[Lista] Terror na Água - Sessão do Medo

9 de agosto de 2017

[Lista] Terror na Água


Esses dias lá na nossa página do Facebook, um leitor (que não me recordo o nome) recomendou que fizéssemos uma lista sobre filmes que se passam em lagos. Resolvi dar uma procurada e aumentei o alcance, então assim nasceu a lista Terror na Água, que traz filmes de terror ou afins que envolve cenários na água no geral. No entanto, não quero me manter no clichê e tentei dar uma variada maior na lista pra não trazer os filmes que logo vem na cabeça quando se lê o tema. Então, espero que vocês gostem. Sentiu falta de algum filme? Comenta aí embaixo!


SUBMERSOS
Below • 2002 • de David Twohy

Produção pouco conhecida e bastante ofuscada na época, foi lançada direto em DVD por aqui e ele mesmo encontra-se bem difícil de ser achado. A trama se passa durante a 2ª Guerra Mundial e somos apresentados a uma tripulação à bordo de um submarino americano que encontra uma embarcação em chamas. Ao serem interceptados pelos inimigos, eles apenas salvam três pessoas, sendo uma delas uma mulher. Cheios de superstição, a tripulação se vê tentando despistar o navio alemão quando se depara com estranhos fenômenos nas profundidades do oceano.


DARK WATER - ÁGUA NEGRA
Dark Water • 2002 • de Hideo Nakata

Nesta produção japonesa do diretor de Ringu - O Chamado (1998), uma mulher durante o divórcio e sua filha se mudam para um pequeno apartamento em busca de recomeçar a vida. O problema é que ao chegarem lá, começam a presenciar estranhos acontecimentos como uma goteira violenta e aparições de uma garotinha de capa amarela. Refilmado em 2005 com Jennifer Connelly no papel principal, esse filme é um bom exemplar do j-horror e que guarda boas surpresas para quem for assistir.


NAVIO FANTASMA
Ghost Ship • 2002 • de Steven Beck

Muita gente já deve estar familiarizada com esse filme devido às suas inúmeras reprises na Tela de Sucessos do SBT, não é? Mas considero Navio Fantasma o bastante pra colocá-lo na lista, por ser um filme diferente e que super combina com o tema. Na história, uma pequena equipe de resgate encontra um navio dos anos 60 abandonado e resolvem rebocá-lo. Só que eles não sabem o que aconteceu no veículo e nem imaginam que vão se deparar com vários fantasmas dos mortos ali. Embora não seja um dos melhores filmes dessa lista, é interessante e quem nunca viu deve dar uma conferida.


47 METERS DOWN
47 Meters Down • 2016 • de Johannes Roberts

Também conhecido como In The Deep, esse filme veio surpreendendo a todos pois após o lançamento do hypado Águas Rasas (2016), muitos acharam que esse seria um daqueles que sempre seguem o sucesso. Mas não. Esse suspense de primeira chega a ser superior! Nos papéis principais estão a Mandy Moore e Claire Holt, como irmãs que numa viagem ao México decidem participar de um passeio aquático onde ficariam em uma gaiola para ver os tubarões de perto. Acidentalmente, a gaiola se desprende e as duas acabam ficando presas no fundo do mar, a 47 metros da superfície, com o oxigênio acabando e cercada de tubarões.


TRIÂNGULO DO MEDO
Triangle • 2009 • de Christophe Smith

Não tenho palavras pra descrever o quanto esse filme é subestimado. Estrelado pela incrível Melissa George (30 Dias de Noite) e dirigido pelo Christopher Smith (Plataforma do Medo), o filme narra a história de Jess, mãe de um autista, que resolve se dar férias e viajar com alguns amigos num iate. No caminho, eles são atingidos por uma tempestade que faz o barco naufragar. Não demora muito e eles encontram um grande cruzeiro aparentemente abandonado e resolvem entrar pra conseguir algum tipo de ajuda. Começa então um pesadelo inacabável regado à muito sangue e paranoia!


