[Ranking] "Halloween": Do pior ao melhor - Sessão do Medo

17 de outubro de 2017

[Ranking] "Halloween": Do pior ao melhor


Chegamos em Outubro novamente e esse mês é o tempo perfeito para falar de Halloween! A franquia iniciada em 1978 por John Carpenter fez com que o escuro fosse mais assustador do que já era. A figura mascarada que atende por nome Michael aterrorizou uma jovem chamada Laurie Strode na noite de Halloween em 1978 e deu início a um reino de terror que perdurou por 9 filmes. Embora a franquia no geral seja bem bagunçada em termos de cronologia, vamos rankear os 9 filmes, com exceção do terceiro que não tem nada a ver com o Michael. Lembrando que o rank é apenas pessoal e vocês podem comentar a sua ordem de preferência dos filmes abaixo! 

Vamos começar?


9. HALLOWEEN: RESSURREIÇÃO (2002)
Leia nossa crítica!


Muitos tem outros candidatos para a posição de pior filme da franquia mas posso afirmar com todos as letras que este lugar é de Ressurreição. Lançado em 2002, o oitavo capítulo da franquia é uma continuação de Halloween H20: 20 Anos Depois (1998). A atriz Jamie Lee Curtis retorna para uma participação especial na abertura como Laurie Strode mas sabem o motivo dela ter aceitado o cameo? Só por que a Laurie morreria e ela não teria que voltar. O Michael finalmente tenta se vingar da irmã, mas Laurie se mata antes que ele possa fazer isto. Ele então volta pra casa mas adivinha o que está rolando lá? Um reality show transmitido na internet. Os integrantes então começam a ser mortos por Michael, um a um, mas os espectadores não acreditam achando que é um truque divertido pra chamar atenção. O filme é um apelo desprezível, cheio de péssimos atores, péssimas mortes, PÉSSIMO ROTEIRO. Pouquíssimas coisas se salvam nesta bomba.


8. HALLOWEEN II (2009)
Leia nossa crítica!


Dois anos após refilmar o original, Rob Zombie retornou para sua sequência. Ao contrário, do anterior, Zombie resolveu seguir seu próprio caminho e a única "refilmagem" acontece nos minutos iniciais, numa sequência de sonho da Laurie (Scout Taylor-Compton) que remete à Halloween II - O Pesadelo Continua (1981). Na trama, Laurie está se recuperando do massacre um ano antes e vive com o Xerife Brackett (Brad Dourif) e sua melhor amiga Annie (Danielle Harris). Sua vida fica pior ao descobrir por meio de um livro (escrito pelo Dr. Loomis que se transformou num embuste irritante!) que é irmã de Michael. E adivinha quem vem visitá-la no Halloween? O filme é uma verdadeira bagunça e com furos no roteiro, uma atmosfera irritante e ainda tem umas viagens alucinantes envolvendo a mãe dos Myers. A violência rola solta e a abertura é muito boa mas nada disso salva este filme do resultado desastroso.


7. HALLOWEEN 5: A VINGANÇA DE MICHAEL MYERS (1989)
Leia nossa crítica!


Muita gente gosta desse filme por saudosismo mas na verdade, acho Halloween 5 um filme bem sem carisma. Primeiramente, ele traz de volta a protagonista do anterior, Jamie Lloyd (Danielle Harris) que é na verdade a filha da Laurie Strode. Enquanto em Halloween 4 ela era adorável, aqui temos uma personagem traumatizada mas igualmente irritante. Sua irmã adotiva, Rachel (Ellie Cornell), um poço de carisma e sobrevivente do filme anterior retorna mas para nossa decepção tem sua vida ceifada antes da metade da película. Isso faz com que seu lugar seja dado à sua melhor amiga Tina (Wendy Kaplan), uma personagem legal mas sem a força para ser uma "protagonista". A verdade é que as mortes deveriam ter sido invertidas e já que isso não acontece, o filme se torna bastante antipático. Salva algumas cenas mas é bem cansativo, after all. Sem falar que a máscara do Michael está o cúmulo do ridículo!


6. HALLOWEEN 6: A ÚLTIMA VINGANÇA (1995)
Leia nossa crítica!


O nemesis da franquia? Claro que não. A Última Vingança é um filme cuja fama o precede. Ouvi tantos comentários que ele era o pior dos Halloweens por n motivos que quando finalmente o assisti, achei bem decente. Claro que tem seus inúmeros problemas, começando pela estúpida ideia de colocar Michael Myers como receptor de uma seita druída que o controla. Isso realmente bota o prego do caixão do filme, pois se não fosse isto, ele seria facilmente um dos melhores. Na trama, Michael mata uma Jamie Lloyd adulta e grávida mas seu filho recém-nascido consegue ser escondido e fica sob os cuidados de Tommy Doyle (o garoto que Laurie foi babá no primeiro, aqui interpretado por Paul Rudd em início de carreira). Com a ajuda do Dr. Loomis (Donald Pleasance) e de Kara (Marianne Hagan), uma parente de Laurie Strode, eles tentam se livrar de Michael e da seita que os persegue. O filme ainda tem ótimas cenas de suspense e de mortes (colocando até um machado nas mãos de Michael!), mas infelizmente os pontos bons não sobrepõem os ruins.


5. HALLOWEEN 4: O RETORNO DE MICHAEL MYERS (1988)
Leia nossa crítica!


Após o fracasso comercial e crítico de Halloween III: A Noite das Bruxas (1982), levou seis anos para que Michael retornasse com tudo às telonas. O filme era uma continuação do segundo e mostrava que Michael não estava morto, afinal. Muito menos Dr. Loomis! Ele na verdade saiu todo queimado do incêndio no hospital e retorna à Haddonfield procurando Jamie Lloyd (Danielle Harris), a filha de Laurie Strode. Em algum ponto entre o segundo e este, Laurie teve Jamie e morreu (!!!) e a garota se torna o novo alvo do assassino. O filme tem muitos momentos bons e é um filme à altura da franquia, embora seja bem inferior aos dois primeiros. O final ainda reserva uma boa surpresa!


4. HALLOWEEN: O INÍCIO (2007)
Leia nossa crítica!


Agora vai dar problema. Eu sei que quase ninguém gosta desse remake mas eu gosto. Tenho meus motivos que expliquei na crítica que você pode conferir no link acima. As principais falhas dele é tirar o suspense e a atmosfera de insegurança de ter um estranho mascarado te espiando do original e substituir tudo por violência desenfreada. Também traz uma explicação para a maldade de Michael Myers, onde ele veio de uma infância conturbada com sua mãe stripper, seu padrasto violento e sua irmã mais velha uma "vadia". Isso foi considerado um insulto aos fãs hardcores do primeiro, mas eu achei que para sua proposta, o filme se saiu bem. É um slasher nos novos moldes e embora eu sinta falta do suspense do original, ainda não acho o remake o desastre que pintam.


3. HALLOWEEN H20 (1998)
Leia nossa crítica!


Chegamos ao Top 3 mais óbvio de todos os tempos. A medalha de bronze vai para Halloween H20: Vinte Anos Depois. A proposta do filme era continuar o segundo e ignorar todas as sequências lançadas desde então. Nele, Laurie não teve Jamie Lloyd mas teve seu filho John Tate (Josh Hartnett), virou diretora de uma escola privada e mudou seu nome para Keri Tate. Mas vinte anos após os assassinatos, seu irmão Michael Myers consegue achá-la e se prepara para mais uma noite de terror. Uma sequência digna que infelizmente só peca por ser demasiada curta. Mas a história é bem bolada e ainda consegue desenrolar bons momentos de suspense, além de trazer a Jamie Lee Curtis de volta no seu icônico papel.


