Minuto do Medo #26: "Ninjas" - Sessão do Medo

6 de abril de 2019

Minuto do Medo #26: "Ninjas"


Ninjas (2010) é um curta que eu já tinha ouvido falar bastante e demorei um bom tempo para assistir - quando finalmente vi, me arrependi, como muitas vezes, de ter procrastinado tanto. Dirigido por Dennison Ramalho (o mesmo do excelente Amor Só de Mãe, que já apareceu por aqui), o filme é um trabalho aterrorizante que, contando com elenco afiado, expõe o lado podre da polícia no Brasil.

A história é inspirada em um conto do jornalista e escritor Marco de Castro. Nela, Flávio Bauraqui (Nise: O Coração da Loucura) interpreta Jailton, um policial militar de São Paulo que mata, por acidente, uma criança inocente durante uma operação. O crime acaba acobertado, mas o protagonista é atormentado por visões do fantasma do garoto morto. As coisas pioram quando ele é coagido por seu superior e seu parceiro a se juntar a um grupo de extermínio e derramar mais sangue. 

Uma curiosidade sobre o filme é que o diretor teve de vender o próprio carro para conseguir pagar os gastos da produção, como ele mesmo revelou em uma entrevista ao site da revista Rolling Stone. "Não dá pra ganhar grana com curta, em lugar nenhum do mundo", declarou ainda. 

É possível dizer que o sacrifício valeu a pena. Premiado em festivais nacionais e internacionais - incluindo aí o prêmio de Melhor Ator para Flávio Bauraqui na competição de curtas do Festival de Gramado -  Ninjas tem dramaticidade, qualidade técnica, cenas impactantes e um desfecho inteligente. Assista: