Minuto do Medo #01: "Monster" - Sessão do Medo

5 de janeiro de 2018

Minuto do Medo #01: "Monster"


O Sessão do Medo volta e meia posta alguma coisa sobre curtas-metragens: como a lista de dez curtas que invocam o melhor do terror e dos trabalhos mais horripilantes de David F. Sandberg. No entanto, percebemos que já estava na hora de termos um espaço dedicado especialmente aos filmes que, em poucos minutos, conseguem assustar mais que muito longa-metragem. E foi aí que nasceu a ideia da coluna Minuto do Medo.

Toda sexta-feira, vamos postar um curta de terror. A intenção é dar visibilidade a cineastas de diferentes países e estéticas, mostrando o que há de mais sombrio, grotesco, assustador, bizarro e - por que não? - engraçado no gênero. Estamos abertos também a sugestões: conhece um curta pouco conhecido que merecia ser mais visto e discutido? Deixe a dica nos comentários!

E para inaugurar a coluna, o escolhido foi Monster (2005), de Jennifer Kent, a diretora do aclamado The Babadook (2014). O curta, inclusive, tem várias semelhanças com o filme que é considerado um dos melhores do gênero dos últimos anos: na história de aproximadamente dez minutos, uma mãe (Susan Prior) tem de lidar com o medo que o filho (Luke Ikimis-Healey) tem de um boneco que esconde uma sinistra criatura.

A atmosfera, a relação mãe-filho, o monstro, o livro pop-up, o desfecho. É impossível não comparar as duas obras e enxergar em Monster a semente do que viria a ser The Babadook. Confira:




Um comentário:

  1. Eu não só conheço um curta, mas um vídeo com alguns deles verdadeiramente bons mesclados ao canal do 13th Dead Jack que eu recomendo a todos assistirem pois encontrarão conteúdos interessantes. Vale a pena.
    https://www.youtube.com/watch?v=RkNf-QTUzGY

    ResponderExcluir