"Noite Escura da Alma": terror filmado em Manaus é lançado no YouTube - Sessão do Medo

5 de junho de 2019

"Noite Escura da Alma": terror filmado em Manaus é lançado no YouTube


O filme de terror Noite Escura da Alma foi lançado direto no canal do seu diretor no YouTube na segunda-feira (03/06). Filmado em Manaus, capital do Amazonas, o enredo gira em torno de Augusto (Breno Castelo, também responsável pela direção e pelo roteiro), um empresário religioso que começa a ser atormentado por visões demoníacas e vê a paranoia, o medo e a violência tomarem conta da sua vida. 

Em entrevista à Rádio Geek, Castelo afirmou que fez o longa como uma forma de tentar impulsionar a sua carreira de ator e escolheu lançá-lo direto no YouTube para que chegasse à maior quantidade possível de pessoas. Noite Escura da Alma foi produzido de maneira independente e levou quatro anos para ficar pronto. Segundo o diretor, os atores são seus amigos e atuaram em troca de ajuda de custo de alimentação e hospedagem em Manaus. 


O Sessão do Medo já assistiu ao filme: carregado de simbolismos religiosos, o longa de estreia de Breno Castelo tem momentos pesados (incluindo uma cena de estupro) que certamente levariam a obra a receber classificação indicativa de 16 anos em caso de lançamento no cinema ou em home video. As atuações, especialmente a do próprio Castelo, são boas e não comprometem o resultado final, ao contrário de muitas produções independentes. Além disso, é interessante ficar em dúvida, juntamente com o protagonista, se o que estamos vendo é delírio ou realidade. 

Noite Escura da Alma tem problemas, claro, mas é uma ótima iniciativa, ainda mais se levarmos em conta que foi feita em um estado sem ampla tradição de cinema no Brasil. Desejamos sucesso a Breno Castelo e que ele siga com novos projetos para se somar à nova geração de cineastas brasileiros de terror.