Minuto do Medo #17: "A Loira do Banheiro" - Sessão do Medo

31 de maio de 2018

Minuto do Medo #17: "A Loira do Banheiro"


Uma das lendas urbanas mais populares do Brasil, a Loira do Banheiro já foi aproveitada no cinema nacional pelo menos duas vezes nos últimos anos: em 2015, essa história foi contada em um dos segmentos do longa As Fábulas Negras (2015) e, em 2016, a dupla Rodrigo Gasparini e Dante Vescio (dos ótimos O Diabo Mora Aqui e Um Estranho Na Porta) apresentou a sua versão neste curta que foi o escolhido para a décima-sétima edição do Minuto do Medo.

No curta, duas crianças em detenção na escola discutem o jeito certo de invocar a Loira do Banheiro. Dar a descarga três vezes, bater a porta do banheiro, chamar pelo seu nome três vezes. E, quando um deles tenta, não é que dá certo e ela aparece?

Filmado na escola que o próprio Rodrigo Gasparini estudou quando era garoto, A Loira do Banheiro surpreende por sua qualidade técnica: a fotografia, a trilha, a maquiagem, os efeitos práticos, bem como a montagem que alterna o diálogo das crianças com a aparição da personagem-título, se destacam. É possível ver um pouco dos bastidores das filmagens em um making-off postado no Youtube

Pesquisando mais sobre a lenda da Loira do Banheiro, descobri que ela foi inspirada na história real de Maria Augusta de Oliveira, que morreu em 1891 aos 26 anos de idade. Antes de ser sepultado, o cadáver ficou em uma redoma de vidro na antiga mansão da sua família em Guaratinguetá (SP), surgindo relatos de que a jovem escapou da urna e passou a perambular pela casa implorando para ser enterrada. A residência foi transformada na Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves no ano de 1902 - e a lenda continua até hoje. Um incêndio misterioso, barulhos estranhos e torneiras que se abrem sozinhas são alguns dos fenômenos atribuídos à Loira do Banheiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário