[Lista] Filmes de terror com Crianças do Mal - Sessão do Medo

12 de outubro de 2016

[Lista] Filmes de terror com Crianças do Mal

Lista publicada em 12/10/2012 e atualizada em 12/10/2016.

Aproveitando a data de dia das crianças, nada melhor que lembrar dos filmes de terror com crianças do mal. Desde O Exorcista, o cinema apostou muito em figura de crianças demoníacas em filmes de terror, se parar pra pensar não dá nem pra contar quantos filmes de terror focam no tema criança diabólica, alguns desses filmes viraram clássicos, cults ou simplesmente foram lembrados. Vamos relembrar alguns:

A Aldeia dos Amaldiçoados (1960)

Um dos primeiros a apresentar a molecada como vilões foi filme A Aldeia dos Amaldiçoados de 1960. Apresentando também a ideia das crianças serem o resultado de uma invasão alienígena que aconteceu em uma cidadezinha do interior da Inglaterra, onde os moradores tiveram um súbito e misterioso blackout, onde todos eles desmaiaram ao mesmo tempo e tempo depois todas as mulheres da cidade tiveram uma gravidez misteriosa. As crianças nascem com cabelos brancos, só andam em bando e quase nunca falam. Todos eles tem poderes e matam e controlam os adultos. O filme ganhou um remake chamado de A Cidade dos Amaldiçoados em 1995 onde a história se passa nos Estados Unidos.

A Profecia (1976)

Um dos maiores clássicos do terror não podia ficar de fora. No enredo um embaixador decide adotar uma criança em segredo depois de descobrir que o filho nasceu morto, sem que a mulher saiba ele substitui o filho adotado por o filho de sangue, sem saber que tudo foi planejado por uma seita que luta pela ascensão do anticristo na terra. O menino cresce e muita coisa ruim acontece, pessoas morrem de forma misteriosa e presságios anunciam que muita coisa ruim virá por conta do Anticristo.

Colheita Maldita (1984)

Outro filme muito lembrado quando se trata de crianças do mal é esse pequeno clássico que adapta um curto do do escritor Stephen King. No enredo um pastor mirim (Isaac) consegue convencer todas as crianças da cidade a matarem os adultos como sacrifico a uma entidade chamada de "Aquele que anda por trás da plantação". O filme rendeu 7 continuações e um remake para televisão.

O Exorcista (1973)

No topo dos filmes mais lembrados sempre estará o clássico O Exorcista que mostra a história de uma garota de 12 anos que depois de apresentar um comportamento estranho é examinada e mostra sintomas de possessão, já que nenhum médico pode ajudar a Mãe da garota recorre a um velho exorcista pra tentar tirar o tinhoso do corpo da garota. Uma das figuras mais lembradas do terror é a menina possuída do filme. Além do filme ter se tornado um dos maiores clássicos, deu um pontapé nas produções de crianças demoníacas de filmes de terror.

Caso 39 (2010)

Terror vendido como suspense mostra a história de uma assistente social que pega um caso de uma menina que supostamente era mal tratada pelos pais, Depois de salvar a menina de ser queimada viva pelos pais, a moça decide adotar a menina, só pra mais tarde descobrir que os pais tinham um motivo pra matar a menina. Uma boa pedida pra quem curte filme de crianças demoníacas.

O Chamado (2002)

Uma jornalista investiga uma matéria sobre uma misteriosa fita VHS amaldiçoada que a pessoa morre uma semana depois de assistir. Depois que a sobrinha da repórter morre misteriosamente, junto com um grupo de jovens na mesma hora ela decide investigar a fundo o caso. Na investigação acaba assistindo o vídeo maldito, tendo apenas 7 dias para solucionar o caso. Fez sucesso e ganhou continuação. A personagem Samara virou figura carimbada dos filmes de terror.

Terror em Silent Hill (2006)

Baseado no famoso jogo Silent Hill, o filme conta a historia de Sharon que é adotado por uma família da cidade grande e a noite tem pesadelos sobre a cidade natal chamada Silent Hill, lugar que a anos está desabitado, depois de um grande incêndio. Rose, mãe adotiva de Sharon decide levar a filha até Silent Hill pra tentar resolver o problema da filha. As duas sofrem um acidente ao chegarem na cidade e Sharon desaparece em seguida. Rose entra em pânico e anda pela cidade em busca da filha e descobre que a cidade é o inferno na terra. O destaque aqui é a personagem Alessa e o ceifeiro interpretados pela atriz Jodelle Ferland, que interpreta 3 personagens no filme.

