A produtora The Asylum já tem nome em Hollywood e entre os cinéfilos. Se você vê um filme com o selo da produtora, já pode escrever: É ruim. Ela muitas vezes se aproveita de blockbusters pra produzir versões genéricas do mesmo. E copiando na cara mesmo! Muitos chamam esses filmes de mockbusters (mock significa algo como caçoar). Por exemplo, o remake de Piranha (2010) tem o Mega Piranha. Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros tem Abraham Lincoln vs. Zumbis. E não é só filmes de terror. Pompéia ganhou Vulcão: O Apocalipse e a lista continua...
Foi então que a Asylum fez uma parceria com o canal Syfy (outro sinal de bomba) para produzir Sharknado, um trash que mostraria um tornado que chegaria a Los Angeles levando consigo vários tubarões. Surpreendentemente, o filme foi um sucesso em sua primeira exibição, se tornando o mais visto do canal. Pra se ter uma ideia, o filme foi também bem recebido pela crítica e tem 82% de aprovação no site Rotten Tomatoes!
Demorei tanto pra ver esse filme por que não tinha fé nele. E ver uns comentários bons dele só me fez pensar "Mas que porra é essa? Como é que alguém pode achar esse filme bom?". Aí eu assisti e paguei com a língua! Sharknado é tosco, é ruim, é péssimo, é ridículo, é bizarro... já falei que ele é ruim? Mas o caso dele é que, de tão ruim chega a ser bom!
![]() |
Os efeitos são toscos ao extremo. Tem horas que até são mal colocados e mal editados. Por exemplo, a edição utilizou filtros na parte superior da tela para mostrar o céu nublado nas cenas de tempestade. Só que em muitas cenas, quando a câmera voltava aos atores, o mesmo filtro continuava, só que dessa vez, na testa deles. Ou o contorno mal feito dos atores no fundo verde. Ou até em uma hora estar chovendo, outra não, outra o céu tá nublado, na outra está fazendo sol. As atuações também são péssimas. Acho que tirando a Cassie Scerbo, o resto é completamente dispensável! Até a Tara Reid, numa de suas piores atuações. E no segundo filme, é pior ainda!
Sharknado é um filme bom pelas razões erradas. Não é um filme deve ver sobre pretensões, esperando um ótimo filme de tubarões como Bait. É completamente o contrário. Você deve vê-lo sem expectativas, pois assim garanto que você se divertirá. Tem umas cenas bem toscas que lembram bastante aqueles filmes trash setentistas. Tem direito até a um cara ser engolido vivo com uma motosserra por um tubarão e sair rasgando o bicho de dentro pra fora. Sendo que, coincidentemente, foi o mesmo tubarão que havia engolido outra personagem, que é salva pelo cara ao sair de dentro do animal! Pra mim, é um dos melhores piores filmes que já vi!
Nota: 7
por Neto Ribeiro