Crítica: O Homem das Sombras (2012) - Sessão do Medo

12 de agosto de 2012

Crítica: O Homem das Sombras (2012)



Um dos filmes mais aguardados para esse ano foi The Tall Man, a primeira produção americana dirigida pelo francês Pascal Laugier, responsável pelo excelente Martyrs (2008), que além de comandar a direção também assina o roteiro. Além do diretor o elenco também conta com duas atrizes conhecidas no gênero Jessica Biel do remake do Massacre da Serra Elétrica (2003) e Jodelle Ferland de Terror em Silent Hill (2006) e Caso 39 (2009).

O enredo conta a história de Julia, uma enfermeira a quem o pessoal de uma pequena cidade recorre quando tem problemas. A cidade de Cold Rock tem uma onda misteriosa de desaparecimentos de crianças atribuídas aquele que a cidade chama de "Homem Alto", algo que alguns vem como apenas uma lenda e outras veem como o motivo dos desaparecimentos. Julia não acredita e acha que tudo não passa de uma lenda, até que uma noite o filho é sequestrado pelo "Homem Alto"...

É até difícil falar desse filme sem lançar spoilers, posso dizer que The Tall Man é uma boa surpresa e um filme que vai surpreender. O roteiro foge dos clichês e suprieende pela criatividade, o filme começa de forma bem simples, mas lá pela metade se torna imprevisível. O enredo toma rumos que ninguém espera e surprieende pela mudança brusca nos rumos na história, que se torna mais complexa e menos simples que a proposta inicial. Não vou entrar em detalhes pra não estragar as surpresas de quem ainda não assistiu.


Esse filme segue aquela linha de filme onde nada é o que parece e o diretor faz bom uso disso pra surpreender o público com reviravoltas muito criativas para filmes do gênero. O ritmo do filme é bacana, não se arrasta como a maioria dos filmes e não se limita a ser apenas um filme de perseguição ou algo assim.

O roteiro tem sacadas criativas, mas não é perfeito, tem muita coisa que não teve um desenvolvimento digno. Ao chegar no final o você nota que a primeira parte deveria ter sido mais bem trabalhada, mostrando melhor os moradores da cidade e a relação das famílias das crianças que foram sequestradas. 

Sei que vai ter gente que vai se decepcionar com o filme pela falta de violência e pela mudança brusca de clima e rumos da história, mas também vai se surpreender pela criatividade. 

Jessica Biel tá excelente no filme, não tem como não lembrar dela em O Massacre da Serra Elétrica, além dela o elenco conta também com Jodelle Ferland, conhecida por interpretar crianças sinistras em filmes de terror e Alona Tal a Ellen da série Supernatural.


Vale destacar que The Tall Man não é apenas um simples filme de terror, ele foi vendido como um filme de terror, mas é muito mais que isso. Não vou falar que o filme é excelente e que deve ser visto, porque eu sei que tem alguns vão ficar decepcionados. Assista por conta própria e tire suas conclusões.

Postado por: Marcelo