Junte-se a nós: 8 filmes sobre seitas - Sessão do Medo

20 de abril de 2018

Junte-se a nós: 8 filmes sobre seitas


Se me perguntarem que tipo de filme me dá mais cagaço, a resposta imediatamente será qualquer filme de terror envolvendo seitas. Ao mesmo tempo que eu tenho medo, eu também adoro. Creio que muitos leitores compartilhe algum desses sentimentos. Seja qual for, resolvi selecionar oito filmes sobre seitas (no geral satânicas mas podem ser de outro tipo) para vocês prepararem aquela maratona bacaninha e conhecer alguma dessas produções, além de rever as mais famosas, caso já tenham assistido!

Ah, gostaria de chamar a atenção avisando que pode haver alguns spoilers. Leia por sua conta e risco e junte-se a nós!


O BEBÊ DE ROSEMARY (1968)
"Deus está morto! Satã vive!" 

É com essas palavras que um dos maiores clássicos do terror chega ao seu desfecho chocante, onde Rosemary Woodhouse (Mia Farrow), uma jovem inocente, encontra seu marido, vizinhos e desconhecidos, reunidos após o brutal parto de seu bebê, vindo de uma gestação complicada e cheia de acontecimentos bizarros. Acontece que em troca de fama, seu esposo Guy vendeu o ventre da sua mulher para o Diabo gerar o Anticristo, através de uma seita satânica liderada por seus vizinhos idosos. O filme dirigido por Roman Polanski é um dos mais marcantes do gênero, influenciando diversas obras que o seguiram e se firmando como um clássico definitivo.


V/H/S/2 (2013)
SEGMENTO "SAFE HAVEN"
A sequência da antologia de sucesso V/H/S (2012) trouxe mais uma leva de mini-histórias bizarras, apresentadas por diretores diferentes. No entanto, há uma que se destacou e que é, de longe, o melhor segmento da trilogia, que é Safe Haven, dirigida por Gareth Evans (Operação Invasão). Mesmo com poucos minutos, a história é disseminada de forma chocante e bem introduzida ao público, sendo bastante difícil não se impressionar. Na trama do curta, uma equipe de filmagem investiga o mistério por trás de um retiro religioso e acaba se deparando com um verdadeiro inferno na terra.


O HOMEM DE PALHA (1973)
Quando uma garota é dada como desaparecida, um detetive britânico viaja até uma remota ilha escocesa para descobrir o paradeiro dela. Ao chegar no local, ele percebe que os habitantes são guiados por um líder religioso que fará de tudo para manter a tradição do local. O clássico estrelado por Edward Woodward e Christopher Lee gerou um remake pavoroso de 2006 com Nicolas Cage, intitulado O Sacrifício, mas é a obra original que retém o maior impacto. Com uma reviravolta chocante, O Homem de Palha sabe como discutir o tema religião como quase nenhum outro filme do gênero. É definitivamente um must-see!


REGRESSION (2016)
Numa pequena cidade americana nos anos 90, uma adolescente (Emma Watson) acusa seu pai de participar de um grupo satânico e de abusar dela para rituais. Um policial (Ethan Hawke) é encarregado de investigar o caso, descobrindo segredos sombrios da família. O mais recente suspense de Alejandro Amenabar (Os Outros) pode não ser excelente, na verdade tem vários problemas principalmente no que se refere ao seu final, mas se você for levar em conta todo o desenvolvimento tenso do filme, dá para aproveitar Regression como um ótimo filme sobre o tema.


COLHEITA MALDITA (1984)
Sim, eu sei. Colheita Maldita não é um filme muito bom. Baseado no conto As Crianças do Milharal de Stephen King, que por sinal é bem melhor do que essa adaptação, o filme envelheceu bastante mal. No entanto, é interessante de acompanhar a história de um casal birrento se deparando com uma cidade comandada por crianças que assassinaram todos os adultos e agora seguem um pequeno líder chamado Isaac na missão de venerar um Deus pagão. Definitivamente vale a pena adicionar na lista.


STARRY EYES (2014)
Uma das lendas urbanas mais famosas em qualquer lugar é a de que algum famoso fez um pacto com o Diabo. Não é mesmo, Xuxa? Mas imagina se isso fosse real mesmo? Starry Eyes, terror independente que surpreendeu o público em 2014, trata justamente sobre isso. Nele, vemos uma jovem atriz que ganha um papel num filme mas acaba vendo que literalmente terá que vender sua alma para entrar na elite de sucesso de Hollywood.


SUSPIRIA (1977)
Outro grande clássico na lista. Um dos filmes mais famosos do italiano Dario Argento (se não o mais famoso), Suspiria é uma apavorante história de uma estudante americana que viaja até a Alemanha para ingressar numa renomada escola de balé. Ao chegar lá, ela se vê no meio de estranhos acontecimentos e começa a desconfiar de que há algo de errado com o corpo docente. Com uma fotografia sensacional feita com cores vibrantes e uma trilha sonora da banda Goblin de gelar a espinha, Suspiria não poderia ficar de fora dessa lista.


KILL LIST (2011)
Eu tinha mais alguns filmes para pôr na lista mas resolvi fechar nos oito e acabei tendo que decidir entre alguns e este aqui. Agora sabemos quem venceu. Na verdade, Kill List figura essa lista por que eu sei que muita gente nem conhece, mas deveria. Esta produção britânica pode ter passado em branco pelo pessoal mas estamos aqui justamente para isso. Acompanhe a história de um ex-assassino profissional que aceita voltar à campo para uma última missão que lhe promete uma grande quantia para ele e sua família. No entanto, ele só percebe tarde demais que entrou numa enrascada que pôs todos que ama em perigo.

3 comentários:

  1. Duillys Chaves4/21/2018

    Cadê o The Void nessa lista?

    ResponderExcluir
  2. alguem sabe o nome do filme de uns meninos que sao parte de uma seita? com um ceifador

    ResponderExcluir