Minuto do Medo #33: "The Big Shave" - Sessão do Medo

24 de maio de 2019

Minuto do Medo #33: "The Big Shave"


O Minuto do Medo desta semana abre portas para um grande cineasta: Martin Scorsese, diretor de sucessos como Taxi Driver - Motorista de Táxi (1976), Os Bons Companheiros (1990), O Lobo de Wall Street (2013) e muitos outros. Em 1967, quando tinha 25 anos, ele dirigiu o curta The Big Shave (O Grande Barbear, em tradução literal), produção sanguinolenta que mostra um homem (Peter Bernuth) se barbeando, se cortando e sangrando - sangrando muito! 

O filme é uma crítica do cineasta à Guerra do Vietnã, que estava em andamento na época de lançamento do curta. Ao som do clássico do jazz I can't get started, de Bunny Berigan, vemos um homem saudável em um banheiro branco de tão limpo (a ilustração do American way of life, padrão de vida norte-americano). Não demora muito para o sangue tomar conta da tela, em uma representação das mortes no Vietnã, como bem explica este artigo. Ou seja, por trás do sonho americano, a desgraça de outra nação. Uma curiosidade é que a obra recebeu o título alternativo de Viet '67, reforçando ainda mais a intenção de tecer uma crítica. 

The Big Shave continua sendo extremamente incômodo depois de 52 anos do seu lançamento. Não só quem tem o hábito de se barbear vai ficar agonizado ao ver tanto sangue saindo da boca do sujeito, em um curta mais tenso do que muitas das cenas de tortura de Jogos Mortais. As armadilhas de Jigsaw não são nada perto de um aparelho de barbear!

Antes de ver o curta da semana, não deixe de assistir aos outros que já passaram pela coluna. É só clicar aqui