Em outubro de 2013 um filme fora lançado direto para Home vídeo. Filme esse que segundo o seu diretor e roteirista, traria a essência da sua trilogia original de volta, essência essa que fora perdida nas partes 4 e 5 dessa franquia.
Segundo Don Mancini, A Maldição de Chucky iria trazer o terror de volta e iria deixar de lado a comédia que era a principal atração de A Noiva e o Filho de Chucky.

O filme começa com um carteiro tocando a campainha de uma mansão, rapidamente somos apresentadas a Sarah e a sua filha paraplégica, Nica. O diretor , roteirista e criador da franquia, Don Mancini, teve todo um cuidado em desenvolver seus personagens, isso foi muito bom, pois nós conseguimos ter empatia por alguns e raiva de outros, o roteiro não da espaço para personagens desnecessários. O melhor de tudo é que ele faz com que as situações pareçam o mais naturais possíveis.

![]() |
Mudança dos Good Guys nos três primeiros "Brinquedo Assassinos" e em A Maldição de Chucky |
Voltando ao filme, Sarah achando que era uma brincadeira de alguém, joga o boneco no lixo. Na noite daquele mesmo dia, Nica acorda após ouvir um grito de sua mãe, ela vai ver o que aconteceu. É aí que ela se depara com a mãe morta no meio da enorme sala. Enquanto Nica desesperada liga para a policia. Nós vemos os créditos iniciais numa cena bem legal de ver. Chucky estava sentado numa cadeira, com a sua face sorridente, enquanto a câmera da uma volta de 360 graus em torno do boneco. Eu particularmente achei interessante pela contradição, o boneco que mais cedo havia sido jogado no lixo, agora estava na cadeira sorrindo enquanto Nica desesperada falava com a ambulância. Só nessa pequena introdução podemos ver que o filme realmente estava seguindo um tom mais sombrio e sério que as partes 4 e 5. Eu não poderia deixar de mencionar a trilha sonora que é muito boa... Assim como em todos os filmes da saga, A Maldição de Chucky trouxe uma trilha original que seria ouvida várias vezes no decorrer do filme.
Logo após a introdução, nós somos apresentados a família de Nica que veio para o velório acompanhados do Padre Frank que segundo a sua irmã, Barb, é para rezar para que a alma de Sarah seja perdoada (todos acham que ela se suicidou). A família de Nica é composta por:
- A sua irmã controladora, Barb.
- O marido de Barb, Ian.
- A filha de Barb e Ian, a pequena Alice.
- A babá de Alice, Jill.
![]() |
Padre Frank e a família de Nica |
Alice rapidamente se torna a nova 'amiga' de Chucky. Em determinado momento da película, enquanto Alice e Nica fazem o jantar, Chucky arranja um momento para colocar veneno num dos seis pratos. Essa sem duvida carrega a parte mais cheia de tensão no filme. Quem está comendo a comida com veneno?... Em vários momentos o roteiro faz pegadinhas fazendo com que você suspeite da pessoa errada. Embora estivesse na cara quem estava comendo o veneno (principalmente por causa do trailer), a cena não deixa de ser tensa, até porque o publico fica querendo saber o que vai acontecer com a pessoa que está comendo o veneno.


Outro ponto a ser notado é que a história não gira em torno do boneco, a história gira em torno de Nica em fugir do boneco, Chucky perde o status de protagonista que ele tinha nos filmes anteriores (exceto o primeiro) e ganha o status de antagonista. A prova disso é que nesse filme nós não vemos o Chucky falando sozinho ou se mexendo num lugar onde ninguém o vê, além disso, esse é o segundo filme em que o boneco menos aparece como um assassino. Isso contribuiu para que o filme ganhasse um tom mais de terror.
Nica, achando aquele boneco estranho, resolve ligar para o correio para saber de onde viera a encomenda. Tarde da noite, todos vão dormir, Nica resolve investigar sobre Chucky na internet. Aí temos uma grande ligação com a história original. Uma notícia de jornal mostra que Andy Barclay afirmava que boneco era possuído pela alma de Charles Lee Ray. Enquanto isso, Chucky se prepara para fazer outra vítima, Jill. Nica, ao ver a foto do assassino, nota que o homem é o mesmo que está num vídeo caseiro de quando ela ainda ia nascer.
A partir desse momento, Nica começa a suspeitar que aquele boneco é sinônimo de 'problema'. Ao mesmo tempo, Barb se sente traída pelo fato de achar que Nica ajudou Ian a esconder uma câmera no boneco para pega-la no flagra (não vou dizer o que Barb faz para evitar spoilers, mas), então ela pega o boneco e sobe para o porão em busca de Alice que aparentemente sumiu, é aí que um segredo é revelado e finalmente a verdadeira imagem daquele boneco vem a tona. Logo após isso, a briga entre a paraplégica Nica e o boneco começa. Aqui temos a unica cena da qual foi usada efeitos especiais, embora a cena do Chucky descendo as escadas do porão seja visivelmente feita por CGI, ela é discreta e bem divertida, talvez fazer a cena com os efeitos especiais fosse mais barato do que fazer um boneco especialmente para descer as escadas, afinal, o dinheiro era bem limitado, mas isso não é algo que vá fazer detestar o filme.
![]() |
Nicaaaaaaaaaaaaaa |
Nica acorda Ian, ele carrega ela até a garagem e ela diz para ele que ele deve ter cuidado com o Chucky. Mas aí vem aquela questão. Quem vai acreditar na história de um boneco perigoso? É aí que o homem suspeita de que Nica é a assassina. Ele a leva para o quarto e lá ele resolve vê as filmagens da câmera que ele postara no boneco. É aí que Ian percebe que Chucky realmente está vivo... Tarde demais, sempre tarde demais hahaha.

A sua morte é bem feita e bizarra, contudo acredito que poderia ser melhor, tipo. Ian ser atropelado pela cadeira de rodas e dar uma pirueta no ar é meio difícil de acreditar, e ainda tem o fato de Chucky dar uma machadada na face de Ian que nem tenta se defender do boneco.... Não seria melhor e mais brutal se Chucky aparecesse correndo e desse várias machadadas em Ian, e enquanto o homem tentava se defender do boneco com as mãos, Chucky o encheria de golpes mortais?


Agora sim, parei por aí porque se eu contar vou estragar as surpresas do final (até parece que quem não viu o filme, teria chegado até aqui com essa critica, hahaha Mas é bom prevenir), mas com certeza vocês deram um bom sorriso ao ver quem enviava o Chucky pelos correios. E mais, os fãs da franquia sem duvidas ficaram com um sentimento bem nostálgico com a cena pós-créditos, eu só queria que o personagem em questão aparecesse mais no filme.
Bom, como eu disse no começo da critica, esse filme é o que mais exigiria da sua interpretação para ligar os pontos soltos do roteiro. Agora vou explicar porque.
Em vários sites Mancini afirma que A Maldição de Chucky se trata ora uma prequel da parte 3, ora uma sequência de "O Filho de Chucky". A verdade é que o filme funciona para ambos os casos, mas em qualquer dos dois que você escolher ocorrerá furos de roteiro e você não conseguirá encaixá-lo na franquia... Apesar disso, com o lançamento de 'O Culto de Chucky', há uma ideia de que esse filme se passa após os eventos do filho.. Vou dar exemplos para você entender melhor:
- Fatores que fazem desse filme ser uma sequência ocorrida após os eventos de Brinquedo Assassino 3.
- A ausência se cicatrizes no boneco, quando a verdadeira face do Chucky é revelada, percebemos que seu cabelo não foi grampeado e não há algumas cicatrizes vistos em A noiva e em o filho de Chucky.
- A cena pós créditos pode ser o motivo pela qual Chucky está morto e com a cara destruída na introdução de A Noiva de Chucky.
![]() |
Ultima aparição de Chucky em A Maldição e a sua primeira aparição em A Noiva. |
- Chucky em momento algum diz que teve filhos, embora o roteiro não dê espaço para ele comentar a respeito (ainda bem), existe um comentário em cima do sobrenome "Tilly", mas nessa visão, poderia ser uma homenagem a Jennifer Tilly.
- Fatores que fazem desse filme ser uma sequência ocorrida após os eventos de o Filho de Chucky.
- Segundo o que é mencionado no filme, 25 anos se passaram desde que Charles entrou no corpo do boneco, ou seja, 2013 - 25 = 1988 (ano em que o primeiro filme foi lançado). Então a data não bate visto que para ser sequência da parte 3, o filme teria que acontecer entre os anos de 1992 e 1997, pois em 1998 fora lançado A Noiva de Chucky.
- Chucky menciona os sobrenomes Tilly e Kincaid, pode ser uma referência ao Filho de Chucky onde Tiffany consegue transferir a sua alma para o corpo de Jennifer Tilly e passa a assumir a identidade da atriz colocando o sobrenome Tilly em seus filhos, Glen e Glenda. Além disso, ele também menciona o sobrenome Kincaid que é o sobrenome da Jade de 'A Noiva de Chucky', já Kincaid é o sobrenome da família de Jade do filme 'A Noiva de Chucky'... De qualquer forma, não faz sentido o Chucky estar menos deformado nesse filme que em a Noiva. Então haja furos de roteiro e contradições.
É claro que existem outras coisas a serem comparadas, mas aí eu teria que fazer spoilers bem pesados. Então prefiro deixar as coisas por aqui.
E para terminar, eu afirmo que "A Maldição de Chucky" é um filme que cumpre muito bem o que promete. É claro que tem suas falhas e algumas cenas poderiam ser mais elaboradas, todavia a gente precisa levar em consideração que esse foi um filme lançado diretamente para Home Video, ou seja, tinha todos os motivos para ser uma porcaria igual ou pior que O Filho de Chucky. Mas o resultado para mim foi o lançamento de um dos melhores filmes lançados direto para DVD e Blu ray em anos. E sim, acho que o filme devia ter ido para o cinema.
Brad Dourif sugeriu a Don Mancini que sua filha, Fiona Dourif, ficasse com o papel de Nica. O resultado não poderia ser melhor, Fiona está excelente, atua perfeitamente bem e consegue fazer com que as pessoas se importe com ela seja pelo carisma da personagem Nica ou pela sua condição de paraplégica. E com relação a Don Mancini, posso dizer que nesse filme ele foi criativo, esperto e bem original... Mas foi péssimo nos pequenos detalhes e isso confundi os fãs mais detalhistas e ácidos. Entretanto, como já é de costume na franquia do Chucky, isso não vai mudar a diversão que você vai ter ao ver esse filme.
E para você que não gostou desse filme, lembre-se que sempre terá um Filho de Chucky para mostrar que existe algo muito pior do que o que foi mostrado em a Maldição.
Nota: 7,0.


FICHA TÉCNICA

Titulo original: Curse of Chucky.
Titulo brasileiro: A Maldição de Chucky.
Direção: Don Mancini
Roteiro: Don Mancini
Elenco: Fiona Dourif (Nica), Danielle Bisutti (Barb), Chantal Elliott (Sarah), Brad Dourif (Charles Lee Ray/Chucky), Brennan Elliott (Ian), Summer Howell (Alice), Adam Hurtig (Policial Stanton).
Sinopse: Nica está de luto após o terrível suicídio de sua mãe, quando sua dominadora irmã Barb chega com sua família para resolver as pendências da mãe. Enquanto as irmãs discutem sobre o futuro de Nica, a filha de Barb se distrai com um boneco falante de cabelos vermelhos chamado Chucky, que chegou pelo correio misteriosamente. Mas, quando assassinatos brutais começam a aterrorizar a casa, Nica suspeita que o boneco tenha algo a ver com o banho de sangue. O que ela não sabe é que Chucky tem uma meta a cumprir. Ele está determinado a terminar o trabalho que começou há vinte e cinco anos, e desta vez chegará a um final sangrento e chocante.
Por: Michael Kaleel