo

21 de agosto de 2017

Crítica: Fatos Estranhos (2009)


Esse filme de found footage foi lançado em 2009... Tinha uma premissa nada original, mas que poderia ser algo interessante. Poderia!... Dirigido por Dominic Perez (Com o seu primeiro e último filme até então), e lançado discretamente. 'Evil Things' conta com um elenco de jovens desconhecidos, são eles: Elyssa Mersdorf, Laurel Casillo, Morgan Hooper, Torrey Weiss e Ryan Maslyn... A falta de informação sobre o elenco ajuda, de certa forma, na proposta do filme.

O longa foi lançado em vários festivais de cinema que começaram no início de 2009, incluindo o Festival de Cinema de Long Island, o Festival de Cinema da Olimpíada de Melbourne, Austrália e o Festival Internacional de Cinema de Edmonton . também teve sua estréia britânica em 29 de agosto de 2009 em Leicester Square como parte do festival de cinema FightFest de Londres do Canal 4 de televisão. O lançamento mundial do filme em DVD e Blu-ray Disc  foi em 2011.

O filme acompanha Miriam que em seu 21° aniversário, decide viajar com os seus amigos da faculdade: Tanya, Cassy, Mark e Leo, para a casa de sua tia Gail, que fica num local isolado perto de montanhas em algum lugar de Nova York. No entanto, durante essa viagem, o quinteto vai se deparando com acontecimentos 'estranhos' envolvendo um carro preto que aparenta estar seguindo eles. Uma vez que chegam na casa, mais eventos idiotas estranhos vão acontecendo, até que o passeio que deveria ser o melhor de todos, se torna um verdadeiro pesadelo e luta pela sobrevivencia. 

É fato de que a equipe tem atores legais que estão envolvidos com o projeto, foi usado uma câmera de qualidade para fazer o found footage, não se tem uma qualidade ruim das imagens e nem muita tremedeira durante a projeção, e tem até uma ambientação legal... Mas, carece de um roteiro de qualidade que mostre o que o público realmente quer ver nesse tipo de filme. Gente, essa película parece que foi emendada com um monte de improviso para dar tempo até chegar no clímax que não mostra nada e decepciona feio.

Para começar, o grupo é seguido pelo carro preto, ao perceberem que estavam sendo vigiados, eles logo descartam a ideia de ligar para a policia porque não tinham 'nada contra' o carro que os perseguia... Ridículo, se chamassem logo a policia, os homens da lei iriam falar com o dono do automóvel e no mínimo o grupo veria o rosto do proprietário daquele veículo. 

Vamos dar uma analisada no título do filme: "Fatos Estranhos", tem situações de mistério envolvendo o carro preto, mas em boa parte da história também temos situações que não tem nada a ver com a trama principal e que no fim das contas não leva a nada: Uma garota passa mal na viagem (Estranho), o grupo se perde para chegar à casa (Estranho), o grupo se perde outra vez enquanto estavam passeando na floresta (Estranho). Enfim, são uma série de asneiras do grupo que compõe o filme inteiro, não espere uma ideia inteligente de alguém! Na verdade o filme teria mais sentido se fosse chamado de 'Burros Tediosos'.

A história não se decide se quer ser 'sobrenatural' ou não... Por boa parte do filme nós vemos o carro preto perseguindo o grupo, mas no fim começamos a ouvir um barulho estranho da 'coisa' que está perseguindo eles, um som um tanto animalesco (Sim, poderia ser algum maluco fazendo aquele som, mas isso não é explicado). Não sabemos quem ou o que é, quantos são, e porque querem o grupo. Na verdade, a gente não vê nada. A única coisa que podemos afirmar, é que não era apenas um ser que vigiava o grupo, podemos notar isso no final quando alguém bate a porta para evitar que uma das vítimas fuja enquanto outro individuo a filmava por trás.


