18 curiosidades sobre o novo "Halloween" - Sessão do Medo

3 de novembro de 2018

18 curiosidades sobre o novo "Halloween"


Na quinta-feira passada (25), estreou nos nossos cinemas a nova sequência de Halloween, um dos filmes mais aguardados do ano. Ele marca o retorno de Jamie Lee Curtis ao seu primeiro papel no cinema, Laurie Strode, mas de uma forma controversa: ignorando todas as sequências anteriores, incluindo as que a mesma protagonizou. A ideia acabando dando muito certo e além do filme ser um presente aos fãs, está no caminho de se tornar uma das maiores bilheterias do gênero em 2018. Com muito fan-service e referências, o filme se torna ainda mais divertido para aqueles que estão familiarizados com a história da franquia por inteiro. Então viemos destacar algumas dessas referências para quem não pegou de primeira!


- Os créditos iniciais do filme se assemelham aos dos dois primeiros, mas nesse, há um duplo sentido, quando a abóbora começa destruída e se reconstrói ao longo da sequência, simbolizando o renascimento da franquia.

- O ator Jake Gyllenhaal é afilhado de Jamie Lee Curtis e foi ele quem a convenceu de participar do filme. A última vez que ela interpretou Laurie Strode foi em Halloween - Ressurreição (2002), sob a condição de que seria a última vez, por isso a morte da personagem. Gyllenhaal trabalhou com o diretor David Gordon Green em O Que Te Faz Mais Forte (2017) e quando soube da proposta, ligou para sua madrinha e arranjou uma reunião entre os dois. O resto é história.

- P.J. Soles, a Lynda do original, faz uma pequena participação especial ao emprestar sua voz à professora de Allyson.

- Dana sendo perturbada na cabine do banheiro também é uma referência à uma cena de Halloween H20 - Vinte Anos Depois (1998) onde Michael assusta mãe e filha no banheiro de uma parada.


- Se lembram dos garotos que importunam o Tommy Doyle, garoto que Laurie cuidaria na noite de Halloween no original? Um deles é Lonnie Elam, o pai do namorado de Allyson, Cameron.

- O posto de gasolina que os jornalistas estão antes de morrerem é uma cópia quase que perfeita do mesmo posto de Halloween 4 - O Retorno de Michael Myers (1988), onde Michael, após fugir da ambulância, ataca um mecânico e rouba seu macacão. 


- Há um trio de crianças com as máscaras da Silver Shamrock, empresa de Halloween III - A Noite das Bruxas.

- Allyson, Vicky e Dave andando na rua é uma referência à Laurie, Annie e Lynda no original.

- Na cena em que Michael ataca uma casa e passa por um berço, a luminária infantil acima dele possui um pequeno palhaço com uma faca - uma referência à cena de abertura do filme original.


- Os papéis de Laurie e Michael são invertidos à medida que o roteiro tenta reconstruir algumas cenas do filme de 78, como Laurie caindo da sacada e depois desaparecendo ou Laurie procurando Michael nos armários da casa. Assim também como Laurie observando Allyson pela janela da escola.

- O corpo de Vicky coberto com um lençol no estilo "fantasma" é uma referência à cena de morte de Lynda, onde Michael aparece com o lençol, assim como a morte de Dave, preso à parede por uma faca em seu pescoço, que recria a morte de Bob.

- Já Laurie encontrando o corpo de Ray no armário também é uma referência a ela encontrando o corpo de Lynda no armário.


- A cena em que o pai e filho se deparam com o ônibus tombado com os pacientes livres faz uma leve referência à cena do original em que Dr. Loomis e a enfermeira Marion chegam em Smith's Grove e fazem a mesma descoberta.

- Michael matando o garoto no carro também é uma referência à ele matando Annie.

- A casa de bonecas no quarto de Laurie é uma miniatura da casa de Myers.

- A primeira vítima de Michael na cidade é uma dona de casa, morta em sua cozinha. A personagem é uma referência à outra personagem que tem sua casa invadida por Myers no início de Halloween II - O Pesadelo Continua (1981).


- Quando Laurie enfrenta pela primeira vez "A Forma" na casa dos Wallace, ela corre e tenta chamar a atenção dos vizinhos, batendo em suas portas, mas é ignorada. Neste novo filme, sua neta Allyson repete o ato, mas dessa vez, ela consegue ser socorrida.

- A cena final de Halloween 2018 traz Laurie, Karen e Allyson indo embora de carona na traseira de uma caminhonete (o que me lembrou o fim de O Massacre da Serra Elétrica). Mas a câmera congela na mão de Allyson, que ainda traz a faca ensanguentada que enfiou em Michael. Seria essa uma referência discreta ao fim de Halloween 4, quando Jamie esfaqueia a mãe adotiva?

2 comentários:

  1. Adorei as curiosidades, e realmente, cada uma delas casa com cada filme que ela referência, o filme é mesmo um deleite para os fãs da franquia :D

    ResponderExcluir
  2. Gostei das curiosidades. Olhando esse artigo percebi que me faltou bastante coisa pra perceber no filme.
    Fiquei mais focado no primeiro movie de 1978 pra ver essa continuação do que nos outros.

    ResponderExcluir