Pescou essa? - Sessão do Medo

4 de julho de 2012

Pescou essa?


Existem vários e vários filmes dentro do gênero que deixam pequenos detalhes em aberto para serem criadas teorias em cima, mas que se analisarmos com cuidado esses pequenos detalhes deixados em abertos notamos várias coisas subentendidas escondidas, outras nem tanto. Eu sou um cara meio desatento, só noto esses detalhes depois de assistir o filme mais de 2 vezes, alguns desses filmes são apenas teorias que eu mesmo criei, outros são detalhes ocultos pra serem vistos pelo expectador mais atento. Vou comentar alguns desses filmes com detalhes e coisas deixadas em aberto. Vou avisando que o texto tem muito Spoiler, então quem não assistiu os tais filmes e não querem saber de detalhes importatantes é melhor nem ler e quem já assistiu fique a vontade pra discutir seu eu estiver errado em alguma coisa. Então vamos lá.


Triangulo do Medo:
Começando pelo melhor filme pra criar teorias que eu já vi. Triangulo do Medo, muita coisa no filme ficou em aberto e muita coisa ficou subentendida. A principal dúvida é: Quando e por quê houve uma ruptura no tempo/espaço? O roteiro do filme se analisado deixa muitos detalhes a solta para serem criadas teorias concretas sobre o quê pode ter acontecido. Lá pela parte final o filme deixa uma grande dúvida se a personagem tinha morrido e que estava em um purgatório e ainda que o taxista no final é o barqueiro que veio buscar ela para o pós-vida. Outra é que o Taxista assim como a Jess era uma vitima e que ele estava no navio também, em uma das cenas dá pra notar que no navio também havia um assassino homem, dá pra ver a mão peluda e os sapatos. Sendo que a Jess momento nenhum usou sapato. Na cena final o taxista fala que não importa o quê ela fizesse não ia conseguir trazer o garoto de volta. Dando a entender que conhecia bem a Jess.

O Exorcista:
Quem nunca ficou confuso em algumas partes do crássico O Exorcista? Eu pergunto qual a relação da escavação na Africa no começo do filme  com a possessão da menina na América? Alguém sabe explicar?
Pois bem, uma coisa que tá clara, mas que quase ninguém notou (nem eu) é que o demônio que possuiu a menina segue um objeto amaldiçoado. Logo no começo o Padre Merrin está em uma escavação encontra um medalhão parecido com uma moeda, o mesmo que é mostrado no prequel em que a personagem Sarah ganha de um cara que achou o objeto na escavação de uma igreja, que também era o altar do demônio. Ela chega a usar o objeto no pescoço e pouco tempo depois é possuída pelo mesmo demônio que possui a menina do primeiro filme. Em uma das cenas do filme original o personagem Damien sonha com o cordão e o rosto do demônio. Só no final é mostrado que Reagan tinha achado o cordão. Como o cordão foi parar na América é que é o mistério.

Atividade Paranormal:
Qual era o motivo por trás da assombração de Atividade Paranormal? O terceiro filme mostrou que a assombração tinha começado por causa da avó das duas irmãs Kate e Kristi que foram assombradas nos dois primeiros filmes. A cronologia da serie é bagunçada, a história é contada de trás pra frente, sendo que o 2 e 3 são prequels do primeiro. A avó da Kate e da Kristi tinha feito um pacto com o demônio em troca de riqueza. Em troca ela ofereceu o o primeiro bebê que nascesse homem da família. Até ai não é teoria, já que muito disso é mostrado com pontas soltas no segundo e no terceiro. A dúvida é por qual motivo o demônio queria uma criança? Se notar o lance de culto, pacto em volta da criança aponta que o menino seria o anticristo ou o filho do demônio no estilo O Bebê de Rosemary ou A Profecia ou o menino pode ser um receptáculo do capeta, onde o tinhoso pode usar o corpo do menino pra andar pela terra.

Halloween:

Michael Myers é um dos personagens mais enigmáticos já criados. Esqueça as versões do Zombie, onde o personagem era apenas um pivete revoltado e cresce como um gigante assassino. Na versão do Carpenter Michael é o puro mal como afirma Dr. Loomis. Qual a motivação dele? Por quê ele mata somente no dia das bruxas? Ninguém sabe. John Carpenter criou vários
enigmas. Em Halloween II tem uma cena onde o Dr. Loomis encontra o nome: Sanhain escrito com sangue na parede. Na cultura celta Sanhain era o senhor dos mortos que trazia a alma dos que morreram para possuir corpos na noite de Halloween. Qual a relação que isso tem com o assassino? Sei não, mas parece que esse lance sugere que Myers era alguém possuído por um espirito, é algo que ficou subentendido. Na cena final de Halloween IV depois de ser fuzilado e morto pela policia. Jamie sobrinha de Myers é possuida e mata a madastra a sangue frio.




[Rec]:
Algo que eu sempre suspeitei quando eu assistia [Rec] era que os moradores do prédio estavam possuidos. Algo que todo mundo criticou no segundo, falando que o lance de possessão era algo inventado e que não tinha relação com o primeiro filme, mas na real o primeiro já dava indícios de ser um caso de possessão em massa. A parte final deixa muita coisa em aberto, em uma das cenas mostra que o padre morador do pédio havia estudado os sintomas fisicos da possessão demôniaca de uma menina portuguesa que havia sido possuida a anos atrás. Outro dia achei um video no Youtube de uma cena deletada onde havia um corredor cheio de crianças mortas. O padre (felá da puta) havia testado o vírus em crianças que pelo visto ficaram possuídas. Como o virús se espalhou pelo prédio é o grande "?" da questão.


Premonição:
Em premonição Tony Todd interpreta um legista misterioso que sabe tudo sobre os planos da morte e sempre avisa os sobreviventes sobre as mortes que estão por vir. Qual a relação do legista com a morte? A minha teoria é que o próprio é a morte encarnada, pois como ele mesmo disse "para morte não existe escapatória."ele não conseguiria ser um sobrevivente da morte, já que pra mesma não tem escapatória e se ele fosse uma vitima e conseguiu triblar a morte, ele ajudaria os personagens do filme. O personagem tem falas do tipo: "Vejo você em breve", A morte não quer ser enganada", que dão indicios de que o personagem é morte.