Mikey (1992)

Pouco conhecido e sem muito destaque esse filme chamado Mikey que passava muito no Cine Sinistro da Band, foi feito pra pegar uma carona no sucesso de O Anjo Malvado, mas consegue se sair melhor em alguns aspectos. A história mostra Mikey, psicopata mirim que pela de família em família matando e fazendo parecer acidentes. O personagem e o filme parecem uma versão de terror de O Pestinha. Não está entre os melhores, já que o filme é fraco e pouco violento, mas merece ser visto pela nostalgia das exibições no Cine Sinistro.

Cemitério Maldito (1989)

Adaptação do conto de Stephen King conta a história de uma família que se muda para uma casa habitada perto de uma estrada movimentada onde caminhões passam em alta velocidade. Depois que o gato da família é atropelado o pai da família decide enterrar o gato em um antigo cemitério indígena perto da casa. No dia seguinte o gato volta como se nada tivesse acontecido. Alguns dias se passam e o mesmo acontece com Cage, filho mais novo da família que é atropelado na mesma rodovia. Desesperado o Pai dele leva o corpo até o cemitério, sem saber as consequências de trazer os mortos de volta a vida.

Mais um clássico do terror. O destaque vai pro personagem Cage Creed, um dos muleques mais sinistros da história dos filmes de terror. O ator Miko Hughes tinha apenas 2 anos quando interpretou o personagem, mas entrega uma atuação acima de qualquer uma que algum adulto poderia interpretar.

O Grito (2004)

O Grito conta a história de uma maldição em uma casa, onde um cara mata a sangue frio a esposa e o filho. Quem entra na casa é amaldiçoado e assombrado até a morte pelos fantasmas que moram ali. A figura dessa vez é o Toshio, um moleque que mia como um gato e é mais branco que o Michael Jackson. A versão americana teve mais duas continuações.

The Children (2008)

Produção britânica pouco conhecida, The Children mostra a história de uma família problemática que se reúne para passar os feriados natalinos juntos em uma casa isolada de um deles. O problema começa quando uma das crianças fica doente e logo se torna psicótica. A aparente doença se espalha apenas entre as crianças, deixando os adultos à mercê dos pequenos assassinos.

A Orfã (2009)

Ninguém esperava que esse filme despretensioso virasse um clássico instantâneo dos últimos anos. A Orfã, dirigido por Jaume Collet-Sierra (A Casa de Cera, Águas Rasas) é um suspense onde um casal resolve adotar uma criança após a mulher perder uma num aborto acidental. Eles escolhem a simpática Esther, uma garota de 9 anos que a princípio parece ser disciplinada e educada, mas começa a demonstrar instintos assassinos na família.  

Aniversário Sangrento (1981)

Esse slasher dos anos 80 segue três crianças que nasceram durante um eclipse solar. 10 anos depois, os três iniciam uma onda de assassinatos na cidade, deixando dois irmãos com o cargo de pará-los antes que se tornem as próximas vítimas.


Boa Noite, Mamãe (2014)

Filme austríaco que ganhou repercussão no ano de lançamento, mostra dois irmãos que moram numa casa isolada. Sua mãe retorna após um tempo no hospital, onde havia feito uma cirurgia plástica. Porém, os dois começam a desconfiar que essa mulher não é mãe deles. O rosto dela vive enfaixado, o que aumenta o mistério. Apesar de ter "chupado" a história de A Inocente Face do Terror (1972), Goodnight Mommy é um suspense incrível com uma reviravolta inesperada por muitos.

Sem Saída (2008)

Outro filme britânico excelente é o Eden Lake, lançado por aqui com o nome Sem Saída. Estrelado por Kelly Reilly e Michael Fassbender antes de estourar nos EUA, a história mostra um casal que vai passar um final de semana num lago, onde ele pretende pedi-la em casamento. Uma confusão com adolescentes locais transformam a experiência num pesadelo, quando os mesmos os perseguem atrás de vingança.