No grande clímax, o quinteto acaba descobrindo que estavam sendo vigiados o tempo todo por alguém que os filmava constantemente, além disso, esse ser já havia entrado na casa enquanto todos dormiam na noite anterior. E pronto, o ataque final começa, um por um, o grupo vai sendo pego, não sabemos se são assassinados ou se são capturados, eles só desaparecem em meio a correria... Inclusive, deixando pontos de interrogação sobre o que aconteceu com alguns personagens que simplesmente desaparecem, como foi o caso do Leo. 

E é basicamente isso, o filme acaba com o maluco vigiando outro grupo para começar a perseguição outra vez. Enquanto os créditos aparecem, nós vemos as cenas que o maníaco misterioso fez com o grupo... Mas, não há nada de novo, são cenas que já haviam sido mostradas antes... isso não faz muito sentido, tipo, se o louco estava contemplando o seu vídeo, porque não apareceu as cenas dele capturando ou matando as vítimas? Essa seria a realização de seu desejo da qual ele poderia assistir sempre que quisesse, mas não. Não temos qualquer tipo de explicação, o que aconteceu foi jogado para o público e nós tivemos que engolir.

Com 86 minutos de duração, Evil Things é um produto criado com um 'baixo' orçamento, um pouco mais de 3 milhões, mas isso não é motivo para o filme ser ruim, o verdadeiro motivo é a falta de cuidado com a oportunidade que tinha em mãos, a ideia bem desenvolvida poderia fazer desse filme uma grata surpresa numa época em que o Found Footage está desgastado e não impressiona como outrora. Poderiam ter feito algo relacionado a monstros que vivem na neve como o Yeti, ou poderiam ter apelado para o clássico assassino serial tentando fazer do grupo a sua nova chacina... Numa técnica FF, seria algo bem atraente para os fãs do gênero.

Podemos perceber algumas leves inspirações a filmes de terror como: "The Evil Dead", "The Blair Witch Project", "Black Cadillac"... E tudo isso faz o longa caminhar para algo empolgante que não acontece, frustrando o telespectador. 'Fatos Estranho' é um filme longo que apesar de algumas coisas interessantes, tem pouca coisa acontecendo, e o que acontece não é o bastante para empolgar ou justificar a existência desse filme. No final, quando o ritmo começa a melhorar, a trama corre e acaba sem mais nem menos deixando um monte de pergunta no ar. Nota: 3,0. 

Ahhh, quase ia esquecendo. Um ponto curioso é que quase todas as cenas do trailer não estão no filme, por isso, não se guie muito por ele. É isso pessoal, até a próxima.  

FICHA TÉCNICA


Titulo original: Evil Things.

Titulo brasileiro: Fatos Estranhos.

Diretor: Dominic Perez.

Produtor: Dominic Perez, Mario Valdez Steckler.

Roteiro: Dminic Perez.

Elenco: Gail Cadden (Tia Gail), Laurel Casillo (Cassy Crawford), Morgan Hooper (Mark Schaefer), Ryan Maslyn (Leo), Elyssa Mersdorf (Miriam Dearing).

Sinopse: Em 9 de janeiro de 2009, cinco estudantes universitários deixaram Nova York para um fim de semana de descanso no interior. 48 horas depois, todos os cinco estudantes simplesmente desaparecem sem deixar vestígios. Não houveram ligações e nenhuma evidência - até agora.

Trailer


Por: Michael Kaleel.

3 comentários:

  1. Faz a crítica eu sei oq voce fez no verao passado e a sequência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já temos, Victor!

      > Eu Sei: http://sessaodomedo.blogspot.com/2015/07/eu-sei-o-que-voces-fizeram-no-verao.html
      > Eu Ainda Sei: https://sessaodomedo.blogspot.com.br/2015/07/critica-eu-ainda-sei-o-que-voces.html

      Aqui você pode ver todas as nossas críticas!
      > https://sessaodomedo.blogspot.com.br/p/catalogo-de-criticas.html

      Excluir
  2. Esse filme é muito sem propósito. Entendi o que ele quis mostrar, mas não vi nada daquilo.

    ResponderExcluir