PIRANHA 3D
Piranha 3D • 2010 • de Alexandre Aja

Remake do filme feito por Joe Dante em 1978, essa versão atualizada do cineasta francês responsável por outros remakes como Viagem Maldita (2006) e Espelhos do Medo (2008), além do ótimo Alta Tensão (2003), liga o foda-se no máximo, trazendo uma produção divertidíssima cheia de humor negro e trash puro, quando piranhas pré-históricas são despertadas e resolvem atacar num lago durante um festival de férias local.


CREEPSHOW 2
SEGMENTO "A BALSA"
Creepshow 2 • 1987 • de Michael Gornick

Essa é uma adição curiosa mas totalmente válida. Lançada em 1987, a antologia Creepshow 2 trazia três histórias criadas pelo Stephen King. A Balsa (The Raft) é a segunda história e baseada no conto de mesmo nome de King presente no livro Tripulação de Esqueletos. Na trama, quatro adolescentes viajam para um lago onde anteriormente avistaram uma balsa que tem grandes chances de estar abandonada. Ao chegarem lá, eles se direcionam até à balsa que está no meio do lago. Mas são surpreendidos por uma mancha grande e escura que engole e mata quem tiver na frente. É uma história muito original e cheia de momentos tensos e vale totalmente a pena conferir. O filme está disponível completo no Youtube e se quiserem assistir, clique aqui.


POSEIDON
Poseidon • 2006 • de Wolfgang Petersen

Embora não seja necessariamente um filme de terror, Poseidon tem várias situações apavorantes que seus personagens enfrentam. É tipo Titanic só que mais pipoca e sem o romancezinho do Jack e da Rose. Estrelado pelo homão da porra Kurt Russell, o filme traz os tripulantes de um cruzeiro transatlântico que vira de ponta-cabeça (!!!) após ser atingido por uma onda gigantesca. Daí, os sobreviventes tem que se virar para poder chegar à superfície (que no caso é o casco do navio) para poder ter uma chance de ser resgatados. 


O MONSTRO DA LAGOA NEGRA
Creature from the Black Lagoon • 1954 • de Jack Arnold

Um dos pioneiros, O Monstro da Lagoa Negra faz parte dos Monstros da Universal, uma sessão seleta dos primeiros grandes nomes do horror nas décadas 30-50. Na trama, um pesquisador encontra indícios de uma criatura anfíbia na Amazônia Brasileira. Com boas cenas envolvendo a água, principalmente a da foto acima que sem dúvidas figura a mente de qualquer um nadando, não é mesmo?


TUBARÃO
Jaws • 1975 • de Steven Spielberg

O filme que deu início à hidrofobia. Lançado há 42 anos, a produção foi um marco no gênero e catapultou a carreira de Spielberg, que viria a dirigir outros filmões dos mais diversos tipos. Na trama, uma cidadezinha costeira se vê aterrorizada pela presença de um tubarão em suas águas. Um dos maiores clássicos do gênero, seria um pecado se essa lista não tivesse Tubarão no meio.

por Neto Ribeiro

6 comentários:

  1. Neto,

    Na minha opinião faltou Santuário (Sanctum) com Richard Roxburgh e Ioan Gruffudd. O filme conta com equipe de mergulho que corre risco de morte ao explorar uma trilha subaquática de cavernas inacessíveis. Mas uma tempestade força a equipe, a mudar a rota de saída em direção ao mar, fazendo com que eles fossem mais fundo por dentro de um labirinto de cavernas subaquáticas para sobreviver.

    Além do drama familiar tem bastante suspense e aquela agonia quando se percebe que o oxigenio esta se esgotando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, acho que lembro desse filme na época que lançou, foi um marketing danado haha Mas nunca cheguei a ver, daí nem lembrei. Vou tentar conferir!

      Excluir
    2. Também senti falta de Santuário. Muito bom esse filme, nos deixa tensos a flor da pele.

      Excluir
  2. Só não vi "Piranhas 3D", todos os outros são ótimos filmes!

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro de ter assistido esse A balsa do Creepshow e eu jurava q um dos atores era o Christopher Reeve (Superman), mas depois eu pesquisei e não era. =(

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/05/2017

    Que lista bosta, tem tantos outros filmes que se passam no mar, lago e etc. Mas ok

    ResponderExcluir