2. HALLOWEEN II - O PESADELO CONTINUA (1981)
Leia nossa crítica!


Como sequência, Halloween II tem um valor incalculável. O filme é tão meticulosamente escrito e feito que parece até que foi gravado juntamente com o primeiro para um projeto único e dividido no meio. É um filme que complementa quase perfeitamente o anterior. O único problema ao meu ver é tentar explicar a relação do Michael e Laurie criando um laço familiar entre eles. A coisa era bem mais sinistra com Michael sendo um estranho a perseguindo e sumindo daquele jeito. Mas isso se tornou algo que nós fãs nos acostumamos e não tira o título de segundo melhor filme da franquia dele.


1. HALLOWEEN (1978)
Leia nossa crítica!


Era claro que o Halloween original, A noite do terror, estaria em primeiríssimo lugar. Clássico icônico que influenciou diretamente na criação dos slasher movies, sendo considerado um dos pioneiros. Na trama, dirigida por John Carpenter, Michael Myers assassina sua irmã aos seis anos. Após 15 anos, ele foge do sanatório onde esteve internado e volta à sua cidade natal, Haddonfield. Seu médico, o Dr. Sam Loomis (Donald Pleasance) o persegue para prevenir um massacre mas já é tarde demais, pois Michael começa a seguir a jovem Laurie Strode, filha de agentes imobiliários que estão vendendo a antiga casa de sua infância.

3 comentários:

  1. Meu ranking ficou:

    9- Hallowen II (2009) -Meu Deus que filme horrível, simplesmente não dá pra assistir. Não tem nada, absolutamente nada que salve.
    8- Halloween (2007) - Gosto do gore do filme, mas toda história é de se jogar fora, roteiro péssimo, fotografia e ambientação péssimas, direção confusa e tirando a atuação Malcom McDowell, o elenco é fraquíssimo.
    7- Halloween -Ressurreição - Eu acho esse filme feito apenas para ganhar dinheiro com a franquia, atuações ruins, porém ainda assim, tem boas mortes e alguns momentos legais de suspense que o fazem valer mais a pena que o último colocado dessa lista. Analisando friamente, eu poderia facilmente colocar esse filme no mesmo saco do primeiro Halloween do Zombie.
    6- Halloween 6 - A Última Vingança - O prego final no caixão da franquia original. Ainda assim, eu acredito que esse filme contenha as melhores e mais bem feitas mortes de toda franquia. Uma pena pois se não fosse o roteiro, poderia ser um dos melhores de toda franquia!
    5- Halloween 5 - A Vingança de Michael Myers -Um caso semelhante do anterior, ótimas cenas de morte, mas um roteiro fraco, ainda assim, o roteiro dessa quinta parte é melhor do que o da sexta, o clima de suspense criado é muito melhor e mais competente.
    4- Halloween H20 - Um filme muito redondo, além dos pontos que ganha por trazer a Rainha Jaime Lee Curtis de volta, o filme é bem estruturado, bem escrito, como disse logo no começo, é um filme redondinho.
    3- Halloween 4 -O Retorno de Michael Myers - Um dos meus favoritos, bem escrito, bem atuado, um clima de suspense incrível, boas mortes, tensão e ousadia com a reviravolta final com a Jaime (que covardemente foi esquecida na quinta parte).
    2- Halloween (1978) - Um clássico, sem mais!!!!!!.
    1- Halloween II -O Pesadelo Continua (1981) -!POLÊMICA! Pra mim Halloween II é uma das raras ocasiões aonde o segundo supera o primeiro, pra mim esse é o melhor filme da franquia original! Direto ao ponto, tenso a todo momento, um filme incrível, a franquia aqui em sua melhor forma!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achava o II melhor do que o primeiro, mas revi o original duas semanas atrás e não consegui mais compartilhar do mesmo pensamento! Mas não tiro a razão de quem gosta do segundo, é incrível.

      Excluir
  2. Lista bem interessante e coerente. A unica alteração que eu faria era trocar o "Halloween 4' pelo "Halloween o Inicio". Apesar de não achar que o primeiro filme dirigido pelo Rob Zombie seja a bomba que pintam, acho que o "4" ainda é melhor Mas é gosto pessoal né?

    ResponderExcluir