Quando você acha que já viu de tudo... Aparentemente, estamos passando por um renascimento no gênero do terror. Enquanto ainda há a repetição exaustiva e entendiante de fórmulas, ainda há filmes que trazem algo diferente e sempre é legal quando fazem isso. The Vault, um filme independente e que provavelmente vai empoeirar na prateleira e muita gente nem vai conhecer, é um deles. Embora trabalhe com o sobrenatural e não traga nada de novo nesse ponto, ele traz a história de um banco assombrado. "Mas calma aí, um banco assombrado, Neto?". É isso mesmo. Isso pode parecer meio tosco mas a ideia é bem apresentada no filme.
Não se engane, o filme não é uma obra-prima mas dentro dos padrões do gênero e com base na expectativa zero que eu tinha ao ir conferi-lo, até que foi decente, entenderam? Então, o filme começa como um filme de assalto qualquer, onde duas irmãs, Leah (Francesca Eastwood, filha do Clint) e Vee (Taryn Manning) lideram uma ação para ajudar o irmão Michael (Scott Haze), que está devendo uma grana preta pra as pessoas erradas. Juntos com mais dois capangas, eles iniciam um assalto no banco. No entanto, o cofre principal do estabelecimento não tem a quantia suficiente que eles precisam.
Antes de desistirem, o gerente-assistente (James Franco) revela a existência de um cofre na parte de baixo do banco. O mesmo pertencia ao antigo banco que existia no prédio há algumas décadas e tem bastante dinheiro guardado lá, até mais do que o grupo procura. No entanto, coisas estranhas começam a acontecer no local e eles nem imaginam os segredos que ainda vivem lá.
Essa mistura de ação com horror traz um ar interessante ao filme e funciona bem. Por conta da direção e da trilha, a trama nunca parece monótona e se desenvolve naturalmente. Em outros casos, eu torceria o nariz para essa inclusão do lado sobrenatural no filme mas aqui é feito de forma também interessante e não parece piegas. Os próprios espíritos não são mostrados de um jeito exagerados e aparecem quando é conveniente para a história. A direção das cenas em que se manifestam é boa e quero destacar a cena do "conte os reféns". Ao assistir vocês saberão de qual estou falando.
Particularmente, gostei bastante do elenco. O James Franco está canastrão como sempre mas
Embora não chegue a causar medo, The Vault é um filme divertido e que com certeza irá ser recebido com muitas críticas ruins e até entendo, mas existem filmes em que tudo que você precisa fazer é relaxar e se divertir.
