![]() |
Acho que um dos temas mais difíceis de se abordar em Hollywood é a ufologia. Vocês podem encontrar vários filmes sobre vida alienígena mas são poucos aqueles que conseguem ser bons. Às vezes, o roteiro é fraco e não sabe explorar seu propósito, ou às vezes o filme é cheio de efeitos especiais e mais parece uma história de ação, ou às vezes ele é ruim mesmo. Acho que posso citar alguns aqui para servirem de exemplo. Temos Fogo no Céu, Contatos de 4º Grau, Sinais, Contatos Imediatos de 3º Grau, Os Escolhidos, Skyline, o recente Extraterrestrial e então, o filme em questão: Os Esquecidos.
Apesar de trabalhar com uma premissa bastante interessante, o filme não trabalha a fundo a ideia que passa. E que ideia é essa? Imagine que, de um dia pro outro, você se esquecesse da existência de uma pessoa. É isso que a personagem de Julianne Moore, Telly, passa no filme. Seu filho Sam desapareceu um ano atrás, junto com várias outras crianças. Elas haviam embarcado em um voo quando o avião desapareceu, sem deixar notícias. Isso tudo, um ano atrás.
Tudo muda na vida de Telly quando do nada, coisas de seu filho começam a desaparecer. Sejam de objetos à memórias. Algumas fotos que Sam estava presente agora não estão mais. Um video cassete que Telly guardava foi apagado. E ela acha que isso tudo é um tipo de tentativa de seu marido Jim (Anthony Edwards) fazê-la superar a perda. Sendo que, nem ele se lembra da existência do garoto.
Quando mais pessoas também mostram que não se lembram que Sam existia, Telly se desespera e contata Ash (Dominic West), pai de uma garota que desapareceu no voo também. Só que Ash também não se lembra da existência da própria filha. Após fazer com que o homem recupere suas memórias, os dois começam a investigar a fundo a verdade por trás disso, enquanto a polícia e a Segurança Nacional os perseguem.
![]() |
O maior acerto do filme é a atmosfera de suspense que ele constrói durante seus 90 minutos. A pessoa realmente fica instigada com o filme e tudo. A fotografia ajuda bastante na construção desse clima e lembra bastante a fotografia de O Chamado. Alguns elementos do filme intrigam também os espectadores, o que faz a expectativa aumentar para o...
Final. Não achei satisfatório. Não achei bom. O maior erro do filme é o seu final. Se vocês se decepcionaram com o final de Dark Skies (Os Escolhidos), vão se decepcionar com esse. Até por que, eu gostei do final de DS. Achei bem pessimista e até uma surpresa. O final de Os Esquecidos é brochante. Não explica muito bem o lado dos alienígenas e se for para ser franco, nem mostra eles. Mostra um, mas por favor né?

Acho Os Esquecidos um filme bem mediano. Poderia até ser um grande filme sobre alienígenas, pois sua premissa é bem interessante e se fosse executada de modo certo, seria inteligente. Tudo bem que o filme foca no psicológico da mãe e se formos analisar, digamos que é tudo uma metáfora para verdadeiros desaparecimentos. Mas ao olharmos de um lado geral, chega a ser fraco.
Nota: 6
por Neto Ribeiro