Minuto do Medo #08: "Vincent" - Sessão do Medo

23 de fevereiro de 2018

Minuto do Medo #08: "Vincent"



"Vincent Malloy tem sete anos. Ele é sempre educado e faz o que lhe dizem para fazer. Para um rapaz da sua idade, ele é ponderado e simpático. Mas ele quer ser como o Vincent Price"

Mesmo com uma série de filmes irregulares nos últimos anos, Tim Burton, a mente por trás de Batman (1989), Edward Mãos de Tesoura (1990), Ed Wood (1994) e muitos outros, é um diretor reconhecido e adorado por fãs do mundo inteiro - logo, nada nada mais justo do que dar a ele o seu devido espaço no Minuto do Medo.

Em Vincent (1982), animação em preto e branco produzida pela técnica de stop-motion, Burton já apresenta o estilo e as características que, com o passar dos anos, se tornariam a sua marca: personagens desequilibrados, espalhafatosos, e o visual gótico. Visual que, em Vincent, parece saído diretamente de um filme clássico do Expressionismo Alemão. 

Narrado com maestria por Vincent Price, o icônico ator do cinema de terror que o Vincent da história tanto queria ser, o curta de Burton é uma daquelas preciosidades que precisam ser conhecidas. Suas qualidades vão desde a entonação perfeita de Price (reparem como ele trabalha a voz nos momentos mais tensos), a trilha sonora de Ken Hilton até as pequenas e acertadas escolhas do diretor, que opta por não mostrar em momento algum o rosto ou o nome de nenhum dos adultos que só servem para "podar" a imaginação fértil do garoto. Assim que Vincent acabou, eu não resisti e coloquei para ver de novo!

Curiosidade: o cachorro zumbi da história apareceu depois em Frankenweenie (1984), curta que ganhou uma versão em longa-metragem animado dirigida pelo próprio Tim Burton em 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário