Incontáveis roteiros foram escritos para o filme, todos com premissas diferentes e até interessantes, porém todas rejeitadas pelos pomposos produtores da Twentieth Fox. Alguns roteiros traziam Ripley numa nave feita de madeira e populada por monges (que no final fariam um exorcismo para tirar o alien de Ripley!!!), outros traziam a história situada na Terra, em Nova York pra ser mais preciso, ou então o trio de sobreviventes do segundo filme levados à um planeta shopping center em construção.
Até hoje, Fincher, com uma carreira consolidada por filmes maravilhosos como Se7en (1995), Clube da Luta (1999), O Curioso Caso de Benjamin Button (2008) e Garota Exemplar (2014), se recusa em reconhecer este filme. Tanto que, em 99 quando foi dirigir Clube, também da Fox, se relutou por ter tido uma péssima experiência com produtora do século 20. E não é só ele que diz isso, mas muita gente que estava envolvida na produção.
O que resultou foi uma verdadeira colcha de retalhos em forma de filme. Concebido como o capítulo final da franquia, Alien 3 é criticado por vários fãs, apesar de eu não considerá-lo um desastre. Aliás, Ressurreição (1996), a quarta parte da franquia, consegue ser bem pior do que vemos aqui.
Bom, no fim de Aliens: O Resgate (1986), Ripley (Sigourney Weaver) conseguiu escapar junto com o Cabo Hicks (Michael Biehn) e a garotinha Newt (Carrie Henn) numa nave. Após entrarem em sono criogênico, eles sofrem um ataque silencioso de ovos alienígenas que haviam na nave. Com a queda da cápsula em Fiorina Fury 161, um planeta metalúrgico que serve como prisão de segurança máxima, apenas Ripley sobrevive.
Quando retoma a consciência e percebe que houve algo de estranho no acidente da nave, Ripley desconfia que um alien possa ser o responsável por isso, apesar de que alguns detalhes apontem que não. Pois bem, os ovos que tinham se chocado na nave fazem uma vítima (na versão do cinema, um cachorro, na versão estendida, um boi), que acaba levando um alien para dentro da prisão.
Esse alien é diferente do visto nos filmes anteriores, é um pouco maior e ao invés de se movimentar com as pernas, esse é quadrúpede e corre que nem um cachorro (até subindo nas paredes, também). Ele então, começa a massacrar o pessoal pela instalação e demora um pouco até todos acreditarem que estão lidando com um ser alienígena extremamente perigoso.
Como isso não ocorreu, temos a Ripley sozinha e abalada por não ter conseguido salvá-los, num planeta isolado cheio de criminosos. Mas isso não faz com que ela se sinta intimidada, pois a sua posição forte continua lá em cima. Na verdade, Ripley talvez seja a melhor coisa do filme e isso não é novidade. Alguns personagens secundários, os prisioneiros, são até simpáticos mas a maioria é facilmente confundido e não são muito memoráveis, apenas carne pros aliens.
Segundo Fincher, sua visão do novo alien seria que ele parecesse mais uma puma, uma besta, ao invés de um humanóide que andasse sobre duas pernas. H.R. Giger, criador do visual do alien original, desenhou vários modelos, que envolviam desde pernas mais longas até uma língua pontuda e afiada ao invés da segunda mandíbula. Em uma das trocentas versões do roteiro escritas, o alien era descrito como um pouco sensual, tendo um protótipo desenhado em que ele tinha lábios acentuados, que lembravam à uma mulher (!).
Por fim, quero fechar a crítica dizendo que não é tão ruim quanto falam. É um filme até competente, se tirar detalhes irritantes que falei acima. Gostei do clima do filme, não parece tão claustrofóbico quanto o primeiro e o segundo, mas tem um clima de guerra, uma fotografia amarelada e "suja", que substitui a fotografia fria e úmida dos anteriores. Aliás, talvez seja o filme mais violento da série, então tem umas cenas bem bacanas e cheias de gore. Só lembrem que Ressurreição (1996) sempre estará aí para ocupar o posto de píor filme da franquia.

Título Original: Alien³
Ano: 1992
Duração: 114 minutos
Direção: David Fincher
Roteiro: Vincent Ward, David Giler, Walter Hill, Larry Ferguson
Elenco: Sigourney Weaver, Lance Henriksen, Charles Dance, Charles S. Dutton, Paul McGann, Brian Glover, Ralph Brown, Danny Webb
Elenco: Sigourney Weaver, Lance Henriksen, Charles Dance, Charles S. Dutton, Paul McGann, Brian Glover, Ralph Brown, Danny Webb