Animais Assassinos: #2 Baratas - Sessão do Medo

16 de junho de 2018

Animais Assassinos: #2 Baratas


Um dos insetos mais temidos pela população é a famosa e indesejável barata. Esse sentimento de repulsa por ela é claramente justificado pelo fato de algumas habitarem ambientes sujos como lixões e esgotos e que, portanto, podem facilmente ameaçar a saúde pública. Além disso, a sua aparência asquerosa anexado ao desleixo delas, causa repulsa, assim, as tornando mais assustadoras e imprevisíveis que qualquer outro inseto.

Existem aproximadamente 4.000 espécies de baratas, elas podem ser terrestres (como a grande maioria) aéreas, no seu modo mais assustador, quando elas abrem as asas e saem voando aleatoriamente por aí, é as aquáticas que embora sejam um pouco mais raro, ainda sim são bem bizarras.

Eu li em algum lugar que se for dia e tiver baratas aparecendo em lugares abertos em sua casa, preocupe-se porque o local está tão infestado que não há lugar para ela se esconder. Uma barata pode dar crias mesmo depois de ser esmagada e elas vivem até três dias sem a cabeça.

Pensando nisso, vou fazer uma lista com alguns filmes que trazem as baratas como antagonistas principais. Coisa que o cinema vem fazendo desde o início dos anos 70.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1 - Hospedeiros (2000).
Sinopse: Quando o cirurgião Ben Cahill (Thomas Calabro) chega na pequena cidade de Orrs Island para reavaliar sua vida, conhece a pouca hospitalidade dos moradores do local. Principalmente de Jack Wald, que faz questão de lhe mostrar sua inimizade total. A coisa piora quando Jack aparece morto e Ben se transforma no principal suspeito. Porém, quando o cirurgião está fazendo a autópsia descobre algo terrível... o corpo de Jack foi usado como hospedeiro para a reprodução de uma espécie de barata africana.

A despeito dos alertas de Ben, um a um, os moradores da cidade vão se transformando em vítimas dos terríveis insetos, até que apenas um pequeno grupo consegue manter-se vivo. Mas o pior ainda está por acontecer, pois uma nova espécie de baratas voadoras surge causando novo pânico entre os sobreviventes e obrigando-os a correr para salvar suas vidas.

Esse filme é bem legal, tem ritmo interessante e os efeitos técnicos são bons. A forma de como as baratas chegam à cidade e vão se espalhando, é bem legal. O ponto negativo mais notório do filme, é o final simples demais. Mas esse aqui é sem dúvidas um ótimo filme de terror para quem odeia esses insetos.
Titulo original: They Nest.
Titulo Brasileiro: Hospedeiros.
Direção: Ellory Elkayem.
Roteiro: John Claflin, Daniel Zelman.
Elenco: Thomas Calabro, Dean Stockwell, John Savage, Kristen Dalton.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 - Mutação (1997).
Sinopse: Em Nova York uma epidemia disseminada por baratas mata cerca de mil crianças, sendo que nada consegue erradicar a doença. Susan Tyler (Mira Sorvino), uma cientista que recebe a ajuda do marido, cria a "Geração Judas", uma mutação genética que, se colocada junto a outras baratas, elimina a praga. Após 3 anos Susan constata que as baratas modificadas, que deveriam durar apenas uma geração, continuam se reproduzindo, são do tamanho de um ser humano e se tornaram basicamente carnívoras. Assim, acompanhada de um pequeno grupo, ela desce nos subterrâneos da cidade e tenta deter os gigantescos insetos, antes que criem colônias por toda a metrópole.

Esse filme não se trata só de baratas, se trata de baratas mutantes. Elas tem basicamente o tamanho de uma pessoa e são inteligentes. É um filme curioso, mas muito legal, talvez um dos poucos filmes do gênero (insetos gigantes) dos anos 90 que tem uma qualidade boazinha.
Titulo original: Mimic.
Titulo Brasileiro: Mutação.
Direção:Guillermo del Toro.
Roteiro: Donald A. Wollheim, Guillermo del Toro, Matthew Robbins.
Produção:Ole Bornedal, B.J. Rack, Bob Weinstein.
Elenco: Mira Sorvino, Jeremy Northam, Alexander Goodwin, Giancarlo Giannini, Charles S. Dutton, Josh Brolin, Alix Koromzay, F. Murray Abraham, James Costa, Javon Barnwell, Norman Reedus, Pak-Kwong Ho, Margaret Ma.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3 - Mutação 2 (2004).
Sinopse: Em Nova York, há 4 anos, uma epidemia disseminada por baratas quase exterminou com as crianças da cidade. Assim os cientistas desenvolveram um microorganismo, "Judas", destinado a simular e derrotar as baratas contaminadas em seu habitat. O plano deu certo, mas o inseto criador evoluiu e começou a simular sua próxima presa: os humanos. Acreditava-se que estivessem mortas, mas as baratas sofreram outra mutação e agora estão gigantescas e mais mortais do que nunca.

Mutação teve mais duas sequências, essa parte 2 é bem inferior em relação ao original, mas ainda sim dá para ver tranquilo apesar de sentir que uma ideia boa não foi bem aproveitada. O filme trás as criaturas do filme anterior ainda mais bizarras e evoluídas. Porém, podemos perceber uma queda de qualidade dos efeitos que já não eram grande coisa no original.  

Uma curiosidade do filme é que ele conta com o ator brasileiro Bruno Campos no seu elenco. 

Titulo original: Mimic 2.
Titulo Brasileiro: Mutação 2.
Direção: Jean de Segonzac.
Roteiro: Joel Soisson
Produção:Joel Soisson, Michael Leahy.
Elenco: Alix Koromzay, Bruno Campos, Will Estes, Jon Polito, Edward Albert.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4 - Mimic 3 (2003).
Sinopse: No terceiro filme da série, a espécie mutante de insetos gigantes volta à cidade. Marvin passa seus dias trancado no quarto, tirando fotos do que ocorre portas afora. A raça de Judas está longe de ser extinta. A questão do 'Sentinela' no titulo é justamente porque Marvin fica vigiando absolutamente tudo o que acontece na rua pela sua janela. 

O filme é um pouco mais parado que os dois primeiros e a qualidade dos efeitos, que já não eram tudo aquilo nos antecessores, diminuiu demais aqui e é preciso de muito esforço para ver o longa até o fim.

Na minha opinião pessoal, esse é sem dúvidas o mais fraco da trilogia, confesso que tive muita dificuldade de vê-lo até o final, mas também só o vi uma vez e está na hora de vê-lo para ver se mudo de opinião, mas de uma forma geral, é um filme que se encaixa no tema desse artigo, por isso, assista por sua conta e risco.   

Titulo Original: Mimic 3 Sentinel.
Titulo Brasileiro: Mutação 3 O Sentinela.
Diretor:  JT Petty.
Produção:  Ron Schmidt.
Roteiro: JT Petty.
Elenco: Karl Geary, Amanda Plummer, Alexis Dziena, Rebecca Mader, John Kapelos, Keith Robinson, Lance Henriksen.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5 - Ninho do Terror (1988).
Sinopse: Pequena cidade americana é invadida por baratas que espalham o terror. Os insetos são fruto de uma experiência genética e destroem tudo o que encontram pela frente.

Esse é um daqueles filmes bem anos 80 com toda a sua ambientação e clichês daquela época. As baratas comem pessoas e animais em questão de segundos, é muito hilário ver como os atores tiveram que interagir com baratas de verdade para fazer algumas cenas, se isso não é asqueroso para quem odeia baratas, eu não sei mais o que é. 
Titulo original: The Nest.
Titulo Brasileiro: Ninho do Terror.
Direção: Terence H. Winkless.
Roteiro: Eli Cantor, Robert King.
Elenco: Diana Bellamy, Jack Collins, Lisa Langlois, Nancy Morgan, Robert Lansing.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6 - Praga Infernal (1975).
Sinopse: Terremoto liberta do subsolo uma espécie de barata assassina e incendiária, espalhando pânico e morte numa pequena cidade americana e ameaçando contaminar todo o país.

Imaginem só, baratas que tacam fogo em tudo que tocam... É criativo, isso ninguém pode negar. É aquele tipo de filme ambientado nos anos 70 que tem um cheiro de infância e o seu charme daquela década.  

Bug foi roteirizado por William Castle que se envolveu em vários trabalhos como: O Bebê de Rosemery (1968), A casa dos Maus Espíritos (1959), 13 Fantasmas (1960).   
Titulo Original: Bug.
Titulo Brasileiro: Praga Infernal.
Direção: Jeannot Szwarc.
Roteiro: Thomas Page, William Castle.
Produção:William Castle.
Elenco:Bradford Dillman, Joanna Miles, Richard Gilliland, Jamie Smith-Jackson, Alan Fudge, Jesse Vint, Patty McCormack, Jim Poyner.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7 - Baratas Assassinas (1998).
Sinopse: Um maníaco mata e mutila mulheres sem deixar pistas. Uma pequena comunidade é invadida por enormes baratas assassinas, que se reproduzem em lugares úmidos perto de um lago. Aterrorizado com os insetos matadores, o xerife da cidadezinha chama um grande - e muito caro - caçador de baratas para resolver o problema. Um homem destemido, que vai enfrentar cara a cara seres que deixam as pessoas em pânico. Prepare-se para viver fortes emoções.

Outro filme bem nojento e bem tosco com pouco terror e muito humor, mas para alguma pessoas, pode ser algo divertido. No elenco contamos com a ilustre Katherine Heigl de: A Noiva de Chucky (1998), O Dia do Terror (2001), Grey's Anatomy (2005-2010), que em meio a altos e baixos de sua carreira, esse é um ponto baixo.
Titulo Original: Bug Buster.
Titulo Brasileiro: Baratas Assassinas.
Direção: Lorenzo Doumani.
Roteiro: Malick Khoury.
Produção: Lorenzo Doumani, Steven R. Stevens.
Elenco: Randy Quaid, Brenda Epperson, Katherine Heigl, James Doohan, George Takei, Meredith Salenger, David Lipper, Bernie Kopell, Anne Lockhart.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8 - Invasão (2001).
Sinopse: Quando um jovem morre misteriosamente, seu irmão e uma detetive começam a investigar sua morte, percebendo que as pistas levam diretamente ao líder de um culto que criou um exército de insetos alterados geneticamente.

Mais um péssimo filme, a década de 2000 não foi favorável ao filmes de terror, quem dirá do quesito de animais assassinos... Aqui, as baratas são coadjuvantes porque o verdadeiro problema é o líder do culto. Efeitos péssimos, história desinteressante e muita enrolação, o filme só está aqui porque faz parte do tema e sempre pode ter uma pessoa que goste desse tipo de longa.
Titulo Original: They Crawl.
Titulo Brasileiro: Invasão.
Direção: John Allardice.
Roteiro: Curtis Joseph, David Mason.
Elenco: Daniel Cosgrove, Tamara Davies, Dennis Boutsikaris, Mickey Rourke.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Menção Honrosa.
Essa lista não seria boa se não mencionasse da última antologia 'Eles estão Rastejando para cima de você', do filme 'Creepshow' de 1982. Nessa história o Senhor Pratt é um sujeito difícil de lidar, ele trata os seus funcionários como lixo e abusa deles, porém ele também possui uma grande fobia de baratas. Quando acontece um apagão, as baratas começam a aparecer e atacar o homem que passa por seu pior pesadelo. A história possui apenas 10 minutos de duração, mas são os minutos mais asquerosos que alguém como medo de insetos vai ter durante a projeção desse filme. Aliás, como sugestão pessoal, assista todo filme que vale a pena.

Titulo Original: Creepshow.
Titulo Brasileiro: Show de Horrores.
Titulo Original do Conto: They're Creeping Up on You.
Titulo Brasileiro do Conto: Eles estão Rastejando para Cima de Você.
Elenco: E. G. Marshall, David Early, Ann Muffly, Mark Tierno. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Através do que me lembro, e das minhas pesquisas, esses são os principais filmes de terror envolvendo baratas que eu consegui encontrar, espero que alguma coisa aqui tenha interessado você. Não inclui 'MIB' e nem 'Joe e as Baratas' por que não são de terror, aí não vale. Porém, se você conhece algum outro filme com esses insetos, deixe a dica nos comentários que vamos incluindo na lista. Até a próxima.  

Um comentário:

  1. Anônimo6/17/2018

    Tem um episódio do arquivo x sobre baratas

    ResponderExcluir