Crítica: American Horror Story - Hotel | 5ª Temporada (2015) - Sessão do Medo

14 de janeiro de 2016

Crítica: American Horror Story - Hotel | 5ª Temporada (2015)


A temporada mais sem futuro, sem sentido e sem qualidade até agora. Criando muito controvérsia durante a exibição - por conta das inúmeras cenas de sexo sem um pingo de importância pra narrativa -, Hotel foi a primeira temporada sem a estrela da série, Jessica Lange, que decidiu se afastar. No seu lugar, foi colocada a cantora Lady Gaga (que não atua muito) como a estrela da temporada, que se passa num hotel misterioso em Los Angeles.

Veja as críticas das outras temporadas:
Crítica: 1ª Temporada (2011)
Crítica: Asylum (2012)
Crítica: Coven (2013)
Crítica: Freak Show (2014)
Crítica: Roanoke (2016)

A história começa quando o Detetive John Lowe (Wes Bentley) começa a investigar estranhos assassinatos cometidos por alguém que eles chamam de "O Assassino dos Dez Mandamentos", já que cada uma de suas vítimas é morta com base nos mandamentos. Pistas levam o Detetive para o Hotel Cortez, onde resolve se hospedar para que possa investigar mais a fundo.

Construído nos anos 30, o primeiro dono do Hotel Cortez foi James March (Evan Peters), um psicopata que projetou todo o edifício para ser uma máquina de tortura: quartos sem porta, corredores sem fim, passagens secretas, tudo para satisfazer sua sede de assassinatos. O hotel em si é gigantesco, cheio de quartos e corredores, mas sempre parece estar vazio, com poucos hóspedes. A dona do prédio é a Condessa Elizabeth (interpretada por Lady Gaga), uma mulher estranha e misteriosa que tem quase 100 anos de vida. O por quê? Ela é uma vampira. Sempre junto com ela está Donovan (Matt Bomer), também vampiro cuja mãe Iris (Kathy Bates) trabalha no Hotel após a Condessa ter salvo ele das drogas. Sem nenhuma razão aparente, a Condessa gosta de sequestrar crianças, transformá-las em vampiros e criá-las no Hotel. Uma delas é o filho desaparecido há 5 anos do Detetive. Aos poucos essas histórias vão se cruzando, enquanto outros personagens vão entrando e criando outros dilemas.


Acho que facilmente essa temporada poderia ser nomeada American Porn Story: Hotel. Por que após uma estréia boa (episódios de estréia é o que o Ryan Murphy sabe fazer de melhor), toda a história da série foi jogada água abaixo e tudo que os episódios se importavam em mostrar eram Lady Gaga dando para alguém. Cenas aleatórias, música de suspense, vem susto chegando? Ah, não, é só a Lady Gaga pelada de novo.

Enquanto os episódios passavam, dava para ver que estavam tentando de tudo para tentar deixar o show mais interessante, como por exemplo, conectar a temporada com a primeira, Murder House. A iniciativa começada na terceira temporada de conectar todas as histórias é posta em prática novamente, já que o Hotel funciona no mesmo esquema da casa da primeira temporada, quem morre nele, fica preso nele como um fantasma. Houve outra conexão com Coven, mas foi ridícula, apelativa e só serviu para matar uma das poucas personagens que eu gostava de lá. Ah, e ainda deixar pontas soltas.

Como falei, essas tentativas de fazer a temporada parecer interessante resultou em algumas coisas interessantes como no episódio de Halloween, onde acontece A Noite do Diabo, um evento anual no hotel onde grandes assassinos mortos do EUA vão para um jantar com James March. Vemos personalidades como James Wayne Gacy (John Carroll Lynch), Aileen Wuornos (Lily Rabe), Jeffrey Dahmer (Seth Gabel) - e até mesmo o Zodíaco, que aparece na versão clássica e mascarada claro.


Em outros termos, podemos associar Hotel à grandes blockbusters - pra ser mais exato, aos filmes de Michael Bay. Um show técnico-visual, que pode encher os olhos de alguns, com uma boa fotografia e direção de arte. Mas tudo isso não esconde a falta de história gritante do roteiro. Uma grande pena: mais um tema bom desperdiçado na série, se tornando a pior temporada.

Ps: Alguém pode me dizer o que a Lady Gaga fez pra ganhar um Globo de Ouro pela ""atuação"" dela em Hotel?
por Neto Ribeiro

Criada por: Ryan Murphy
Canal: FX
Episódios: 12
Elenco: Lady Gaga, Kathy Bates, Wes Bentley, Evan Peters, Denis O'Hare, Matt Bomer, Angela Bassett, Chloe Sevigny

Description: Rating: 1 out of 5