Não é de hoje que a Austrália entrega bons filmes de horror. Dentre alguns que valem a pena conferir são os ótimos Wolf Creek - Viagem ao Inferno (2005), sua sequência Wolf Creek 2 (2013), Morte Súbita (2007), Lake Mungo (2008), The Loved Ones (2009), Triângulo do Medo (2009), The Tunnel (2011) e até o sucesso estrondoso The Babadook (2014), considerado o melhor filme de terror de seu ano. Ou seja, não é uma surpresa que um filme originário do down under seja competente no que faz. O mais recente da lista é Hounds of Love, um thriller sobre sequestro e abuso que vale a pena conferir.
A trama se passa nos anos 80 e se dá início quando a adolescente Vicki (Ashleigh Cummings) é sequestrada pelo casal Evie (Emma Booth) e John (Stephen Curry). Mas filmes desse estilo tem aos montes por aí. O que o diferencia dos outros? Ao contrário da maioria, o foco de Hounds of Love não está na vítima e em todo o sofrimento que ela passa na mão dos dois e sim em Evie, uma mulher dependente do marido por inúmeras razões e que colabora com o sequestro de jovens para que ele possa se aproveitar delas e matá-las em seguida.
Não que a comparação acima seja uma desfeita, já que um dos maiores méritos do filme é a atuação de Emma Booth, muito competente no seu papel e que realmente sabe como conduzir a história de sua personagem, suas revoltas e suas angústias. Os outros dois atores principais também cumprem seus papéis mas, para mim, não se destacam além do convencional.
Para mim, o mais bacana do roteiro foi ele conseguir manter uma ambiguidade entre as personagens Evie e Vicki. É quase impossível você não sentir pena de Evie em pelo menos algum momento do filme e perceber que ela é uma vítima tão quanto a Vicki, embora algumas de suas atitudes gritem o contrário. Creio que o título do filme evidencia um pouco essa relação abusiva do casal, embora ele seja uma referência ao cão, já que "hounds" significa "cão-de-caça" ou algo do tipo.
Talvez o que não tenha me agradado tanto quanto o resto do longa tenha sido o desfecho. Eu esperava algo mais conclusivo, embora ele não seja necessariamente ruim. É uma conclusão bem "bonita" e que vai apelar pro emocional do público. Assim como em outras situações do longa, que foi outra coisa que eu curti. O filme tem várias cenas introspectivas e embora não abuse de violência e sangue, ele tende a usar cenas que mexam com o psicológico do público em situações banais, desde a manipulação absurda de John com a esposa até mesmo a uma cena onde o cara mata um animal, que não é explícita, mas o simples barulho incomoda bastante.
Não poupo palavras para falar que Hounds of Love é um dos melhores filmes do gênero do ano e que com certeza irá figurar nossa lista no fim de 2017. É um filme bem dirigido, com fortes atuações e com um ótimo roteiro que aproveita todas as suas ideias numa trama fácil de se conectar com o público. Só assistam!
Não poupo palavras para falar que Hounds of Love é um dos melhores filmes do gênero do ano e que com certeza irá figurar nossa lista no fim de 2017. É um filme bem dirigido, com fortes atuações e com um ótimo roteiro que aproveita todas as suas ideias numa trama fácil de se conectar com o público. Só assistam!

por Neto Ribeiro
Título Original: Hounds of Love
Ano: 2017
Duração: 108 minutos
Direção: Ben Young
Roteiro: Ben Young
Elenco: Emma Booth, Ashleigh Cummings, Stephen Curry